Com a chegada do mês de março, novos conteúdos chegam ao cinema. Entre eles, estão o sexto filme da franquia Pânico, o terceiro filme da franquia Creed e os filmes Shazam! Fúria dos Deuses e John Wick 4: Baba Yaga. Além disso, os filme Entre Mulheres e Close, indicados ao Oscar 2023 também chegam ao cinema.
02 de Março:
CREED III
Em primeiro lugar, destacamos o terceiro filme da franquia Creed. O longa-metragem marca a estreia de Michael B. Jordan na direção. Além disso, este é o primeiro filme da franquia Creed/Rocky a não apresentar o personagem Rock Balboa.
Sinopse: Em Creed III, continuação do longa de 2018, Michael B. Jordan volta a interpretar Adonis Creed. Depois de dominar o mundo do boxe, Adonis Creed vem prosperando tanto na carreira quanto na vida familiar. Quando um amigo de infância e ex-prodígio do boxe, Damian (Jonathan Majors), ressurge depois de cumprir uma longa sentença na prisão, ele está ansioso para provar que merece sua chance no ringue. Damian pede a ajuda de Creed para que ele o ajude a voltar para os campeonatos de luta. Apesar de tudo, dezoito anos na prisão mudam a pessoa e Damian não está nada satisfeito que Creed “tomou seu lugar” no ringue de boxe. Dois velhos amigos então vão lutar para enfrentar seus passados juntos e enfrentar o futuro que os aguarda. Para acertar as contas, Adonis deve colocar seu futuro em risco para lutar contra Damian – um lutador que não tem nada a perder.
CLOSE
Indicado ao Oscar 2023, o filme que estreou no Festival de Cinema de Cannes, tem direção de Lukas Dhont. Além disso, a produção tem um elenco composto pelos atores Eden Dambrine, Gustav De Waele e Emilie Dequenne.
Sinopse: Em Close, seguimos a história de dois super próximos, Leo e Rémi, ambos com 13 anos, acabam tendo a amizade interrompida. Tentando compreender o que aconteceu, Leo fala com Sophie, mãe de Rémi. Mas tudo isso aconteceu quando eles entraram na escola. Seus colegas percebem essa intimidade, comentam e alguns perguntam. Apesar de tudo, Leo parece ser o primeiro a perceber que sua relação com Rémi pode ser ruim para outras pessoas. Ele começa a evitar o contato físico entre eles na escola e também quando estão sozinhos, o que leva a uma luta de quarto que vai um pouco longe demais em uma manhã. Ele faz amizade com outro garoto e começa a jogar hóquei no gelo. Mas, Leo é surpreendido quando ouve notícias ruins sobre seu amigo e como ele reage pelos próximos anos. Essa não é uma história de amor, mas de pesar e como Leo processa as más notícias de seu amigo.
ENTRE MULHERES
Da mesma forma que o anterior, este filme também está entre os indicados ao Oscar. Baseado no livro homônimo de Miriam Toews, o longa-metragem tem direção de Sarah Polley e no elenco Rooney Mara, Claire Foy e Jessie Buckley.
Sinopse: Baseado no livro homônimo de Miriam Toews e inspirado em eventos reais ocorridos na colônia de Manitoba, na Bolívia, Entre Mulheres segue as mulheres da comunidade religiosa que lutam para conciliar sua fé com a realidade. Em 2010, as mulheres da comunidade isolada seguem a religião da igreja Menonita, e acabam descobrindo um segredo chocante sobre os homens da comunidade que controlaram suas vidas e fé. É revelado que os homens usaram anestésicos para drogar e estuprar mulheres e meninas durante a noite por muitos anos, às vezes resultando em gravidez. É tradição da comunidade quase menonita manter a mulher em um estado sem educação, sem escolaridade e analfabetismo, com o objetivo de ajudá-la a ser totalmente subserviente aos membros masculinos da comunidade e às suas necessidades.
DUAS BRUXAS: A HERANÇA DIABÓLICA
Dirigido e co-escrito por Pierre Tsigaridis, este filme de terror que chega ao cinema foi exibido em outubro de 2021 no Horror Film Festival. No elenco, estão os atores Rebekah Kennedy, Kristina Klebe e Tim Fox.
