O mês de dezembro já começou e como sempre vários filmes que prometem ser um sucesso chegam ao cinema. Entre os destaques estão os filmes O Conde de Monte Cristo, Sonic 3 – O Filme e O Auto da Compadecida 2, que é uma das produções nacionais mais esperadas deste ano. Além disso, outros filmes são Inexplicável, Mufasa: O Rei Leão e Lee.
05/12
O CONDE DE MONTE CRISTO
A princípio, o mês de dezembro começa trazendo ao público este filme de aventura histórico, baseado no romance de Alexandre Dumas lançado no ano de 1944. Matthieu Delaporte e Alexandre De La Patellière dirigem esta produção que estreou no 77º Festival de Cinema de Cannes em 22 de maio de 2024. No elenco estão os atores Pierre Niney, Bastien Bouillon, Anaïs Demoustier, Anamaria Vartolomei e Laurent Lafitte.
Sinopse: Baseado na obra de Alexandre Dumas, o filme acompanha Edmond Dantès (Pierre Niney), um jovem marinheiro que sofre uma injustiça no dia de seu casamento, e é preso devido a uma enorme conspiração contra ele, organizada pelos seus supostos amigos. Ele fica 14 anos na prisão, até conhecer um outro prisioneiro e bolarem um plano para escaparem de Château d’If (a prisão) após o mesmo dizer a localização exata de um tesouro perdido. Edmond, então, consegue achar esse tesouro e começa a montar seu plano de vingança. Dantès reaparece na sociedade parisiense como o misterioso e magnífico Conde de Monte Cristo, agora, com um único objetivo: vingar-se daqueles que destruíram a sua vida.
O SENHOR DOS ANÉIS: A GUERRA DOS ROHIRRIM
Em seguida, trazemos em destaque esta animação de fantasia que é baseada em um dos apêndices de O Senhor dos Anéis, que foi escrito por J. R. R. Tolkien e que é ambientado muitos anos antes dos eventos do filme lançado em 2001. Kenji Kamiyama dirige esta produção que conta com dublagem original dos atores Brian Cox, Miranda Otto, Gaia Wise, Luke Pasqualino e Laurence Ubong Williams.
Sinopse: Ambientado 183 anos antes dos eventos narrados na trilogia original de filmes, “O Senhor dos Anéis: A Guerra dos Rohirrim” conta o destino da Casa de Helm Mão-de-Martelo, o lendário Rei de Rohan. Um ataque repentino de Wulf, um senhor de Dunlending inteligente e implacável, em busca de vingança pela morte de seu pai, força Helm e seu povo a fazer uma ousada última resistência na antiga fortaleza de Hornburg – uma poderosa construção que, mais tarde, será conhecida como Abismo de Helm. Encontrando-se em uma situação cada vez mais desesperadora, Héra, a filha de Helm, deverá reunir a vontade de liderar a resistência contra um inimigo mortal, que visa a sua destruição.
DYING – A ÚLTIMA SINFONIA
Outro filme programado para chegar ao cinema em dezembro é esta produção alemã de drama e comédia que estreou durante o 62º Festival Internacional de Cinema de Berlim em 16 de fevereiro de 2024. Lars Eidinger, Corinna Harfouch e Lilith Stangenberg são alguns dos membros do elenco deste filme que conta com direção e roteiro de Matthias Glasner.
Sinopse: Lissy cuida silenciosamente de seu marido doente, Gerd, enquanto lida com sua própria doença terminal. Seu filho, Tom, é um maestro que equilibra a criação de uma composição sobre a morte com as responsabilidades de ser pai substituto. Sua irmã, Ellen, se envolve com um homem casado, enquanto ambos compartilham o vício pelo álcool. Quando a morte finalmente chega, os membros da família se reúnem mais uma vez, confrontando o passado e o presente.
INEXPLICÁVEL
Além disso, tem produção nacional que chega ao cinema neste mês de dezembro. Este filme de drama biográfico é baseado em livro escrito pelo paraibano Phelipe Caldas. Letícia Spiller, Eriberto Leão, Miguel Venerabile e André Ramiro estão no elenco deste filme que é dirigido por Fabrício Bittar, que adaptou o roteiro ao lado de Andrea Yagui.
Sinopse: Inexplicável é um filme dirigido por Fabrício Bittar no qual é baseado em uma história real descrita no livro O Menino que Queria Jogar Futebol: Uma História de Fé e Superação, do escritor Phelipe Caldas. Essa trama será desenrolada a partir da história do jogador mirim de 8 anos, natural da Paraíba, Gabriel Varandas (Miguel Venerabile). Gabriel conquistou o título de campeão no futsal, no entanto, após esse grande feito ele enfrentou graves problemas de saúde chegando a ser declarado morto e deixando sua família a mercê da fé para encarar essas complicações. Surpreendentemente, o jovem jogador se recupera, deixando toda sua equipe médica sem explicação do que houve. Inexplicável promete levar uma mensagem de fé e superação para os espectadores que o assistem.
