fbpx
Guia Mundo Moderno

Resenha: Luca, nova animação da Disney

Luca é a mais nova animação da Disney realizada pela Pixar. Já sabemos de cor e salteado que eles são exemplos de excelência. Até o pior filme deles deve ser visto, pois certamente não é tão ruim assim. A princípio esse longa estava marcado para sair nos cinemas. Devido a pandemia, foi adiado por um tempo e tiveram a decisão final de ser lançado apenas no streaming da Disney +, sem direito a um lançamento simultâneo com o cinema. Essa decisão deixou os responsáveis um pouco revoltados, pois eles queriam ver sua obra na telona. Não os julgo, possivelmente eu ia querer o mesmo. De qualquer forma acredito que haverá um retorno para todos.

Sinopse: Em Luca, acompanhamos uma história de amadurecimento sobre um jovem que vive um verão inesquecível repleto de sorvetes, massas e passeios intermináveis de scooter. Luca compartilha essas aventuras com seu novo melhor amigo, mas toda a diversão é ameaçada por um segredo profundamente bem guardado: eles são monstros marinhos de outro mundo, logo abaixo da superfície da água.”

Tecnicamente, não há nada para falar mal dos filmes da Pixar. É sempre tudo muito lindo e perfeito. Com o passar dos anos é até notável o quanto o tipo da animação melhora. As cores são tão vívidas que só faltam saltar fora da tela. Parece um grande quadro em movimento. Reparem na água. Essa é uma das coisas mais difíceis de se fazer, e ela parece perfeita como se tivessem animado as cenas usando água de verdade. Esse não é o foco, mas é preciso enaltecer o trabalho deles.

Sobre a história do filme em si, está longe de ser um clássico como outras obras da empresa. Isso quer dizer que ele é ruim? Não mesmo. Ele só não é tão marcante e impactante quanto alguns outros. O grande mote dele é mostrar que qualquer pessoa, por mais diferente que seja do senso comum, é capaz de realizar qualquer feito. Nesse caso, eles são criaturas marinhas que ao sair do mar viram humanos, mas se forem molhados será mostrado a sua verdadeira face. O ser humano por natureza tem medo do desconhecido e tende a se preconceituoso com o que é diferente dele. É justamente aí que o roteiro quer tocar e ele quer que pensemos sobre isso.

Várias alegorias cabem em cima desse molde. Vai de qualquer um interpretar da forma como quiser e achar melhor. Eu encarei de uma forma apenas que a amizade seja uma das coisas mais importantes que podemos ter em vida. O poder dela é capaz de fazermos coisas que jamais imaginaríamos. Esse é o motivo que me fez soltar algumas lágrimas no final. Toda a jornada rumo ao desconhecido nos faz buscar conhecimento perante nossa ignorância e certamente só nos faz crescer como pessoas.

Possivelmente, Luca não será um dos filmes que você citará ao perguntarem quais são os seus favoritos da Pixar. Apesar disso, ele ainda sim tem seu valor e vai te entreter na medida do possível. Acredito que o público infantil vá aproveitar muito mais que um adulto. O valor da amizade é um ótimo motivo para ser aprendido pelos mais jovens. Com o passar do tempo vão entender que ter uma boa amizade vai fazer eles irem longe à lugares que nunca imaginariam estar.

Luca se encontra no catálogo da Disney +.

Posts Relacionados

Carregando...

Ao usar este site, você concorda com a nossa Politica de Privacidade. OK Saber mais