Sinopse: Sarah (Belle Adams) é uma grávida que quer fazer um bom jantar com seu parceiro Simon (Ian Michaels) antes de dar à luz. No restaurante ela não tem que lidar apenas com o marido, que infelizmente é bastante insensível. Ela também sente que está sendo observada por uma mulher que imediatamente a confunde com uma bruxa. É esse o “olhar maldoso” que a velha lhe dá? Quando o casal visita seus novos amigos Dustin (Tim Fox) e Melissa (Dina Silva) um pouco mais tarde, eles pegam um tabuleiro Ouija e liberam poderes sombrios. Ao mesmo tempo, surgem tensões entre a estudante Rachel (Kristina Kleber) e sua nova colega de quarto Masha (Rebekah Kennedy). A jovem de comportamento estranho e completamente impulsiva trouxe para casa um homem estranho (Jacob DeMonte-Finn), com quem um incidente violento imediatamente se inicia.
BELAS PROMESSAS
Filmado em 35 dias, este filme de drama que foi apresentado no Festival de Cinema de Veneza, tem direção de Thomas Kruithof e elenco composto por Isabelle Huppert, Reda Kateb e Naidra Ayadi.
Sinopse: Em Belas Promessas, o ano é 1993 e Clémence (Isabelle Huppert) é prefeita de uma cidade. Com esse cargo ela é corajosa e determinada, sempre se envolvendo com os mais desfavorecidos para salvar a cidade da miséria e do desemprego. Porém, ela trava com Yazid (Reda Kateb), seu chefe de gabinete, uma batalha feroz para salvar o bairro de Bernardins, cidade minada pela insalubridade e pelos “comerciantes adormecidos”. Esta será sua última luta, antes de passar para a próxima eleição. Mas quando Clémence é abordada para se tornar ministra, sua ambição põe em questão todos os seus planos. Clémence pode abandonar sua cidade, seus entes queridos e renunciar a suas promessa?
SE A VIDA COMEÇASSE AGORA
Por fim, finalizando a primeira semana de março, este filme nacional de romance conta com Caio Castro, Luiza Valdetaro e Marcelo Serrado. A direção ficou por conta de Alexandre Klemperer.
Sinopse: Rio de Janeiro, 1985. Um empresário (Marcelo Serrado) está tentando a todo custo criar o maior festival de música do Brasil, o Rock in Rio, reunindo fundos para o projeto. Ao mesmo tempo, um jornalista inexperiente (Caio Castro) conquista a possibilidade de acompanhar um grande evento musical. No local, ele conhece Bia (Luiza Valdetaro), uma grande fã de Freddie Mercury. Os caminhos dos três se cruzam ao longo de várias edições do Rock in Rio.
09 de Março:
PÂNICO 6
Neste sexto filme da franquia Pânico, acompanhamos alguns dos personagens do quinto filme da franquia. Por outro lado, infelizmente não veremos mais Neve Campbell, grande estrela da franquia. O longa-metragem tem direção de Matt Bettinelli-Olpin e Tyler Gillett.
Sinopse: Sam (Melissa Barrera), Tara (Jenna Ortega), Mindy (Jasmin Savoy Brown) e Chad (Mason Gooding) estão fartos. Depois de sobreviver ao massacre final de Ghostface em Woodsboro, os quatro se mudam sem cerimônia para Nova York. Lá, os dois irmãos querem começar uma nova vida, por assim dizer, e deixar a pequena cidade e suas experiências traumáticas para trás. Mas o maldito assassino com uma máscara de fantasma e uma lâmina afiada não pode ser abalado tão facilmente, porque de repente ele também aparece na Big Apple. Na rua, no metrô, no supermercado – aparentemente em todos os lugares ele aproveita a agitação da cidade grande para desaparecer na multidão com a mesma rapidez com que apareceu antes. E embora Sam, Tara, Mindy e Chad já tenham conhecido o assassino, desta vez eles não podem confiar em sua experiência. Porque quem está por trás da máscara tem novos truques na manga.
65: AMEAÇA PRÉ-HISTÓRICA
Escrito e dirigido por Scott Beck e Bryan Woods, este filme que chega ao cinema e que foi rodado em Kisatchie National Forest, Louisiana, tem no elenco os atores Adam Driver, Ariana Greenblatt e Chloe Coleman.
