fbpx
Guia Mundo Moderno

‘Não Olhe Para Cima’, melhor filme sobre um fato que ainda não ocorreu

‘Não Olhe Para Cima’ estreou no final de 2021 na Netflix e caiu muito no gosto do público. Embora ele não seja a principal escolha da empresa para o Oscar, ainda assim conseguiu 4 indicações para a premiação. Entre elas: Melhor Filme, Melhor Roteiro Original, Melhor Trilha Sonora e Melhor Edição. Particularmente, não acho que vá sair da cerimônia com alguma estatueta, mas de jeito nenhum isso diminui o que ele é. Posso adiantar a resenha e dizer que ele é uma das obras mais divertidas que vi nos últimos tempos.

Sinopse: “’Não Olhe para Cima’ conta a história de dois astrônomos pouco conhecidos que embarcam em um tour midiático para alertar a humanidade sobre a aproximação de um cometa prestes a destruir a Terra.”

A essa altura do campeonato acredito que a maioria das pessoas já o viu. Então o que vou dizer certamente soará como o grande público já falou por aí. Ele é genial por usar de uma situação fictícia para falar sobre a nossa sociedade atual, onde estamos cercados de pessoas negacionistas e cegas para o que está na nossa frente. Além disso, ainda temos o fato da ganância ser maior do que qualquer bem-estar, até mesmo de si próprio. Afinal, como iríamos minerar um meteoro se ele acabasse com o nosso planeta? Bato palmas por todas essas mini críticas pontuais.

As situações que nos são colocadas aqui acabam sendo todas muito credíveis. O que nos deixa com uma raiva gigante e que ao mesmo tempo nos faz rir de situações que seriam absurdas, mas que aconteceriam se fosse verdade. O slogan que o acompanha “baseado em fatos reais que não aconteceram” é de um brilhantismo puro e simples que faz parecer que os seus realizadores são grandes profetas que previram o que estava por vir em nosso mundo.

A analogia com a pandemia do Coronavírus é grande, mesmo que essa ideia toda tenha vindo antes disso acontecer. A leitura mundial do que estava por vir já estava na cara há pelo menos alguns anos. Genial de quem captou essa mensagem e colocou em prática. O diretor Adam McKay é mais uma vez brilhante em sua carreira e nos traz uma ótima sátira do mundo atual. Quem não conhece o diretor, recomendo demais suas obras como Vice (2018) e A Grande Aposta (2015). A sua montagem também sempre é um grande destaque.

O que dizer desse elenco estelar? Só tem nome da alta nata dos maiores atores atuais. Impossível falar de todos aqui, mas tenho que mencionar alguns que são destaques. Leonardo DiCaprio (A Origem) e Jennifer Lawrence (O Lado Bom da Vida) são os nossos protagonistas e são muito bons no que fazem; Meryl Streep (O Diabo Veste Prada) é a presidente dos Estados Unidos e é a cópia de alguns líderes mundiais atuais; Jonah Hill (O Lobo de Wall Street) é irritante e isso faz com que ele se destaque muito; e o meu último grande ressalto é para o Mark Rylance (Dunkirk) que faz um gênio da tecnologia e que nos faz remeter a outras personalidades do nosso mundo.

Para terminar, só preciso salientar o quanto eu gostei dele e o quanto eu o recomendo para quem ainda não assistiu. Ele chega a ser um filme longo, mas que não sentimos passar. Ele vem fluidamente na veia e nos diverte do início ao fim. Não senti nenhuma barriga, e se teve, nem notei. Mesmo sabendo que ele não ganha nada no Oscar, ainda assim já o considero um dos melhores da temporada. Pelo menos o meu coração e minha empatia ele já ganhou.

‘Não Olhe Para Cima’ se encontra disponível na Netflix.

Posts Relacionados

Carregando...

Ao usar este site, você concorda com a nossa Politica de Privacidade. OK Saber mais