fbpx
Guia Mundo Moderno

Crítica: Aumenta Que É Rock’n Roll, mostra o auge da Maldita FM

Sou uma pessoa nascida nos anos 80 que fui influenciado musicalmente pelos meus irmãos mais velhos. Cresci escutando muito rock e só lá pra meados dos anos 90 que eu fiquei independente e fui atrás do meu próprio gosto musical. Fui uma cria da Rádio Cidade, mas antes dela existiu a precursora de todo um movimento que mudou a vida dos mais jovens na época. A Rádio Fluminense (ou A Maldita) foi a primeira rádio rock do Brasil e também foi a responsável por lançar todas essas bandas clássicas nacionais que conhecemos até hoje. Um verdadeiro marco e um grande divisor de águas em se falando de rock no Brasil. Uma pena não ter vivido isso, porém sou um fruto desse movimento. Aumenta Que É Rock’n Roll chega para nos mostrar como a história foi feita.

Sinopse

Luis Antônio Mello (Johnny Massaro) é um jornalista que se vê deprimido em seu atual trabalho por não ser exatamente o que quer fazer de sua vida. Com ajuda de seu melhor amigo Samuca (George Sauma), resolve ir em busca de seu sonho e criar um programa de rádio. Contrariando as piores hipóteses, não ganha apenas um programa, como ganha toda a responsabilidade de comandar toda a Rádio Fluminense FM. Em suas mãos, revoluciona a programação com muito rock e subvertendo a época, colocando apenas mulheres como locutoras. Ele não sabia, mas estava começando a fazer história com A Maldita FM.

O início de um sonho

O filme é baseado em fatos reais da vida de Luis Antônio Mello, onde ele escreveu tais relatos no livro A Onda Maldita: Como Nasceu A Fluminense FM. Incrível ver esse filme e olhar para trás e notar como uma rádio conseguiu influenciar tantos jovens e ao mesmo tempo ser responsável por todo um gênero musical de uma época. Foi preciso muita coragem e determinação. Além de disseminar bandas e músicos internacionais que são aclamados até hoje, a rádio também lançou diversos nomes do nosso rock nacional como: Legião Urbana, Paralamas do Sucesso, Barão Vermelho, Blitz, além de outros mais.

Causos

O longa não se prende apenas a história de uma pessoa, no caso, o próprio Luis Antônio, ele vai um pouco além do estilo romanceado normal e acaba mostrando vários causos clássicos que ajudaram a manter a história da rádio viva. Apesar de serem ótimos momentos com uma pegada de comédia, isso trava um pouco a história linear e acaba sendo algo sem propósito no momento. Gostei de conhecê-las, me fez rir, mas narrativamente elas atrapalham o todo.

Rock In Rio

Mesmo que indiretamente A Maldita foi uma das responsáveis pelo sucesso do Rock In Rio em 1985. Serviram de consultores para escolherem as bandas e ainda assim, mesmo que não de forma oficial, foi a Rádio que cobriu o maior evento que houve no Brasil até então. Nada mais justo de que o final seja nesse cenário. A história de amor imposta aqui tem um ar daquelas comédias vespertinas que sempre nos faz bem e que nos deixa com o coração quentinho. Um amor impossível nascido do ódio mútuo pode se transformar em algo maior do que qualquer um pode imaginar.

Conclusão

A história cobre o período de tempo do início de 1982 até meados de 1985. Um breve período de tempo que foi mais do que o suficiente para entrar na história do rock nacional. Período esse que se torna longínquo e cada vez mais nostálgico. Como fã do tema, posso dizer que adorei Aumenta Que É Rock’n Roll e certamente ele também fará feliz todos que viveram essa época, pois certamente terão várias lembranças boas do momento. Uma nostalgia virá a tona com certeza. Apesar de ter sentido alguns problemas oriundos do roteiro, ainda assim divertiu e deu aquela sensação de que viu como a história foi feita.

Aumenta Que É Rock’n Roll estreia nos cinemas em 25 de abril.

Posts Relacionados

Carregando...

Ao usar este site, você concorda com a nossa Politica de Privacidade. OK Saber mais