EMPATE
Assim como a anterior, esta produção é nacional, porém não se trata de um filme, mas sim um documentário que foi selecionado para a Mostra Praça do 22° Festival de Tiradentes, em 2019. Sérgio de Carvalho é quem dirige esta produção que chega ao cinema na primeira semana de dezembro.
Sinopse: Empate é um documentário focado em apresentar as vozes do movimento seringueiro dos anos 70 e 80 concentrados no Estado do Acre. Refletir sobre a importância e os efeitos desse momento histórico ainda hoje na Amazônia é o foco do filme. Mesmo com todas as repercussões do assassinato de Chico Mendes, líder seringueiro que foi baleado há mais de 30 anos a mando de grandes organizações, o Brasil continua sendo palco de grandes ataques dos latifundiários. Entre memórias, reflexões e questionamentos para o futuro, companheiros da luta de Chico se reúnem-se e debatem os novos desafios que precisarão enfrentar nos próximos anos para manterem suas terras longe dos interesses do agronegócio.
CHAPEUZINHO VERMELHO – HERANÇA DE FAMÍLIA
Além disso, tem versão russa de Chapeuzinho Vermelho chegando no cinema. Embora seu lançamentos em seu país de origem tenha ocorrido em 2022, somente agora ele chega ao Brasil. Taisya Kalinina, Danila Yakushev, Ekaterina Klimova, Irina Rozanova e Alexey Barabash estão no elenco deste filme dirigido por Artyom Aksenenko, Lina Arifulina e Aleksandr Barshak.
Sinopse: Para salvar sua cidade dos lobos, Chapeuzinho Vermelho precisa desvendar o mistério do desaparecimento de seu pai, Wolfboy, enfrentar seus medos de encontrar seu destino.
OS SONHOS DE PEPE
Outro documentário que será lançado no cinema é este sobre o ex-presidente do Uruguai Pepe Mujica. No decorrer de seus quase 90 minutos, a produção acompanha o político, mostrando seus deveres, suas crenças políticas e visões. O responsável pela direção é Pablo Trobo.
Sinopse: Os Sonhos de Pepe acompanha o ex-presidente uruguaio Pepe Mujica em suas viagens pelo mundo e seus deveres políticos, ressaltando sua visão progressista pautada pela sustentabilidade e pela justiça social. Em meio a um cenário de crise climática, a posição de Mujica é divergente da predominante que sustenta e incentiva o modelo predatório e consumista da humanidade. O documentário de Pablo Trobo, diretor uruguaio, sabe que a voz e as preocupações de Mujica são advertências sérias sobre o que está por vir. Os Sonhos de Pepe, com isso, visa apresentar a vida, o trabalho e as convicções de Mujica já com 90 anos, enquanto acompanha sua rotina diplomática por um mundo mais igualitário, mais consciente e mais verde.
STING – ARANHA ASSASSINA
Para os apaixonados por filmes de terror, uma dica é esta produção australiana e americana. Kiah Roache-Turner é responsável pelo roteiro e a direção deste filme que acompanha Charlotte, interpretada por Alyla Browne. Além disso, outros membros do elenco são Ryan Corr, Penelope Mitchell, Robyn Nevin, Noni Hazelhurst, Silvia Colloca e Danny Kim.
Sinopse: Charlotte, de 12 anos, encontra uma pequena aranha em seu prédio e decide criá-la como animal de estimação. O que começa como uma simples aventura se transforma em pesadelo quando a aranha cresce em um ritmo monstruoso e desenvolve um apetite insaciável por carne humana. Os animais de estimação do prédio e os moradores começam a desaparecer. Em pouco tempo, a família de Charlotte e seus excêntricos vizinhos percebem que estão presos e sendo caçados por um aracnídeo gigante e voraz.
REALITY DE HORROR: INFLUENCERS EM PÂNICO
Por fim, a primeira semana de dezembro termina com esta produção de terror e suspense, que acompanha um grupo de influenciadores em perigo. Mike Ware e Dame Pierre são responsáveis pela direção e roteiro deste filme que tem em seu elenco os atores Kara Royster, Pedro Correa, Chris O’Neal e Ciera Angelia.
