O conflito entre Israel e Palestina é um dos conflitos mais antigos e complexos do mundo, com raízes que datam do final do século XIX. Neste sentido, esta situação tem causado grandes problemas, que resultam em sofrimento e instabilidade para os moradores.
A situação ficou pior a partir dos acontecimentos datados de 07 de outubro de 2023, quando eventos levaram à morte de milhares de pessoas. Como consequência, uma guerra entre Israel e a Faixa de Gaza se instalou, com ataques que resultaram em vítimas tanto em Israel quanto na Palestina.
Sendo assim, para compreender melhor os fatores que envolvem estes dois países, confira 10 filmes ou documentários que abordam a temática:
Paradise Now
Em primeiro lugar destacamos este filme lançado em 2005. A produção palestina conta a história de Said e Khaled, dois amigos de infância que foram recrutados para realizar um ataque suicida em Tel Aviv. O filme tem direção de Hany Abu-Assad e conta com os atores Ali Suliman, Kais Nashef, Lubna Azabal, Amer Hlehel e Hiam Abbass.
Sinopse: Amigos de infância, os palestinos Khaled (Ali Suliman) e Said (Kais Nashef) são recrutados para realizar um atentado suicida em Tel Aviv. Depois de passar com suas famílias o que teoricamente seria a última noite de suas vidas, sem poder revelar a sua missão, eles são levados à fronteira. A operação não ocorre como o planejado e eles acabam se separando. Distantes um do outro, com bombas escondidas em seus corpos, Khaled e Said devem enfrentar seus destinos e defender suas convicções.
Assista o filme no Looke.
Ocupação 101: Vozes da maioria silenciada
Em seguida, outra dica é este documentário lançado no ano de 2006. A produção analisa vários aspectos em torno do conflito israelense-palestino, desvendando verdades e mentiras envolvendo estes dois países vizinhos. A direção é de Abdallah Omeish e Sufyan Omeish.
Sinopse: Um documentário poderoso e instigante sobre as causas atuais e históricas do conflito israelo-palestiniano e do envolvimento político dos EUA.
Assista ao documentário completo no Youtube, no canal Anderson Aparecido Candido.
Promessas de Um Novo Mundo
Além disso, outro documentário disponível ao público é este lançado no ano de 2001. Um detalhe interessante é que a produção se pauta em relatos dados por crianças palestinas e israelenses, mostrando de maneira menos política estes conflitos. A direção é de Justine Shapiro, B. Z. Goldberg e Carlos Bolado.
Sinopse: Retrata a história de sete crianças israelenses e palestinas em Jerusalém que, apesar de morarem no mesmo lugar vivem em mundos completamente distintos, separados por diferenças religiosas. Com idades entre 8 e 13 anos, raramente elas falam por si mesmas e estão isoladas pelo medo. Neste filme, suas histórias oferecem uma nova e emocionante perspectiva sobre o conflito no Oriente Médio.
Assista o documentário completo no canal do Youtube Gravina Digital.
Gaza mon amour
Lançado no ano de 2020, este filme que é uma produção da Palestina, França, Alemanha, Portugal, Califórnia e Catar, como o nome diz, é sobre Gaza. O longa que estreou no Festival de Cinema de Veneza de 2020, tem direção de Tarzan Nasser e Arab Nasser. No elenco, estão os atores Salim Daw, Hiam Abbass, Maisa Abd Elhadi e Manal Awad.
Sinopse: Em Gaza mon amour, o pescador Issa, de 60 anos, está secretamente apaixonado por Siham, uma mulher que trabalha no mercado com sua filha. Ao descobrir uma antiga estátua fálica de Apolo em sua rede de pesca, Issa a esconde, sem saber o que fazer com este tesouro misterioso. Estranhamente, sua confiança começa a crescer, decindindo, ele, se aproximar de Siham.
Na Cabine da Exibição
No ano de 2019, o diretor israelense Ra’anan Alexandrowicz fez um compilado de vídeos que retratam a dura realidade da existência palestina sob o regime militar israelense. Maia Levy, uma jovem judia americana é quem acompanha estes vídeos enquanto tece sua opinião.
