As festas de final de ano estão aí e um dos pratos mais clássicos da ocasião é o bacalhau. Este prato típico da culinária portuguesa ganhou espaço no cardápio de muitos brasileiros, especialmente neste momento do ano. Além disso, este é um ingrediente extremamente versátil, podendo ser preparado de diversas maneiras, ou seja, agradando o paladar de todos. Neste sentido, buscando trazer dicas para que você possa fazer pratos criativos e diferentes, confira 5 receitas clássicas de bacalhau.
Bolinho de Bacalhau
A princípio, trazemos aqui uma deliciosa receita de bolinho de bacalhau, um prato que faz parte não só da culinária portuguesa, mas também da brasileira. Sua presença é comum nas festas de final de ano, em momentos marcantes que ficam guardados na nossa mente. Com uma crocância por fora e maciez por dentro, este prato é sinônimo de sabor. Confira o passo a passo:
INGREDIENTES
- 1 colher de sopa de azeite
- Meia colher de sopa de alho picado
- 2 colheres de sopa de cebola bem picadinha
- 2 batatas médias, cozidas, descascadas e amassadas
- 1 ovo batido
- 200 gramas (ou 1 xícara de chá) de bacalhau cozido e desfiado
- 1/4 de xícara de chá (ou 30 gramas) de farinha de rosca
- 1 colher de sopa de azeite (extra)
- Salsinha picada a gosto
- Pimenta-do-reino moída a gosto
- Sal a gosto
MODO DE PREPARO
Em uma panela, aqueça 1 colher de sopa de azeite. Em seguida, adicione meia colher de sopa de alho e 2 colheres de sopa de cebola picadinha. Refogue até que a cebola fique dourada e aromática.
Transfira o refogado para uma tigela. Logo depois, adicione as 2 batatas cozidas e amassadas; 1 ovo batido; 200 gramas de bacalhau desfiado; 1/4 de xícara de chá de farinha de rosca; 1 colher de sopa de azeite; salsinha, pimenta-do-reino e sal a gosto.
Com uma colher ou as mãos, misture todos os ingredientes até que a massa fique uniforme e fácil de modelar.
Pegue pequenas porções da massa e faça bolinhas no formato que preferir.
Em uma panela com óleo quente, frite os bolinhos até ficarem dourados por fora. Esse processo leva, geralmente, de 2 a 3 minutos.
Por fim, retire os bolinhos do óleo e deixe-os escorrer em um prato com papel absorvente. Sirva ainda quente para aproveitar toda a crocância!
Bacalhau à putanesca
Em seguida, outra opção para quem quer fazer receitas com bacalhau é este prato que é uma junção dos sabores de Portugal e Itália: o Bacalhau à Putanesca. Enquanto o bacalhau, típico da culinária portuguesa, traz sua textura macia e sabor inconfundível, o molho à putanesca incorpora a intensidade dos ingredientes italianos, como tomates, alcaparras e azeitonas pretas. Confira o passo a passo:
INGREDIENTES
- 1 kg de lombos de bacalhau dessalgado
- Água até cobrir o bacalhau
- Sal a gosto
- 1 xícara e 4 colheres de sopa de azeite
- 70 gramas de alho cortado em lâminas
- 100 gramas de alcaparras
- 150 gramas de azeitonas pretas cortada ao meio
- 300 gramas de tomate-cereja
- Orégano fresco a gosto
- Salsinha a gosto
MODO DE PREPARO
Em uma panela com água suficiente para cobrir o bacalhau, adicione 2 colheres de sopa de sal. Leve ao fogo e, após levantar fervura, deixe cozinhar por 5 minutos. Em seguida, escorra o bacalhau, retire os espinhos cuidadosamente e reserve.
Aqueça 4 colheres de sopa de azeite em uma frigideira. Quando estiver quente, sele o bacalhau rapidamente para que ele ganhe uma textura firme e dourada. Reserve novamente.
Em outra frigideira, adicione 1 xícara de azeite e aqueça em fogo médio. Assim que o azeite esquentar, doure o alho até liberar seu aroma.
Com o alho já dourado, acrescente as alcaparras e deixe cozinhar por aproximadamente 2 minutos. Logo após, adicione as azeitonas pretas e os tomates-cereja, misturando delicadamente.
Tempere com sal a gosto, um pouco de orégano e finalize com salsinha picada.
Espalhe o molho sobre as postas de bacalhau reservadas, garantindo que fiquem bem cobertas.
Por fim, leve o prato à mesa ainda quente e aproveite o sabor dessa deliciosa combinação!
Bacalhau à Gomes de Sá
O Bacalhau à Gomes de Sá é um clássico da culinária portuguesa que não pode faltar nas festas de final de ano. Com sua combinação irresistível, ele é símbolo de tradição e união familiar. Além de ser saboroso, é uma receita prática, perfeita para grandes celebrações, como o Natal e o Ano Novo. Com certeza seus convidados vão amar este prato saboroso. Confira o passo a passo:
INGREDIENTES
- 4 batatas grandes
- 4 ovos
- 500 gramas de bacalhau (dessalgado)
- 2 cebolas cortada em rodelas
- 2 folhas de louro
- Azeite a gosto
- Sal e pimenta-do-reino a gosto
- 3 dentes de alho picados
- Azeitonas pretas a gosto
MODO DE PREPARO
Cozinhe o bacalhau: Em uma panela, cozinhe o bacalhau em água por cerca de 10 minutos. Depois, retire as espinhas e desfie-o em lascas. Reserve.
