fbpx
Guia Mundo Moderno

Crítica: ‘The Beanie Bubble – O Fenômeno das Pelúcias’, um bom filme sobre um famoso case de sucesso

Não sei se é tão perceptível, mas o cinema está na época de fazer projetos sobre empresas com cases de sucesso. Esse ano já tivemos ‘Air: A História Por Trás do Logo’, sobre o tênis Air Jordan; também teve ‘Flamin’ Hot – O Sabor que Mudou a História’, sobre o Cheetos picante; ano passado teve a minissérie sobre o sucesso do Uber chamada ‘Super Pumped: The Battle for Uber’; e ainda esse ano teremos ‘BlackBerry’, sobre o primeiro smartphone do mundo. ‘The Beanie Bubble – O Fenômeno das Pelúcias’ vai nessa linha e conta a história da empresa que revolucionou o mercado de bichos de pelúcia.

Sinopse

Ty Warner (Zack Galifianakis) é um ser humano puramente narcisista, egoísta e mal agradecido que montou uma empresa que chegou a ser bilionária nos anos 90. Apesar disso, a história não é sobre ele, e sim sobre as 3 mulheres que o rodeavam e que fizeram essa empresa ser memorável por um tempo: Robbie (Elizabeth Banks), Sheila (Sarah Snook) e Maya (Geraldine Viswanathan). Através delas vemos a ascensão e queda de uma das maiores loucuras especulativas da história.

Bolha especulativa

Esse filme é baseado no livro ‘The Great Beanie Baby Bubble: Mass Delusion and the Dark Side of Cute’ escrito por Zac Bissonnette e lançado em 2015. Ele conta toda a loucura meteórica dos Beanie Babies na década de 90. Minha memória não lembra se esses bichinhos chegaram a ser comercializados no Brasil. Se foram, eu não participei dessa loucura. Por que chamei isso de loucura? Simplesmente porque eles ganharam muito dinheiro criando pelúcias limitadas que caíam em mãos de colecionadores fazendo com que o valor de alguns exemplares atingissem preços exorbitantes.

Esse movimento fez com que as pessoas gastassem dinheiro esperando que futuramente eles valessem como ouro. O caso do caminhão de Beanie Babies que tomba e cai pela estrada fazendo pessoas saquearem e brigarem foi real e é maluco demais só de pensar. Entregadores sendo atacados e roubados é outro nível que mede a maluquice que foi tudo isso. Com isso, se formou uma bolha especulativa tão grande que uma hora iria quebrar. Não foi por falta de aviso de pessoas competentes, mas o ego às vezes parece falar mais alto do que a verdade.

O longa explora toda essa história começando em 1983 pelo ponto de vista de 3 mulheres bem distintas. Robbie que ajudou a fundar a empresa; Sheila que virou o amor de Ty, onde suas filhas pequenas tiveram as maiores ideias para expandir a marca; e Maya que foi a grande cabeça do marketing, usando a Internet pela primeira vez com fins de venda e lucro. Se essas três mulheres estivessem unidas desde o início, teriam a maior empresa de sucesso até hoje.

Conclusão

Certamente não é uma obra maravilhosa, mas consegue prender bem nossa atenção. Entre os longas que possuem a temática de cases de sucesso, esse pode ficar esquecido em uma prateleira empoeirada e assim não ser lembrado tão cedo. Porém, temos ótimas atuações de nossos protagonistas e uma história envolvente que nos faz querer saber mais. Dou um ponto a mais para ele por causa da edição que em seus momentos finais consegue fazer algumas pegadinhas com o público e consegue juntar cenas que antes pareciam apenas tacadas. Um bom filme, mas que será esquecido por aí.

‘The Beanie Bubble – O Fenômeno das Pelúcias’ está disponível na AppleTV+.

Posts Relacionados

Carregando...

Ao usar este site, você concorda com a nossa Politica de Privacidade. OK Saber mais