Não faz mais do que três meses que Wes Anderson lançou nos cinemas ‘Asteroid City’, seu mais recente longa-metragem. Digo isso, pois me surpreendeu o fato dele lançar ‘A Incrível História de Henry Sugar’, mais uma obra pouco tempo depois, agora no serviço de streaming da Netflix. Entendi melhor esse lançamento rápido e abrupto ao perceber que ele é um média-metragem com apenas 37 minutos de duração. Em uma época com muitos filmes longos, foi um alento sentar para apreciá-lo e saborear toda essa loucura que é a cinematografia do diretor.
Sinopse
Henry Sugar (Benedict Cumberbatch) é um homem rico de 41 anos que não sabe direito o que fazer com todo o seu dinheiro. Ao descobrir em um livro a incrível história de um homem que conseguia enxergar através de objetos, ele faz disso seu novo objetivo de vida. Quando consegue tal habilidade, resolve usá-la para enriquecer nos cassinos. É nesse momento que uma revelação lhe passa pela cabeça e faz com que veja o mundo com novos olhos.
Junção entre Roald Dahl e Wes Anderson
‘A Incrível História de Henry Sugar’ é um conto escrito por Roald Dahl, o mesmo que criou ‘A Fantástica Fábrica de Chocolate’. Essa junção entre Roald Dahl e Wes Anderson é perfeita. Parece que um nasceu para completar a obra do outro. Toda a bizarrice do autor é passada para a tela de um modo muito peculiar e bastante satisfatório. O roteiro parece que foi tirado direto do conto e isso nos dá uma sensação de estranheza extrema ao mesmo tempo que conseguimos apreciar uma adaptação ao pé da letra.
A estética do diretor está 100% em tela. Até quem não sabe direito do que se trata, poderia chutar certo quem está por trás de tudo isso. Aqueles tons pastéis e mudanças quase imperceptíveis de cenário como se fossem uma grande peça de teatro estão presentes. Por ter visto ‘Asteroid City’ bem recentemente, me dá a impressão que ele rodou esse filme imediatamente após, pois a influência é muito perceptível, até mesmo para uma cineasta tão característico quanto Wes Anderson.
Elenco
Só esse homem consegue juntar um elenco incrível e grandioso mesmo que para um projeto de menor escopo. Temos Ralph Fiennes (A Lista de Schindler), Benedict Cumberbatch (O Jogo da Imitação), Dev Patel (Quem Quer Ser um Milionário?) e Ben Kingsley (Gandhi). Todos nomes prestigiados na indústria e todos muito bem de acordo com a cartilha imposta pelo diretor. O diálogo é tão rápido e a câmera é tão ágil que em certos pontos se piscar o olho é capaz de perder algo.
Conclusão
A recomendação maior para ‘A Incrível História de Henry Sugar’ é para os fãs de Wes Anderson. Esse é um presente e um deleite para quem acompanha a sua carreira e para quem quer consumir algo mais rápido e mais palatável para um dia comum. Para novos navegantes, essa obra pode parecer bizarra demais, mas caso gostem, já sabem o que esperar do diretor em uma possível empreitada de descoberta para um novo mundo cinematográfico.
‘A Incrível História de Henry Sugar’ já está disponível na Netflix.