Guia Mundo Moderno

Studio Ghibli: 05 Indicações de Filmes Para Conhecer o Aclamado Estúdio de Animação

Aproveitando a polêmica da última semana sobre uso de IA e a arte de Hayao Miyazaki, resolvi fazer uma lista de indicação de alguns filmes para conhecer o trabalho do diretor junto ao famoso Studio Ghibli.

A polêmica começou quando disponibilizaram uma IA que transforma fotos comuns em artes no estilo do Studio Ghibli. O criador do estilo, Hayao Miyazaki, em 2016, deu uma declaração que deu a entender que abomina essa forma de arte que, parafraseando, disse: Estou completamente enojado. Se você realmente quer fazer coisas assustadoras, pode ir em frente e fazer. Eu nunca desejaria incorporar essa tecnologia ao meu trabalho. Eu sinto fortemente que isso é um insulto à própria vida.”.

Quem é Hayao Miyazaki?

Hayao Miyazaki é um renomado cineasta, animador, roteirista e produtor japonês. Nascido em Tóquio em 5 de janeiro de 1941, é uma das figuras mais importantes e influentes da animação mundial, sendo um dos co-fundadores do aclamado Studio Ghibli. Ele é um visionário que, através de sua arte, criou mundos fantásticos e emocionantes que ressoam com o público em um nível profundo, deixando um legado duradouro na história da animação.

Studio Ghibli

O Studio Ghibli foi fundado em 15 de junho de 1985. Os fundadores foram Hayao Miyazaki, Isao Takahata e o produtor Toshio Suzuki, após o sucesso do filme Nausicaä do Vale do Vento (1984), no qual os três trabalharam. Yasuyoshi Tokuma, da Tokuma Shoten (a editora que publicou o mangá de Nausicaä e financiou o filme), também teve um papel importante na fundação do estúdio. Desde então, o estúdio cria uma obra-prima atrás da outra e que vale a conferida. Caso esteja curioso, ou seja um amante da arte oriunda desse famoso estúdio de animação japonesa, confira a lista abaixo:

MEU AMIGO TOTORO (OU MEU VIZINHO TOTORO) (1988)

Esse é um clássico que já tinha ouvido falar desde quando eu não entedia quase nada de cinema e nem de animação japonesa. Com certeza um marco que fez o Studio Ghibli ser conhecido no mapa. A história se concentra em duas irmãs chamadas Satsuki e Mei. Quando se mudam com o pai para o campo começam a fazer amizades com criaturas mágicas da floresta, incluindo o adorável Totoro. Ele é parcialmente autobiográfico sobre a infância do próprio Hayao Miyazaki.

Onde assistir: Netflix

A VIAGEM DE CHIHIRO (2001)

Esse foi o primeiro filme que vi do Studio Ghibli e continua a ser o meu favorito até os dias atuais. Lembro até hoje da viagem que foi assisti-lo e ainda me emocionar com elementos tão fantásticos de um mundo tão etéreo. A jovem Chihiro se perde em um mundo espiritual após sua família se mudar para uma cidade abandonada. Nesse novo mundo, precisa trabalhar em uma casa de banhos para deuses para conseguir resgatar os seus pais. Esse longa animado deu o primeiro Oscar para o estúdio em 2003 quando venceram na categoria Melhor Filme de Animação.

Onde assistir: Netflix

O CASTELO ANIMADO (2004)

Nesse ponto da história, o Studio Ghibli já era plenamente conhecido no mundo todo e colocava o sarrafo lá em cima após ganhar um Oscar. O Castelo Animado surgiu em meio a essa ovação ao estúdio e chegou a ser indicado ao Oscar de Melhor Animação em 2006, mas dessa vez não levou o prêmio para casa. O longa é uma fantasia mágica com uma pitada de romance. Sophie, uma jovem chapeleira, é transformada em uma velha bruxa por uma maldição e busca a ajuda do misterioso mago Howl, que vive dentro de uma castelo ambulante.

Onde assistir: Netflix

PRINCESA MONONOKE (1997)

Esse foi um dos maiores sucessos do estúdio, mesmo que não tenha estourado a bolha fora de seu nicho. Ele é sempre uma das obras mais lembradas do estúdio e, certamente, está presente em várias listas sobre Hayao Miyazaki e Studio Ghibli. Essa é uma história épica que explora o conflito entre a humanidade e a natureza. Ambientado em um Japão feudal, acompanhamos a jovem Ashitaka em sua jornada para encontrar a cura para uma maldição e se envolver em uma guerra entre os deuses da floresta e os humanos que exploram arduamente seus recursos.

Onde assistir: Netflix

O MENINO E A GARÇA (2023)

Esse foi um dos únicos filmes do estúdio que consegui ver no cinema. Valeu a pena, mesmo que ele não esteja na minha lista de preferidos. Todos os elementos fantásticos estão presentes, mas de alguma forma não me pegou como deveria. Coloquei na lista, pois ele também foi o vencedor da categoria de Melhor Filme de Animação do Oscar em 2024 e é preciso estar nessa pequena lista.

Ambientado durante a Segunda Guerra Mundial, O Menino e a Garça acompanha Mahito Maki, um jovem que, após perder sua mãe em um bombardeio e ver seu pai se casar com a irmã da falecida, se muda para o campo. Isolado e atormentado pela perda, ele é intrigado por uma misteriosa garça-real falante que o leva a uma torre proibida. Ao entrar, Mahito se aventura em um mundo fantástico e onírico, onde embarca em uma jornada de autodescoberta, confrontando a dor, encontrando figuras enigmáticas e buscando respostas sobre a vida e a morte nesse reino além da realidade.

Onde assistir: Netflix

Essa listinha é para conhecer e se gostar, vá fundo em todas as outras animações criadas pelo estúdio. No total, são 25 longas (contando com os dessa lista).

Ainda em tempo, vale mencionar que o Studio Ghibli já foi indicado 07 vezes ao Oscar de Melhor Filme de Animação. Entre elas, ganhou duas vezes: A Viagem de Chihiro (2003) e O Menino e a Garça (2024).

Posts Relacionados

Carregando...

Ao usar este site, você concorda com a nossa Politica de Privacidade. OK Saber mais