Sinopse: Reality de Horror – Influencers em Pânico é um filme norte-americano de terror e suspense dirigido por Dame Pierre e Mike Ware. A trama segue um grupo de influencers das redes sociais que estão reunidos em uma luxuosa mansão em Hollywood Hills – eles só não contavam com uma virada macabra na estadia: de repente, cada um deles se encontra preso em um jogo cujo resultado pode determinar quem irá sobreviver. Por trás de todo esse pesadelo, está um misterioso assassino psicopata que começa a revelar todos os seus segredos mais profundos e obscuros antes de começar uma matança sangrenta e desenfreada.
12/12
KRAVEN – O CAÇADOR
Outro filme listado para chegar ao cinema nesta segunda semana de dezembro é este de ação e fantasia. A produção é a terceira a trazer um inimigo do Homem-Aranha. J.C. Chandor dirige este filme produzido por Avi Arad, Matt Tolmach e Amy Pascal. Enquanto isso, o elenco é composto pelos atores Aaron Taylor-Johnson, Ariana DeBose e Russell Crowe.
Sinopse: Kraven – O Caçador é a história visceral sobre como e por que um dos vilões mais icônicos da Marvel surgiu. Vindo de um lar criminoso, ele que sobreviveu a um ataque de leão e ganhou uma conexão especial com os animais, Sergei Kravinoff, ou Kraven (Aaron Taylor-Johnson), é um dos maiores anti-heróis da Marvel e já viveu inúmeros embates com Peter Parker. Neste spin-off, que é mais um filme do universo Marvel na Sony, situado antes de sua notória vingança contra o Homem-Aranha, quando um inimigo entra na lista deste personagem dos mais icônicos, só há uma maneira de sair.
CABRINI
Ainda assim, a segunda semana de dezembro começa com este filme de drama biográfico que chega ao cinema. A produção retrata a vida da missionária católica Francesca Cabrini , interpretada por Cristiana Dell’Anna. Alejandro Monteverde dirige este filme que conta também com os atores David Morse, Romana Maggiora Vergano, Federico Ielapi, Virginia Bocelli e Rolando Villazón.
Sinopse: Do aclamado diretor Alejandro Monteverde, conhecido por Som da Liberdade, Cabrini, narra a extraordinária jornada de Francesca Cabrini (Cristiana Dell’Anna), uma imigrante italiana que chega a Nova York em 1889. Enfrentando um cenário de doenças, crimes e crianças abandonadas, Cabrini não se deixa abater. Determinada a mudar a realidade dos mais vulneráveis, ela ousa desafiar o prefeito hostil em busca de moradia e assistência médica. Com seu inglês precário e saúde fragilizada, Cabrini utiliza sua mente empreendedora para construir um império de esperança e solidariedade. Acompanhe a ascensão dessa mulher audaciosa, que, enfrentando o sexismo e a aversão anti-italiana da época, se torna uma das grandes empreendedoras do século XIX, transformando vidas e deixando um legado de compaixão em meio à adversidade.
A REDENÇÃO – A HISTÓRIA REAL DE BONHOEFFER
Em seguida, outro filme que chega ao cinema em dezembro é esta produção biográfica baseada no teólogo alemão e dissidente antinazista Dietrich Bonhoeffer. Além disso, o filme é ambientado na década de 1940. Todd Komarnicki assume a direção e o roteiro deste filme que conta com um elenco composto pelos atores Jonas Dassler, August Diehl, David Jonsson, Flula Borg, Moritz Bleibtreu e Nadine Heidenreich.
Sinopse: Em A Redenção: A História Real de Bonhoeffer, durante a Segunda Guerra Mundial, o mundo está à beira da destruição e a humanidade luta para sobreviver ao regime nazista. Dietrich Bonhoeffer (Jonas Dassler), um pastor luterano e teólogo, é um homem de fé inabalável, pregando o amor e a paz. No entanto, quando o regime de Adolf Hitler (Marc Bessant) inicia sua campanha genocida, Bonhoeffer se vê diante de um dilema moral impossível: continuar sua missão de pregar o evangelho ou lutar ativamente contra o regime que está destruindo a humanidade. Envolvido em uma conspiração para assassinar Hitler, Bonhoeffer se torna um dos principais membros de um grupo de resistência, que, embora envolvido com a fé cristã, enfrenta o dilema de recorrer à violência para derrotar o mal. À medida que a trama se desenrola, Bonhoeffer é forçado a confrontar sua própria moralidade. Ele precisa decidir entre manter sua integridade religiosa e suas convicções pessoais ou arriscar tudo, inclusive sua vida, para salvar milhões de judeus e acabar com o regime de Hitler. Enquanto sua fé é colocada à prova, Bonhoeffer começa a questionar o que significa realmente defender o bem maior, levando-o de uma postura pacifista a um envolvimento direto em um assassinato político.
