fbpx
Guia Mundo Moderno

Crítica: Meu Amigo Pinguim, é uma história emocionante

Não adianta, toda vez que tem uma história de amizade entre um humano e um animal é certeza de que a emoção vai bater. Multiplica esse sentimento se a história for baseada em fatos. E adivinha, Meu Amigo Pinguim é justamente baseado em uma linda história real entre um pescador e um pinguim. Isso se torna muito melhor ao saber que tudo se passou no nosso Brasil, mais especificamente em Ilha Grande, dentro do Estado do Rio de Janeiro. Se prepare porque lá vem emoção.

Sinopse

João (Jean Reno) é um pescador que se fechou ao mundo depois de uma grande tragédia familiar. Passado vários anos após esse trauma, encontra um pinguim a beira da morte e todo sujo de óleo. João resgata o animal e cuida dele até que esteja em perfeitas condições para voltar ao mar. Quando chega esse dia, descobre que o pinguim quer ficar com ele. Agora, João e o pinguim, nomeado como Dimdim, terão uma grande história de amizade e lealdade que transcenderá tudo o que sabemos sobre esse belo animal.

Produção entre Brasil e Estados Unidos

Esse filme é uma produção entre Brasil e Estados Unidos. Embora se passe em boa parte no Brasil e com atores brasileiros, é todo falado em inglês. Isso torna tudo um pouco estranho no início, mas tudo bem. Entendemos que nesse caso é uma questão mercadológica que ganhará mais visibilidade no mercado internacional. Vale salientar que apesar de ser baseado em uma história real, algumas coisas são inventadas para colocar a trama para frente e para dar uma profundidade maior aos personagens principais.

Sobre o filme

Embora o seu início seja bem cruel com nosso protagonista, o resto do filme é bem leve e curioso. A amizade formada entre João e Dimdim é muito divertida de ser acompanhada e ficamos tristes quando, aparentemente, o pinguim vai embora. Porém, esse detalhe faz parte da narrativa e acompanhamos o encontro anual entre o pescador e esse curioso pinguim. Parar na costa de Ilha Grande foi acidente de percurso. Os pinguins nunca vão tão longe assim, mas ele viajava mais de 8 mil quilômetros só para encontrar o seu grande amigo. O que surpreende também é o fato dele saber exatamente onde é a praia que deve parar.

Amizade e lealdade

Pode parecer que o pinguim é um pet do João, mas não é esse o caso. Dimdim simplesmente é livre para ir e vir quando ele quiser. Isso é bem abordado e nos dá uma frase bem clichê, mas que funciona bastante dentro do que se propõe. João diz: “ele não é meu bicho de estimação, ele é meu amigo”. Manjado, mas perfeito para a ocasião. Essa amizade é bem esclarecida e João vai até o final para honrar esse sentimento. Memórias do passado o afetam e faz com que ele lute até o fim para manter essa grande amizade.

Conclusão

Meu Amigo Pinguim é um longa-metragem bem simples e sem muito alarde, mas que traz o básico para deixar qualquer marmanjo feliz e com os olhos marejados. Passaria tranquilamente em uma Sessão da Tarde e agradará qualquer um que for vê-lo. A não ser que tenho pelos no coração ou que esteja morto por dentro. Recomendo para qualquer um que goste de histórias do estilo, e também para as crianças que certamente irão se divertir. Se prepare, pois você vai querer ter um amigo pinguim também.

Meu Amigo Pinguim estreia em 12 de setembro nos cinemas.

Vídeo com a história real:

Posts Relacionados

Carregando...

Ao usar este site, você concorda com a nossa Politica de Privacidade. OK Saber mais