Moana de 2016, sim, já faz esse tempo todo, fez um enorme sucesso nos cinemas e agradou a todos. Mais do que normal pensarem em uma continuação. Antes dele se tornar Moana 2, a ideia original era de se tornar uma nova série animada para a Disney+. Alguém lá dentro teve a visão de que seria melhor lançá-lo nos cinemas. Nesse caso, tenho que concordar com essa pessoa. Essa história tem bastante apelo e é certeza que vai agradar a todos novamente. Moana 2 é uma boa continuação que diverte do início ao fim.
Sinopse
Passados três anos desde a última jornada marítima, um chamado de seus ancestrais leva a jovem polinésia Moana de volta para águas perigosas e distantes da Oceania com um grupo improvável de marinheiros. Com a ajuda também do semideus Maui, ela deve quebrar uma maldição terrível que um deus cruel e com sede de poder colocou sobre uma das ilhas de seu povo. Nessa grandiosa missão, Moana e sua equipe vão desbravar novos territórios e enfrentar velhos e novos inimigos, como monstros marítimos, feitiços e deuses do mal. Tudo isso em busca de reconectar sua nação e assegurar a paz dos oceanos.
Animação belíssima
A primeira coisa que me chamou a atenção sobre essa continuação foi a beleza da animação empregada em tela. As cores são vivas e muito nítidas. A fluidez dos movimentos dos personagens são incríveis. A água é impressionante. Tem algo que me chamou mais atenção e para alguns pode parecer bobeira, mas o cabelo é de uma perfeição ímpar. Criar esses detalhes deve ser muito difícil e notar toda essa fluidez no cabelo dos personagens é lindo demais. Pode até não ser uma técnica revolucionária, mas a animação beira a perfeição e facilmente daria uma nota 10.
Uma aventura simples e funcional
A história em si é bem simples. O chamado da aventura chega depois que Moana, em suas viagens desbravadoras atrás de encontrar outros povos, acha uma cerâmica quebrada com um desenho nela. Com a ajuda desse desenho, descobrem que existe uma ilha no oceano que é capaz de unir a todos no mesmo lugar, mas uma forte tempestade causada por um Deus não deixa mais ninguém tocar em tal ilha. Dessa forma, Moana também descobre com seus ancestrais que essa é a sua missão. Outros já tentaram e falharam e agora é sua vez de ir nessa jornada quase suicida. Para isso, ela precisa de companheiros e assim ela cria uma tripulação que irá segui-la até os lugares mais tenebrosos do mundo. Além, lógico, do querido semideus Maui, que ainda é um dos personagens mais divertidos aqui.
Um bom ritmo
O que se segue é um bando de aventuras divertidas, com muita música original e com desafios bem grandes dos quais Moana nunca esperaria encontrar. Dá para notar como cada pequeno arco poderia ser um episódio da série animada. Aqui, eles condensam tudo e torna tudo mais ágil. Apesar de terem muitos momentos em que param para enfrentar o perigo mortal, o ritmo da aventura não cai e não atrapalha o que se segue, fazendo com que queiramos muito mais do que estamos vendo. Os personagens que acompanham Moana são bem legais e uma dinâmica entre eles torna tudo mais divertido.
Moana 3 está logo ali
O maior ponto fraco dele é deixar muitas pontas soltas para uma provável continuação. Sentimos que a parte final era só o início de algo. Afinal, estamos falando de um Deus que não quer que os humanos se unam de novo. Porém, tal Deus não aparece. Só sua magia é derrotada, mas ele não dá as caras em seu clímax. Temos uma nova personagem que não sabemos direito se é vilã ou amiga que simplesmente é deixada no meio do caminho, mas a certeza que ela voltará é grande. Temos um final, porém, veremos mais coisas por aí.
Conclusão
Moana 2 é certeza de grande bilheteria para esse fim de ano. Não só os pequenos vão curtir como a galera grisalha também. Assisti-lo não é nenhum esforço. Comecei a vê-lo um pouco ranzinza e em pouco tempo já estava sorrindo e aceitando tudo o que me davam em tela. O carisma dos personagens ajuda demais nessa aceitação e gostar desse novo longa não é um sacrifício, e sim, uma grande diversão. Então já sabe, compre a maior pipoca, o maior copo de refrigerante e vá se aventurar no mundo de Moana.
Moana 2 estreia nos cinemas em 28 de novembro.