Sinopse: Junto com a garotinha Koa (Ariana Greenblatt), o piloto Mills (Adam Driver) está viajando na imensidão do espaço quando problemas técnicos o obrigam a fazer um pouso de emergência em sua nave em um planeta alienígena. Quando percebem que não estão sozinhos, sobreviver nesse ambiente hostil torna-se um verdadeiro desafio. Depois que o piloto do acidente descobre que o planeta também não é tão alienígena, mas sim uma versão pré-histórica da Terra e que ele viajou quase 65 milhões de anos no passado, o suor está estampado em seu rosto. Essa percepção fica ainda mais clara quando ele conhece os habitantes agressivos deste “novo” mundo, porque são dinossauros. Com armas a laser e um arsenal futurista de armas, o piloto da nave encalhado na Terra do passado tem que defender a si mesmo e à garota contra lagartos gigantes que enlouqueceram e querem pegar as coleiras da dupla.
CORAÇÃO DE NÉON
Outro filme nacional, a produção foi escrita, dirigida e estrelada por Lucas Estevan Soares, com ambientação em Curitiba, no Paraná. Além de Soares, estão no elenco Paulo Matos e Ana de Ferro.
Sinopse: No Boqueirão, um dos bairros mais populosos de Curitiba, o jovem Fernando trabalha com o pai, Lau, em um carro de telemensagem chamado Coração de Neon. Juntos eles sonham em levar o carro até os Estados Unidos. Após uma performance que terminou de forma trágica, a vida de Fernando muda completamente e ele inicia uma jornada alucinante e cheia de reviravoltas em busca de seus sonhos. Assim como na realidade, a história de Fernando passa por altos e baixos, por ação, romance e drama. Por meio de gírias, costumes e cultura local, o bairro de Boqueirão (ou Boquera, para os íntimos) mostra um retrato do Brasil com sotaque curitibano.
A PORTA DO LADO
Assim como o anterior, este é outro filme brasileiro. Com passagens pelo Festival de Cinema de Gramado e Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, o longa tem direção de Julia Rezende, com Letícia Colin, Danilo Ferreira e Bárbara Paz no elenco.
Sinopse: Em A Porta ao Lado, Rafa (Dan Ferreira) e Mari (Letícia Colin) vivem um relacionamento tranquilo e estável, monogâmico, dentro dos moldes mais tradicionais. Juntos há mais de cinco anos, os dois se acostumaram com a rotina e a monotonia da vida de casados, sem muitas aventuras. Mas quando Fred (Túlia Starling) e Isis (Bárbara Paz), um casal que vive um relacionamento aberto, se muda para o apartamento ao lado, Mari acaba sendo levada a questionar seu casamento e considerar outras formas de se relacionar. O encontro entre os dois casais provoca desejos, dúvidas e inseguranças, transformando completamente a vida dos quatro.
COISAS DO AMOR
Esta comédia romântica alemã que chega ao cinema tem direção e roteiro de Anika Decker, com um elenco composto por Elyas M’Barek, Lucie Heinze e Peri Baumeister. O filme foi rodado em 38 dias.
Sinopse: Marvin Bosch (Elyas M’Barek) vive a vida com a qual muitos podem apenas sonhar: o maior astro do cinema alemão, pode ser encontrado em todos os tapetes vermelhos importantes, fãs gritando correm para pegá-lo, equipes de filmagem estão esperando por entrevistas e os fotógrafos o perseguem. Outra estréia de filme está chegando hoje e as pessoas estão aguardando ansiosamente a chegada de Marvin. Mas ele não vem. A razão para isso é uma entrevista com a jornalista de tablóide de língua afiada Bettina Bamberger (Alexandra Maria Lara), que Marvin teve nesse meio tempo – e saiu do controle. Agora a estrela de cinema está fugindo da mídia e acaba no cinema feminista “3000”, dirigido por Frieda (Lucie Heinze). Porém, ela não está nada entusiasmada com a chegada dele, por outro lado Marvin poderia ser útil para ela, afinal seu teatro está à beira da ruína. Marvin, Frieda e seu grupo agora enfrentam a difícil tarefa de salvar o teatro e reviver a carreira de Marvin à vista do público. E talvez haja uma chance de um grande amor ao longo do caminho.
16 de Março:
SHAZAM! FÚRIA DOS DEUSES
Esta sequência de Shazam, lançado em 2019, é baseada no personagem de mesmo nome da DC Comics. Logo, o filme tem direção de David F. Sandberg e como protagonista o ator Zachary Levy.
