fbpx
Guia Mundo Moderno

Crítica ‘No Ritmo do Coração’, um ótimo remake que vai emocionar

‘No Ritmo do Coração’ é um daqueles filmes que vai fazer qualquer um se emocionar. Ele chega como um dos grandes favoritos as premiações da temporada. Ele já foi o grande vencedor de Sundance em 2021 e chega com 3 indicações ao Oscar. Entre elas: Melhor Filme, Melhor Ator Coadjuvante para Troy Kotsur (que chega como favorito) e Melhor Roteiro Adaptado. É um filme lindo e tocante, mas me incomoda o fato de que ninguém menciona que ele é um remake do filme francês ‘A Família Belier’ de 2014. Ele chega e parece que é totalmente original, sendo que essa história já foi contada antes.

Sinopse: Ruby, de 17 anos, é a única pessoa que ouve em uma família de surdos. Quando o negócio de seus pais é ameaçado, ela fica dividida entre seu amor pela música e suas obrigações.”

Essa ignorada de que já existe um longa exatamente igual é a única coisa que me incomodou nele. Eles são exatamente iguais. Ou seja, ele é perfeito assim como o original. Ele não possui uma trama muito complexa, mas ele te pega muito forte no emocional e julgo impossível não soltar uma lágrima em seus momentos finais. Não se preocupem, parafraseando um personagem super importante da cultura pop eu digo: “nem todas as lágrimas são de tristeza, você pode chorar pela felicidade também”.

O mais interessante é que essa versão me fisgou tanto quanto a primeira. A essência toda foi mantida e isso é o que julgo mais importante em um remake.

O título desse filme inglês é CODA. Esse é nome dado as pessoas que são filhos de pai surdos que conseguem ouvir. Eles são as pessoas que conseguem viver nos dois mundos naturalmente. Por mais incrível que pareça esse não é o único significado da palavra. Em nosso idioma a palavra “coda” significa uma seção conclusiva de uma composição de uma música que serve como arremate à peça. Isso cai perfeitamente aqui quando a nossa protagonista possui uma voz incrível e que tem como sonho ser uma cantora.

Esse contraste é justamente o ponto alto desse filme. A família dela não entende o porque dela querer esse sonho ao invés de ficar sempre perto de sua família. É nesse momento em que temos a cena mais bonita de toda a projeção. Não quero estragar nenhuma surpresa para quem não viu, mas devo comentar a cena em que o pai da protagonista enfim entende o sonho da filha através apenas da reverberação do som da sua voz. Um momento lindo e tocante. Tenho certeza que foi nessa cena em que o ator Troy Kotsur (Número 23) virou destaque nas premiações.

Fica aqui minha recomendação máxima para assistir ‘No Ritmo do Coração’. Mesmo já sabendo de toda a história, conseguiu me emocionar igual. Já sabia tudo o que iria acontecer e ainda assim fui pego chorando no seu final. Certeza que esse efeito para quem nunca viu será maior. Esse efeito é causado por um ótima produção como um todo. Uma boa direção com um bom elenco e com um bom texto entregue para o público. Não tem como se desapontar com ele.

‘No Ritmo do Coração’ se encontra no catálogo da Amazon Prime Video. Se estiver curioso, saiba que ‘A Família Belier’ está no catálogo do Telecine e da Globoplay.

Crítica No Ritmo do Coração

Posts Relacionados

Carregando...

Ao usar este site, você concorda com a nossa Politica de Privacidade. OK Saber mais