AS POLACAS
Em breve também chega aos cinemas nacionais o drama As Polacas, produção brasileira inspirada na história real das “Polacas”, as mulheres europeias que chegaram no país a partir do ano de 1867. João Jardim dirige este filme que tem roteiro de George Moura e Jaqueline Vargas. No elenco estão os atores Valentina Herszage, Caco Ciocler e Dora Freind.
Sinopse: As Polacas é um drama nacional dirigido por João Jardim e selecionado para o Festival do Rio de 2023. Inspirado na história real das mulheres que chegaram ao Brasil vindas da Polônia em 1867, o longa acompanha Rebeca (Valentina Herszage), uma fugitiva polonesa que vem ao Brasil com o filho, Joseph, para reencontrar o marido e começar a vida do zero. Porém, ao chegar no Rio de Janeiro, a mulher descobre que o marido morreu e, agora, está sozinha em um país desconhecido. Até que seu caminho cruza com o de Tzvi (Caco Ciocler), um dono de bordel envolvido com o tráfico de mulheres que faz de Rebeca seu novo alvo.
MARCELLO MIO
Este filme de comédia que chega ao cinema teve sua estreia mundial na competição principal do 77º Festival de Cinema de Cannes em 21 de maio de 2024. Christophe Honoré é responsável por direção e roteiro desta produção que conta com um elenco composto pelos atores Chiara Mastroianni, Catherine Deneuve, Fabrice Luchini, Nicole Garcia e Benjamin Biolay.
Sinopse: Essa é a história de uma mulher chamada Chiara. Ela é atriz, filha de Marcello Mastroianni e Catherine Deneuve. Durante um verão, a atriz vê a realidade à sua frente desmoronar e, nesse momento, Chiara decide viver como seu pai. Ela se veste como ele. Ela fala como ele. Ela respira como ele. A imitação de Chiara é tão convincente que as pessoas ao seu redor começam a acreditar. Eles a chamam de “Marcello”.
QUEER
Enfim, esta semana se encerra com este filme de drama e romance que é baseado no romance de 1985 de William S. Burroughs. O filme traz grandes nomes no elenco, como por exemplo Daniel Craig, Drew Starkey, Lesley Manville, Jason Schwartzman e Henry Zaga. A direção ficou com Luca Guadagnino. O filme teve sua estreia no 81º Festival Internacional de Cinema de Veneza em 3 de setembro.
Sinopse: Queer é um filme de drama histórico dirigido por Luca Guadagnino, baseado na obra homônima de William S. Burroughs e inspirado em Adelbert Lewis Marker, um ex-militar da Marinha dos Estados Unidos. A trama segue a vida de Lee (Daniel Craig), um expatriado americano que se encontra na Cidade do México após ser dispensado da Marinha. Lee vive entre estudantes universitários americanos e donos de bares que, como ele, sobrevivem com empregos de meio período e benefícios do GI Bill, uma lei que auxiliou veteranos da Segunda Guerra Mundial. Em meio à vida boêmia da cidade, Lee conhece Allerton (Drew Starkey), um jovem por quem desenvolve uma intensa paixão. O filme explora temas de solidão, desejo e a busca por identidade em um cenário pós-guerra, com uma ambientação que retrata fielmente a atmosfera da Cidade do México nos anos 1950.
19/12
MUFASA – O REI LEÃO
De início, a terceira semana do mês traz este aguardado filme que faz parte da franquia O Rei Leão, que há anos tem mostrado ao público esta família formada por Mufasa, Simba, Kiara, Nala e muito mais. Barry Jenkins é quem dirige este filme que conta com dublagem original dos atores Aaron Pierre, Kelvin Harrison Jr., Seth Rogen, Billy Eichner e John Kani.
Sinopse: Prólogo do live action de Rei Leão, produzido pela Disney e dirigido por Barry Jenkins, o longa contará a história de Mufasa e Scar antes de Simba. A trama tem a ajuda de Rafiki, Timão e Pumba, que juntos contam a lenda de Mufasa à jovem filhote de leão Kiara, filha de Simba e Nala. Narrado através de flashbacks, a história apresenta Mufasa como um filhote órfão, perdido e sozinho até que ele conhece um simpático leão chamado Taka – o herdeiro de uma linhagem real. O encontro ao acaso dá início a uma grande jornada de um grupo extraordinário de deslocados em busca de seu destino, além de revelar a ascensão de um dos maiores reis das Terras do Orgulho.
