Inicialmente, o projeto de ‘Obi-Wan Kenobi’ era para ser uma trilogia de filmes. Devido ao fracasso de bilheteria que o filme do Han Solo teve nos cinemas, a Disney recuou nessa ideia. Com isso, pensaram em fazer uma minissérie contando uma história em apenas 6 episódios. Teoricamente, uma produção menor e diria que até mais intimista do que a ideia original. Tudo isso somado com os grandes atores que já estiveram nas telas do cinema junto com novatos que não ficam atrás dos veteranos.
Devo dizer que fiquei muito feliz por ter que ver no conforto do meu lar e estava muito ansioso por assisti-la. Ela chegou e devo comentar que gostei com muitas ressalvas. Afinal, roteiro nunca foi o forte da franquia Star Wars e nesse quesito a série falha em muitos níveis que fica até difícil começar a falar sobre isso. Muitos buracos são rapidamente notados, além de algumas incoerências que ficam difíceis deixar passar batido por conhecer um pouco dos personagens apresentados aqui.
Mesmo com esses defeitos, que no meu ver foram gritantes, ainda dá para se divertir com essa série. Ela é capaz de nos trazer momentos que já considero memoráveis para toda franquia. Além de nos apresentar novos personagens que podem seguir um rumo solo daqui para a frente. Colocar uma adorável jovem Princesa Leia foi um acerto muito grande, como também a presença do Darth Vader. Eu achei que ele não caberia nessa história, mas no final até que deu certo.
Eu poderia jurar que não teria o grande confronto entre Obi-Wan e Darth Vader aqui. Achei que ficaria apenas na ameaça, mas teve sim e foi bom. Embora eu ache que o final da luta não foi condizente com o que deveria ter acontecido realmente. Essa é apenas uma opinião particular minha que muitos irão discordar. Apesar do embate ter sido bom, acho que ele “fere” o confronto que acontece em ‘Uma Nova Esperança‘. O torna um pouco menor justamente porque eles já se combateram antes. Certas coisas deveriam ser deixadas em paz.
Foi muito bom ver o ator Hayden Christensen de volta a Star Wars e encarei isso de uma forma que dá o devido respeito a ele. Ele sempre foi um pouco execrado pelo papel, mas acho que consegue se redimir de uma forma bem boa. Acho que ele merece e o que ele fez aqui foi muito bom. Ver o Darth Vader é sempre um deleite para os fãs da saga e não tem como negar que a presença do vilão é mais do que bem-vinda aqui.
Entre os personagens novos que mais gostei devo comentar sobre a Reva. Uma inquisidora que está a caça do Obi-Wan por motivos bem particulares. Gostei de como ela evoluiu na história e já fico imaginando em vários caminhos que ela pode traçar daqui para a frente. Eu daria até uma série para ela. Afinal, história tem, ainda mais se formos contar com o fato de que os Inquisidores também querem a cabeça dela agora. O passado de dor dela a fez ser a guerreira que é, e isso dá muito pano pra manga.
Até o momento em que escrevo essa resenha, uma segunda temporada de ‘Obi-Wan Kenobi’ ainda não foi confirmada. Estou querendo saber o que estão esperando que ainda não o fizeram. Até onde vi, todo mundo quer. Então, por favor, Dona Disney, confirme isso e nos dê mais histórias do personagem. E se não for pedir demais, tenham um cuidado maior com o roteiro. O fã vai ver de qualquer jeito, mas quanto melhor o material, mais tempo ele irá perpetuar na existência.
‘Obi-Wan Kenobi’ se encontra completa na Disney+.