Prepare as batatas: Cozinhe as batatas em água com sal até ficarem macias. Após, corte-as em rodelas e reserve.
Refogue os temperos: Em uma frigideira, aqueça o azeite e refogue a cebola até dourar. Adicione o alho e refogue por mais 1 minuto.
Monte o prato: Em uma travessa, intercale camadas de bacalhau, batatas, cebolas e ovos cozidos. Regue com azeite, salpique pimenta-do-reino e leve ao forno por 20 minutos.
Finalize e sirva: Retire do forno, acrescente as azeitonas e sirva quente.
Lasanha de Bacalhau
A Lasanha de Bacalhau é uma receita deliciosa e sofisticada, perfeita para as celebrações de final de ano. Com camadas deliciosas, é uma excelente alternativa para quem busca variar no cardápio das ceias de Natal e Ano Novo. Ou seja, este prato alia o sabor irresistível com a facilidade de preparo, deixando sua festa com um gostinho de quero mais. Confira o passo a passo:
INGREDIENTES
- 1 embalagem de Bacalhau Desfiado Dessalgado
- 1 l de leite
- 2 folhas de louro
- 4 colheres (sopa) de manteiga
- 4 colheres (sopa) de farinha de trigo
- noz-moscada a gosto
- sal a gosto
- 1 xícara (chá) de Cebola Picada Swift
- 1 colher (sopa) de Alho Picado Swift
- 2 colheres (sopa) de azeite
- 1/3 de xícara (chá) de azeitona preta picada
- raspas de limão siciliano a gosto (opcional)
- ¼ de xícara (chá) de cheiro-verde
- 200 g de massa fresca de lasanha
- 200 g de queijo muçarela ralado
- 100 g de queijo parmesão ralado
MODO DE PREPARO
Em uma panela, coloque o bacalhau, 1 litro de leite e a folha de louro. Quando começar a ferver, desligue o fogo e, em seguida, coe o bacalhau. Reserve o leite.
Em uma frigideira, aqueça o azeite e refogue a cebola e o alho até ficarem dourados. Depois, adicione o bacalhau desfiado e misture bem. Em seguida, acrescente as azeitonas, as raspas de limão e o cheiro-verde. Ajuste os temperos, desligue o fogo e reserve.
Derreta a manteiga em uma panela e adicione a farinha de trigo, mexendo até formar um creme liso.
Gradualmente, adicione o leite reservado e cozinhe em fogo médio, mexendo constantemente, até o molho engrossar. Tempere com noz-moscada e sal a gosto.
Em uma assadeira de 20 x 25 cm, coloque uma camada do molho branco no fundo. Em seguida, adicione uma camada de massa, seguida de uma porção de bacalhau, queijo muçarela e, por fim, mais molho branco. Repita o processo até formar 4 camadas, finalizando com molho, muçarela e queijo parmesão por cima.
Por fim, leve ao forno preaquecido a 200 °C, coberto com papel-alumínio, e asse por 15 minutos. Após esse tempo, retire o alumínio e asse por mais 15 minutos ou até gratinar.
Arroz de Bacalhau
Por fim, o arroz de bacalhau é uma das receitas mais tradicionais nas festas de final de ano, sendo especialmente popular em Portugal e no Brasil, onde o bacalhau é um ingrediente essencial nas ceias de Natal e Ano Novo. Além disso, com seu sabor marcante e versatilidade, o prato se torna uma escolha irresistível para celebrar as festividades, agradando a todos à mesa. Confira o passo a passo:
INGREDIENTES
- 1/2 xícara de azeite
- 1 pimentão vermelho pequeno
- 2 cebolas médias
- 2 tomates grandes
- 500 ml de caldo de legumes
- 600 g de bacalhau desfiado
- 3 xícaras de arroz parboilizado cozido
- 1 xícara de salsa fresca
- azeitona e sal a gosto
MODO DE PREPARO
A princípio, refogue no azeite a cebola e o pimentão cortados em cubos, até que fiquem macios.
Em seguida, adicione o tomate picado. Quando o tomate começar a desmanchar, reduza o fogo e acrescente o caldo de legumes. Deixe cozinhar até o caldo reduzir e engrossar.
Quando o caldo ficar espesso, adicione o bacalhau desfiado e o arroz. Feito isso, misture bem os ingredientes.
Para finalizar o prato, adicione a salsa fresca e as azeitonas. Coloque o sal que for necessário e misture bem.
Na hora de servir, regue com azeite e adicione a pimenta-do-reino moída a gosto.
O que você achou destas receitas com bacalhau? Deixe seu comentário!