Sinopse: The Viewing Booth relata um encontro entre um cineasta e um espectador, mostrando o significado das imagens não ficcicionais atualmente. Maia Levy, uma jovem judia americana, assiste a vídeos num local semelhante a um laboratório que retratam a vida na Cisjordânia ocupada, enquanto expressa seus pensamentos e sentimentos em tempo real. Maia apoia Israel e as imagens nos vídeos retrata a vida palestina sob o regime militar israelense, contradizendo algumas de suas crenças. Conforme Maia navega nas imagens que ameaçam sua visão de mundo, ela reflete sua forma de ver o mundo.
O Atentado
Em seguida, este filme lançado no ano de 2012 é baseado no romance homônimo escrito por Yasmina Khadra. Contando a história de um homem que vê sua esposa morrer e ainda assim ser considerada uma terrorista. O filme tem direção de Ziad Doueiri e no elenco Ali Suliman, Evgenia Dodina e Dvir Benedek.
Sinopse: O conceituado médico palestino Amin (Ali Suliman) mora em Israel, tem um casamento estável e acabou de receber um grande prêmio pela carreira. Sua vida, aparentemente, tranquila desmorona quando uma bomba explode em meio a um restaurante, deixando muitos feridos e matando 17 pessoas. No dia seguinte, Amin é chamado no necrotério para reconhecer o corpo de alguém que a polícia afirma ser sua mulher, Siham (Reymonde Amsallem), e que seria a pessoa que estava carregando a bomba. Incorfomado, ele viaja até a Palestina para tentar descobrir o que realmente aconteceu.
O filme está disponível para aluguel no Google Play e Apple TV.
Etz Limon
Este filme lançado no ano de 2008 é uma parceria de França, Israel e Alemanha e acompanha uma mulher palestina que luta com todas as suas forças para que o ministro da Defesa de Israel destrua os limoeiros de sua fazenda. A direção do longa é de Eran Riklis e no elenco destacam-se Hiam Abbass, Ali Suliman e Rona Lipaz Michael.
Sinopse: Salma Zidane (Hiam Abbass) é uma viúva cujo sustento vem de sua plantação de limãos, localizada na linha de fronteira entre Israel e Cisjordania. Quando o Ministro de Defesa israelense (Doron Tavory) se muda para a casa em frente à plantação de Salma, o exército israelita declara que os limoeiros ameaçam a segurança do governante e por isso devem ser arrancados. Após pedir ajuda às autoridades palestinas e não obter sucesso, Salma chega ao Tribunal Supremo Isralense com a assistencia de Ziad Daud (Ali Suliman), um jovem advogado palestino. Sua determinação desperta o interesse de Mira Navon (Rona Lipaz Michael), esposa do Ministro da Defesa, e uma conexão entre as duas mulheres é criado.
O filme está disponível na Reserva Imovision.
Budrus
Lançado em 2009, este documentário da diretora brasileira Julia Bacha foi premiado em diversos festivais, como por exemplo Berlim, São Francisco e Tribeca. A produção conta a história de Ayed Morrar, um organizador de base palestino.
Sinopse: Budrus é um vilarejo localizado na fronteira entre a Cisjordânia e Israel, onde em 2003 foi realizado um protesto não-violento. A causa foi o anúncio da construção de um muro pelos israelenses, o qual destruiria oliveiras históricas e economicamente importantes para a comunidade. Ayed Morrar e sua filha estavam à frente do movimento, que conseguiu unir facções palestinas rivais, como o Fatah e o Hamas, e ainda judeus progressistas.
Confira o documentário no Youtube, no canal de Edward Guimarães.
Não Conta Lá Em Casa
Esta produção que acompanha três jornalistas brasileiros ao redor do mundo, rendeu na sexta temporada, uma viagem para Israel e Palestina, onde eles mostram “o outro lado” destes dois destinos, explorando as intrigas que cercam os países vizinhos.
Sinopse: Culturas diferentes e países em situações de conflito. Os aventureiros transformam suas experiências em outros países em matérias jornalísticas que induzem à reflexão.
Assista a produção nos canais Globo.
Nascido em Gaza
Enfim, este documentário lançado em 2014, que tem um pouco mais que uma hora, acompanha os desdobramentos do ataque sofrido por Gaza naquele ano. O enfoque do diretor Hernán Zin é examinar como a violência transformou a vida de 10 crianças palestinianas.
Sinopse: Este documentário, filmado logo depois dos ataques que Gaza sofreu em 2014, mostra como a violência mudou a vida das crianças palestinas.
O documentário está disponível na Netflix.
Já assistiu estes filmes e documentários sobre os conflitos de Israel e Palestina? Deixe o seu comentário!