A Prime Video apostou muito alto ao resolver adaptar uma era não muito explorada de O Senhor dos Anéis e com poucos detalhes deixados por J. R. R. Tolkien. Muito dinheiro foi dado e conseguimos ver toda essa grana na produção da série. É tudo muito bom tecnicamente e ela possui uma beleza ímpar que se compara com a trilogia de filmes de O Senhor dos Anéis (2001 – 2003) criada por Peter Jackson. Mesmo assim, a 1º temporada foi divisiva. Tinham acertos e também possuíam alguns problemas, principalmente com ritmo e com um número excessivo de personagens de núcleos diferentes. Esse novo ciclo melhora tudo, deixa a história mais cativante, mas alguns erros ainda se repetem. Porém, acredito que o resultado seja bem positivo.
Sinopse
Depois do Mal ter ressurgido e ter dado fim no momento de Paz vivido pela Terra-Média, os heróis precisam se unir para descobrir caminhos de detê-lo antes que seja tarde. Com a nova ascensão de Halbrand/Sauron (Charlie Vickers) ao poder, após ser desmascarado e expulso por Galadriel (Morfydd Clark), o lendário Lorde das Trevas se dedica à criação dos Anéis de Poder. Enquanto isso, os diferentes povos da Terra-Média, apavorados pelo Mal, se unem para marchar contra o vilão.
Continua sendo divisiva
Acho curioso que essa série esteja agradando bastante os críticos de uma forma geral e desagradando o público. Acredito que entre alguns motivos desse descontentamento tenha o fato de ter fãs completamente puristas com as obras originais e uma outra parte que não teve paciência para adentrar nesse mundo. Além de quem fica completamente perdido com um total desconhecimento sobre o que está vendo e acaba deixando para lá por não estar entendendo muito as coisas. Uma pena, pois a série melhorou e conseguiu avançar a história de modo a deixar tudo eletrizante e com uma tremenda raiva do grande vilão da história que se revelou e mostrou a que veio de verdade.
O ritmo melhorou e a história anda
Sua narrativa se tornou muito mais dinâmica e conseguiu avançar a história de um modo que não tornasse o seguimento tedioso ou que ficasse simplesmente parado no limbo. Mesmo em episódios que não houve ação, a construção da trama e o desenvolvimento de personagens foi bastante atrativo. Por mais que Sauron seja o vilão, a história é sobre ele. Vemos todo o potencial de seu poder de manipulação e como ele tenta trazer o bem, da forma dele, com um jeito muito distorcido de paz. Nosso querido Celebrimbor (Charles Edwards) que o diga. Comeu o pão que Morgoth amassou. O fã service está presente em todos os episódios, sempre citando nomes e detalhes que só vemos no livro Silmarilion, por exemplo. Quem pegou essas referências deve ter deixado um belo sorriso transparecer.
Ainda temos problemas
Alguns problemas ainda permeiam a série. Entre eles, ainda temos o excesso de núcleos e personagens que acabam dividindo a importância do todo com o público. Personagens como Isildur (Maxim Baldry) e O Estranho (Daniel Weyman) chegaram a ficar sumidos por um tempo a ponto de esquecermos deles e suas tramas serem completamente corridas e quase sem desenvolvimento. O roteiro falha bastante quando pensamos em tempo e geografia. Explico: para ir de um lugar para outro, dias são perdidos e a escrita resume isso como se cada região da Terra-Média fosse um bairro que está a alguns poucos quilômetros de distância. Os personagens viajam e parece que chegam em minutos aonde tem que chegar. Preciosismo de minha parte? Talvez. O que no livro são anos e, talvez, décadas, aqui tudo se passa de uma cena para a outra.
Conclusão
O Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder possui muitas coisas que mereciam ser mais exploradas nessa minha resenha, porém o espaço é curto. A série teve uma grande melhora e ela te instiga a continuar. Quando culminamos para a grande batalha da temporada é que entendemos a audácia da Prime Video para fazer essa obra. Possui problemas, que sempre espero que melhorem, mas não a prejudicam como um todo. Sua história é muito boa e saber como os anéis foram construídos está sendo uma jornada incrível. Eu já li os livros e sei para onde essa história vai. Espero ansioso pelos próximos acontecimentos
A 2º temporada de O Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder já se encontra completa na Prime Video.