Sinopse: Shazam! Fury of the Gods (no original) é a sequência do primeiro filme do herói que acompanha as aventuras do adolescente orfão Billy Batson (Asher Angel). Basta gritar uma palavra – SHAZAM! – para que o jovem se transforme no super-herói adulto Shazam (Zachary Levi), dom que recebeu de um antigo mago. Um menino dentro de um corpo de herói, Shazam se diverte com seus superpoderes e começa a testar os limites de suas habilidades, mesmo que precise dominar estes poderes rapidamente para lutar contra as forças do mal, nessa nova aventura.
MEDUSA
Tal qual outros filmes presentes nesta lista, este longa-metragem é uma produção brasileira. Presente em diversos festivais, como por exemplo o Festival de Toronto, o filme tem direção e roteiro de Anita Rocha da Silveira.
Sinopse: Em Medusa, uma gangue de mulheres fazem o melhor que podem para controlar tudo ao seu redor – até mesmo outras mulheres – para resistir à tentação. Mas o dia chegará onde a vontade será maior do que tudo.
TENSÃO NAS ALTURAS
Produção britânica, este filme de suspense produzido pela Evolution Pictures tem um elenco composto pelos atores Brittany Ashworth, Ben Lamb e David Wayman. A direção é de Howard J. Ford.
Sinopse: Alpinistas habilidosas e amigas, Kelly e Sophie se aventuraram em uma vasta floresta do norte da Itália para uma expedição de escalada. Antes de iniciarem a ascensão, os dois encontram um grupo de homens que, a princípio, parecem gentis e engraçados, mas logo se revelam assassinos perigosos. Após Kelly escapar de um ataque de um deles, ela consegue assistir e registrar o assassinato da amiga, mas é descoberta por um deles, obrigando-a a fugir imediatamente dos criminosos. Desesperada para sair viva da situação, ela decide iniciar uma perigosa escalada no penhasco de uma montanha, colocando seus instintos de sobrevivência à prova enquanto os assassinos se aproximam cada vez mais.
23 de Março:
JOHN WICK 4: BABA YAGA
Neste quarto filme da franquia John Wick que chega ao cinema, Keanu Reeves retorna interpretando o famoso personagem. Aliás, o longa dirigido por Chad Stahelski é o mais longo da franquia.
Sinopse: John Wick 4: Baba Yaga é o quarto filme da franquia de ação com Keanu Reeves, que vive um assassino aposentado que volta a atuar, guiado por uma busca incontrolável de vingança. Precisando lutar contra assassinos sanguinários que o perseguem, John precisará elevar suas habilidades ao limite se quiser sair vivo. Em uma corrida contra o tempo, ele terá que superar os adversários mais mortais e violentos do submundo, enfrentando a Alta Cúpula de Nova York a Paris, de Osaka a Berlim. Não há caminho de volta, só um sobrevive.
RAQUEL 1:1
Com direção e roteiro de Mariana Bastos, este drama passou pela 46ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo. No elenco, estão os atores Valentina Herszage, Ravel Andrade e Emílio de Mello.
Sinopse: Em Raquel 1:1, Raquel (Valentina Herszage) é uma adolescente religiosa que chega a uma pequena cidade do interior onde nasceu, em busca de uma vida nova junto ao seu pai. Nesse retorno, ela vive um misterioso acontecimento que lhe faz embarcar numa controversa missão ligada à Bíblia e a traumas de seu passado. Ao lado de suas novas amigas, um grupo de garotas evangélicas da igreja local, Raquel mergulha na sua espiritualidade e tenta se encontrar dentro de uma espiral de fé, razão e loucura.
O RIO DO DESEJO
Assim como o anterior, este filme é uma produção nacional. Baseado no conto O Adeus do Comandante, de Milton Hatoum, o longa tem direção de Sérgio Machado e elenco composto por Daniel de Oliveira, Sophie Charlotte e Gabriel Leone.
Sinopse: Ao se apaixonar por Anaíra (Sophie Charlotte), Dalberto (Daniel de Oliveira) abandona seu trabalho na polícia e o casal passa a viver às margens do Rio Negro, na casa que Dalberto divide com os dois irmãos. Mas, quando Dalberto é obrigado a se arriscar em uma longa viagem rio acima, Dalmo (Rômulo Braga), o irmão mais velho, luta para controlar a atração que sente pela cunhada. Enquanto isso, Anaíra e Armando (Gabriel Leone), o caçula, também se aproximam. E a volta de Dalberto reúne, sob o mesmo teto, três irmãos apaixonados pela mesma mulher.
