O filme “Babenco, alguém tem que ouvir o Coração e dizer: parou” dirigido pela atriz e diretora Bárbara Paz foi o grande escolhido pelo Brasil para concorrer ao Oscar 2021. Veja o trailer abaixo:
O longa é um documentário sobre a vida de Hector Babenco, cineasta argentino naturalizado brasileiro que faleceu em 2016 aos 70 anos de idade, e que também foi casado com a própria Bárbara Paz nos últimos 6 anos de sua vida. O filme mostra os medos, ansiedades, memória e reflexões do cineasta que também já foi indicado ao Oscar por “O beijo da mulher aranha” em 1986.
A película data de 2019 e já foi premiado em alguns festivais como Melhor Documentário no Festival de Veneza de 2019 e no Festival Viña Del Mar, no Chile, em 2020.
O anúncio da escolha foi feita após uma reunião virtual ocorrida na manhã desta quarta-feira (18), pela Academia Brasileira de Cinema e Artes Audiovisuais. A disputa foi ganha contra outros 18 filmes que estavam no páreo.
Ele tentará uma indicação na categoria de Melhor Filme Internacional na premiação. Pela primeira vez um documentário brasileiro arriscará uma indicação ao Oscar de filme estrangeiro.
“Babenco, alguém tem que ouvir o Coração e dizer: parou” estreia nos cinemas brasileiros em 26 de novembro.
O Oscar 2021 ocorrerá em 25 de abril devido a pandemia de COVID-19.