A exibição da 96º edição do Oscar (2024) ocorrerá no próximo domingo (10/03) às 20h pelo horário de Brasília. O canal a cabo TNT e o streaming Max serão os responsáveis por transmitirem a cerimônia ao vivo. Visando aproveitar o hype da premiação e tendo já visto os 10 filmes indicados a Melhor Filme desse ano, decidi fazer uma lista do pior para o melhor em minha humilde opinião. Que fique claro que essa lista é apenas baseada no meu gosto pessoal, podendo todos concordarem os discordarem. Lembrando que essa lista está recheada de longas-metragens muito bons tornando essas escolhas bem difíceis. Sem muitas delongas, vamos começar:
10º – Maestro
Talvez essa seja a minha escolha mais fácil, pois de todos os 10 filmes, esse foi o que eu realmente não gostei. Fazer uma biografia, no caso, do grande maestro Leonard Bernstein, e não focar em como ele se tornou uma lenda, para mim, foi um erro. Optar por mostrar sua vida pessoal é até ok, mas não mostrar suas criações e como ele chegou aonde chegou, torna essa história quase inválida. Bradley Cooper (O lado Bom da Vida) está até bem no papel principal, mas não foi o suficiente.
Indicações: 07
Onde assistir: Netflix
9º – Assassinos da Lua das Flores
Essa colocação gera uma polêmica imediata. “Como ousa colocar um filme do Martin Scorsese lá atrás nessa lista?”. O filme é até bom, mas a sua larga duração torna tudo muito enfadonho. Embora quisesse saber para onde a trama ia, comecei a torcer para que o filme acabasse logo. Scorsese ainda sabe dirigir muito, mas tem perdido a mão na longa duração de seus filmes. Concluo dizendo que as atuações dos personagens principais são muito boas. Vale, mas tire o seu dia para isso.
Indicações: 10
Onde assistir: Cinemas e Apple TV+
8º – Os Rejeitados
Eu não colocaria esse filme nessa lista de melhores do Oscar 2024, mas é inegável dizer o quanto ele é fofo. Não sei nem se essa palavra é a melhor para destacá-lo, mas a sensação de acolhimento entre pessoas que não possuem uma família é grande. Acompanhar a vida de todos os personagens principais e notar que todos possuem camadas é muito bom. O destrinchamento de uma alma ranzinza para um ser amoroso também nos faz bem. Um lindo filme de Natal, embora o diretor Alexader Payne negue veementemente que seja um filme de Natal.
Indicações: 5
Onde assistir: Cinemas
7º – Vidas Passadas
Assisti esse filme no Festival do Rio de 2023 e ali eu já sentia que ele podia alçar voos bem altos. Aparentemente, ‘Vidas Passadas’ não tem nada de extraordinário, diria até que é um filme comum sobre duas pessoas que se separam e tentam de alguma forma ficar juntas. O seu diferencial é como isso é feito. O roteiro é muito bem escrito e transforma uma situação cotidiana em algo sentimental demais para quem assiste. Algumas lágrimas foram derramadas no final e o sentimento de que vi algo diferenciado me satisfez ao ver esse longa indicado a essa categoria no Oscar 2024.
Indicações: 2
Onde assistir: Cinemas
6º – Anatomia de uma Queda
Esse filme francês tem como seu maior trunfo o roteiro e algumas atuações estupendas. Ele te dá um mistério e ficamos encucados com ele. Ficamos do lado de nossa protagonista, mas na hora do julgamento nos portamos como júri. Afinal, ela matou ou não o seu marido? Por falar nisso, as cenas dentro do julgamento são puro ouro. Performances incríveis com um texto beirando a perfeição. Esse filme poderia estar facilmente concorrendo a Melhor Filme de Língua Estrangeira no Oscar 2024 também. Só não está porque a França inscreveu outro longa no lugar. Um erro.
Indicações: 5
Onde assistir: Cinemas
5º – Ficção Americana
Esse foi o último indicado a estrear por aqui pelo Brasil. Demorou, mas valeu a pena. ‘Ficção Americana’ é uma crítica pura a banalização do estereótipo. Ele atinge um determinado número de pessoas, mas não é para se sentir ofendido, apenas deve começar uma reflexão sobre tudo o que pensamos e julgamos certos. Se levar por esse lado, verá uma ótima comédia dramática. Jeffrey Wright (Batman) no papel de sua vida, um protagonismo que sempre mereceu e que mostra que merece mais.
Indicações: 5
Onde assistir: Prime Video
4º – Zona de Interesse
Esse foi o filme que mais mexeu comigo. A princípio, não gostei, mas aos poucos fui pensando sobre ele e foi melhorando gradativamente. Ele consegue mostrar todos os horrores de Auschwitz sem mostrar uma morte e uma gota de sangue. Acompanhar a vida de uma família feliz em seu cotidiano perfeito ao lado do maior campo de concentração da Segunda Guerra Mundial é de deixar nosso estômago mexido. Aqui, a banalização da morte atinge outro nível que não esperávamos. Filmaço.
Indicações: 5
Onde assistir: Cinemas
3º – Barbie
Alguns vão pensar: “com tanto filme cabeça, você vai colocar Barbie no pódio dessa lista?” A resposta é sim, e coloco com louvor. Para mim, esse foi o filme de 2023. Entendo que não ganhe como Melhor Filme, mas ele precisava estar aqui. Além de ser representativo, sua história realmente é muito boa. Com muita comédia e muita crítica à sociedade em que vivemos, Barbie chegou como um blockbuster inesperado e bem original. Aplausos para Greta Gerwig (diretora e roteirista) e Margot Robbie, agora, nossa eterna Barbie.
Indicações: 8
Onde assistir: Cinemas e Max
2º – Pobres Criaturas
‘Pobres Criaturas’ merece estar nesse pódio por diversos motivos. Entre eles, direção, atuações e partes técnicas em geral. Ele é meio que uma recriação do monstro de Frankstein, mas de uma forma bem nova e que corre por rumos bem diferentes. A descoberta da simplicidade fora dos julgamentos mundanos tecem o desenrolar dessa história com uma Emma Stone (La La Land: Cantando Estações) incrível e que, sem dúvida, ganhará o Oscar de Melhor Atriz. Um filme que merece ser visto e que certamente agradará a maioria.
Indicações: 11
Onde assistir: Cinemas
1º – Oppenheimer
Sim, parece clichê, mas essa é a verdade maturada por mim. Fiquei na dúvida cruel de quem estaria no posto mais alto, mas não pude colocar outro a não ser ‘Oppenheimer’. É um filmaço e o considero perfeito. Levando em consideração todos os aspectos técnicos que me pareceram excepcionais, ainda temos a direção e as atuações que também são inesquecíveis. Além disso, ele me fez pensar e o seu final me marcou bastante. Se formos levar em consideração o fato de que o Melhor Filme do Oscar 2024 precisa ser inesquecível, é impossível Oppenheimer não estar nesse topo.
Indicações: 13
Onde assistir: Cinemas