LEE
Em seguida, trazemos nesta lista de filmes que chegam ao cinema esta produção de guerra que adapta o livro The Lives of Lee Miller, escrito por Antony Penrose em 1985. Kate Winslet, Marion Cotillard, Andrea Riseborough, Andy Samberg e Noémie Merlant são os membros deste elenco que conta com direção de Ellen Kuras.
Sinopse: Tendo abandonado a carreira de modelo para se dedicar à fotografia, a estadunidense Lee Miller aproveita a vida com os amigos boêmios na França quando a Segunda Guerra Mundial eclode. Ela se junta ao artista que ama em Londres e consegue trabalho na revista Vogue britânica documentando o front doméstico, mas não gosta da posição e ultrapassa obstáculos burocráticos para chegar na perigosa linha de frente. Na França, Miller une forças com o fotojornalista David E. Scherman e os dois documentam a devastação da Europa.
CRÔNICA DE UMA RELAÇÃO PASSAGEIRA
Este filme de comédia, drama e romance que chega ao cinema em dezembro participou do Festival de Cannes em 2022, mas só agora chega ao Brasil. Emmanuel Mouret é quem dirige este filme, além de assinar o roteiro ao lado de Pierre Giraud. Enquanto isso, o elenco é composto pelos atores Sandrine Kiberlain, Vincent Macaigne e Georgia Scalliet.
Sinopse: As Crônicas de Uma Relação Passageira conta a história do romance entre Charlotte (Sandrine Kiberlain) e Simon (Vicenti Macaigne) que se conhecem em uma festa. Charlotte é uma mãe e solteira, já Simon é um homem casado e sua esposa está grávida. A princípio, ambos concordaram em viver uma relação apenas de aventura, mas tudo se complica quando os dois criam sentimentos um pelo outro e o que era para virar algo muito bom, acaba sendo uma relação perturbadora.
25/12
SONIC 3 – O FILME
Para celebrar as festas de final de ano, chega ao cinema o terceiro filme da franquia Sonic, que é baseada no jogo de videogame de mesmo nome. Jim Carrey, Ben Schwartz, Krysten Ritter, Natasha Rothwell, Shemar Moore e James Marsden são alguns dos membros deste elenco que tem direção de Jeff Fowler.
Sinopse: “Sonic 3: O Filme” acompanha a nova jornada da Equipe Sonic, formada pelo personagem-título, Tails e Knuckles, que se reúne contra um novo e poderoso adversário, Shadow, um vilão misterioso com poderes diferentes de tudo o que eles já enfrentaram antes.
O AUTO DA COMPADECIDA 2
Além disso, não podemos deixar de trazer outra produção muito aguardada, principalmente pelos brasileiros, visto o fato de ser uma produção nacional. Guel Arraes e Flavia Lacerda tiveram a função de dirigir este filme que conta com os atores Matheus Nachtergaele, Selton Mello, Luis Miranda e Taís Araújo no elenco.
Sinopse: Mais de vinte anos depois de O Auto da Compadecida (2000), João Grilo (Matheus Nachtergaele) e Chicó (Selton Mello) voltam para as telas brasileiras. O ator Luís Mirando também estará na produção, interpretando um personagem malandro que ensinou malandragens para João Grilo.
26/12
UMA ADVOGADA BRILHANTE
Assim como a anterior, este filme de comédia que chega ao cinema é brasileiro. Leandro Hassum é quem protagoniza este filme, que conta com a direção de Alê McHaddo e roteiro de Luiz Felipe Mazzoni e Alê McHaddo. Além disso, o elenco também é composto por Alê McHaddo, Danilo Gentili e Renata Bras.
Sinopse: Uma Advogada Brilhante acompanha a história de Michelle, mais conhecido como Mike (Leandro Hassum) um advogado promissor, enfrenta um grande desafio pessoal e profissional. Além de lidar com a constante confusão envolvendo seu nome de origem italiana, frequentemente associado a um nome feminino, ele está pressionado pela necessidade de arcar com todas as despesas de seu filho, sob a ameaça de sua ex-esposa deixar o Brasil com o garoto. Quando a empresa onde trabalha é adquirida pelo maior escritório de advocacia do país, Michelle vê uma oportunidade de crescer. Contudo, o novo escritório decide demitir vários funcionários, incluindo ele, na tentativa de equilibrar a quantidade de homens e mulheres. No entanto, por conta da confusão com seu nome, ele é salvo da demissão, desde que assuma a identidade de uma mulher. Decidido a manter seu emprego e garantir a guarda do filho, Michelle adota o disfarce de Dra. Michele. No entanto, manter essa farsa no ambiente de trabalho se torna muito mais complicado do que ele previa.
O que você achou dos lançamentos do cinema? Deixe seu comentário!