fbpx
Guia Mundo Moderno
tábua de frios

Confira como preparar uma tábua de frios para receber seus convidados!

Preparar uma tábua de frios é uma excelente oportunidade de surpreender amigos e familiares durante uma ocasião especial, como por exemplo um jantar ou uma social com queijos e vinhos. Com diversas opções de frios, sem dúvidas você proporcionará uma experiência gastronômica satisfatória.

Neste sentido, buscando lhe mostrar as melhores maneiras de preparar uma tábua de frios, confira a seguir várias dicas especiais:

 

Escolha dos ingredientes

Em primeiro lugar, destacamos a importância de escolher quais serão os ingredientes que você servirá em sua tábua de frios. Entre as opções, podemos citar os queijos, embutidos, as frutas, os pães e muitas outras, que agradarão a todos.

 

Queijos

A princípio trazemos aqui um dos queridinhos e mais conhecido ingrediente: o queijo. O ideal é trazer aos seus convidados diversas opções de queijo, como por exemplo o parmesão, gorgonzola, gouda, provolone, camembert, entre outros.

 

Divulgação/ Receita Delícia no Pinterest

 

Pães

Além disso, uma boa ideia é servir pães como uma forma de equilibrar o paladar. Entre os tipos de pães que podem ser servidos aos seus convidados estão pão francês, integral e de forma. Ainda assim, as famosas torradinhas também podem ser adicionadas.

 

tábua de frios
Divulgação/ House of Nash Eats no Pinterest

 

Frutas

Em sua tábua de frios, você também pode colocar vários tipos de frutas, que adicionam frescor e um sanor mais doce. Algumas frutas que podem estar nesta lista são uvas, morangos, peras, maçãs, figos, damascos, entre outras.

 

Divulgação/ ¡HOLA! no Pinterest

 

Embutidos

Ainda assim, sua tábua de frios ficará perfeita com a adição de alguns embutidos maravilhosos. Entre as opções, estão alguns, como por exemplo os salames, presunto, peito de peru, linguiça, entre outros, com seus sabores irresistíveis.

 

tábua de frios
Divulgação/ Casa e Jardim no Pinterest

 

Patês

Uma excelente sugestão para tornar a experiência de saborear pães ainda mais agradável é oferecer uma variedade de patês, que podem realçar o sabor e a textura dos pães, tornando-os mais saborosos e irresistíveis. Alguns tipos de patê bem gostosos são os feitos de presunto, cebola, azeitona, ricota e atum.

 

tábua de frios
Divulgação/ Cozinhando para 2 ou 1 no Pinterest

 

Geleias

Assim como o anterior, este é outro tipo de ingrediente para passar nos pães, entretanto, desta vez trazemos as opções doces, que são as geleias. Alguns exemplos são aquelas de frutas vermelhas damasco. Além disso, você pode optar pelo mel.

 

Divulgação/ Sabor na Mesa no Pinterest

 

Azeitonas

Outro petisco que agrada a maioria dos paladares são as azeitonas. Existem opções verdes ou pretas. O ideal é escolher aquelas sem caroço, afinal será um desconforto a menos para seus convidados que não vão se incomodar com os caroços.

 

tábua de frios
Divulgação/ maju no Pinterest

 

 

Corte dos ingredientes

Além disso, outro detalhe a ter atenção é servir aos seus convidados ingredientes já cortados, em que a pessoa se preocupará apenas em comer. Alguns ingredientes não precisam ser cortados, como por exemplo algumas frutas, mas é importante facilitar a vida de seus familiares e amigos.

 

Queijos

Em primeiro lugar é importante saber qual o tipo de queijo que você vai cortar, afinal existem diversas técnicas diferentes de corte. Confira abaixo alguns tipos:

  • Queijos semiduros ou duros na lateral: coloque o queijo de lado, com a casca deitada e o corte.
  • Queijos mais farelentos: cortar na diagonal.
  • Queijos mais moles: cortar na diagonal e em pedaços mais grossos.

 

tábua de frios
Divulgação/ Sabor na Mesa no Pinterest

 

Pães

Por serem mais encorpados e densos, os pães são significativamente mais fáceis de cortar, o que facilita o preparo e o serviço durante refeições ou eventos. O pão francês, por exemplo, pode ser cortado em fatias. Já os pães de forma podem ser divididos ao meio, cortados em diagonal, fica bem legal esteticamente.

 

Divulgação/ Cozinha Legal no Pinterest

 

Frutas

Em seguida, é importante destacar que existem certas frutas que não precisam ser cortadas e podem ser servidas inteiras, proporcionando praticidade e elegância à apresentação. Um exemplo clássico são as uvas, que são perfeitas para serem servidas inteiras. As demais, devem ser cortadas em tamanhos pequenos e colocadas na tábua de frios.

 

tábua de frios
Divulgação/ Rachel | Home and Life no Pinterest

 

Embutidos

Para os embutidos, você pode cortá-los da seguinte maneira, garantindo uma apresentação atraente e facilitando a degustação:

  • Presunto e Salame: Estes embutidos são melhor apreciados quando cortados em fatias bem finas. O presunto e o salame, quando fatiados finamente, permitem que os sabores se destacem de forma mais delicada e sofisticada. Fatias finas também são ideais para serem dobradas ou enroladas, criando uma apresentação visualmente interessante e fácil de pegar.
  • Linguiça: Para a linguiça, o corte em rodelas é uma opção clássica, mas ao cortar as rodelas de maneira diagonal, você adiciona um toque de elegância à apresentação. O corte diagonal não só aumenta a área de superfície de cada rodela, permitindo que mais sabor seja exposto, como também cria uma aparência mais sofisticada e atraente.

 

Divulgação/Néctar Web no Pinterest

 

 

Apresentação da tábua de frios

Por fim, agora que você já tem tudo para a sua tábua, vamos ver qual a melhor maneira de dispor esta variedade de petiscos. A princípio, deve-se escolher o tipo de tábua que você irá utilizar. Existem diversas opções de tamanho e nos formatos redondo e quadrado.

Em seguida, é importante dividir os queijos por tipo e organizá-los de maneira harmoniosa ao redor da tábua. Isto facilita a identificação dos diferentes tipos de queijos e também contribui para uma apresentação visualmente atraente.

Os embutidos, como presunto, salame e linguiça, devem ser colocados de maneira dividida próxima aos queijos. Você pode dispor fatias finas de presunto e salame em pequenos montes ou leques, criando uma apresentação organizada e atraente.

Após organizar os queijos e embutidos, é hora de adicionar os potes com patês, geleias e azeitonas. Coloque os potes em pontos estratégicos ao redor da tábua, garantindo que cada um esteja facilmente acessível e bem dividido no decorrer da tábua.

Adicione as frutas, equilibrando de maneira que elas fiquem bem organizadas ao longo da tábua. As frutas trazem cor, frescor e uma variedade de sabores que complementam perfeitamente com os outros ingredientes que fazem parte desta tábua de frios.

Por fim, adicione os pães e torradas, lembrando sempre de deixá-los expostos de forma harmônica. Os pães podem ser dispostos em pequenas pilhas ou em cestas ao redor da tábua, criando um visual convidativo e que se complementa bem com o restante dos ingredientes.

 

tábua de frios
Divulgação/ Tua Casa no Pinterest

 

O que você achou destas dicas? Deixe seu comentário!

Carregando...

Ao usar este site, você concorda com a nossa Politica de Privacidade. OK Saber mais