LA SITUACIÓN
Produzido pela Mixer Films, este filme de comédia, dirigido por Tomás Portella, mesmo diretor de Isolados (2014), tem no elenco Natália Lage, Júlia Rabello e Thati Lopes.
Sinopse: La Situación apresenta três amigas (Natália Lage, Júlia Rabelo e Thati Lopes) em busca de uma misteriosa herança na Argentina. Elas passam por uma sequência de perrengues e situações perigosas e ao mesmo tempo hilárias, ao se envolverem, sem saber, com traficantes locais.
A ESCADA PARA O INFERNO
Com direção de Brendan Muldowney e baseado no seu curta de 2004 “The Ten Steps”, o filme de terror rodado em sete semanas tem um elenco composto pelos atores Elisha Cuthbert, Eoin Macken e Aaron Monaghan.
Sinopse: Keira (Elisha Cuthbert) e Brian Woods (Eoin Macken) recentemente compraram uma mansão isolada em um leilão. Agora eles estão ansiosos para começar uma nova vida lá com seus filhos, a adolescente Ellie (Abby Fitz) e o pequeno Steve (Dylan Fitzmaurice Brady). Ellie não está feliz com a mudança, tendo que deixar seus amigos e tudo o que sabe para trás. Além disso, na primeira noite na nova casa, os pais extrovertidos confiam a ela o cuidado do irmãozinho. Quando a energia acaba naquela noite, Ellie vai até a caixa de fusíveis no porão, um lugar misterioso e escuro do qual ela tem muito medo. Quando a mãe e o pai voltam para casa, a menina desaparece sem deixar vestígios. Assolada pela culpa, Keira encontra símbolos e números misteriosos no porão e acima de cada porta de sua nova casa. Com a ajuda do professor de matemática Remy (Aaron Monaghan), ela começa a desvendar o segredo diabólico da casa na esperança de salvar sua filha.
30 de Março:
SUPER MARIO BROS. – O FILME
Produzido pela Illumination, este filme que chega ao cinema é baseado no famoso jogo de mesmo nome da Nintendo. Na dublagem nacional, estão os atores Raphael Rossatto, Manolo Rey, Carina Eiras e Márcio Dondi. A direção é de Aaron Horvath e Michael Jelenic.
Sinopse: Mario é um filme baseado na série de video games, Super Mario Bros, da Nintendo. Em Super Mario Bros. – O Filme, Mario (Chris Pratt) é um encanador qualquer no bairro de Brooklyn junto com seu irmão Luigi (Charlie Day). Um dia, Mario e Luigi vão para no reino dos cogumelos, governado pela Princesa Peach (Anya Taylor-Joy), mas ameaçado pelo rei dos Koopas, Bowser (Jack Black), que vai fazer de tudo para conseguir reinar todos os lugares. É então quando Luigi é raptado por Bowser e o usa para procurar Mario, o único capaz de deter o Koopa e reestabelexcer a paz. Mario terá que aprender como viver nesse novo reino perigoso, passando por vários biomas, aprender a dirigir carros, utilizar itens que o fazem soltar bolas de fogo das mãos, virar um animal e andar em plataformas nada confiáveis. Também estará acompanhados de amigos, como Toad (Keegan-Michael Key) e Donkey Kong (Seth Rogan).
URSO DO PÓ BRANCO
Vagamente baseado na história do urso do pó, um urso negro americano que ingeriu quase 75 libras. (34 kg) de cocaína perdida, este filme tem direção de Elizabeth Banks e no elenco Keri Russell, O’Shea Jackson Jr. e Christian Convery.
Sinopse: Um thriller baseado em fatos reais que ocorreram em Kentucky em 1985. Um urso foi encontrado morto por uma aparente overdose de cocaína entre quarenta contêineres abertos contendo vestígios da droga. Esses contêineres aparentemente foram jogados de um avião por um traficante de drogas condenado porque ele carregava uma carga muito pesada durante o salto de paraquedas.
NOITES ALIENÍGENAS
Presente nos Festivais de Gramado e Mostra Internacional de Cinema de Belo Horizonte, este drama nacional tem direção de Sérgio de Carvalho e no elenco Gleici Damasceno, Chico Diaz e Joana Gatis.
Sinopse: Noites Alienígenas acompanha a história de Rivelino (Gabriel Knox), Sandra (Gleici Damasceno) e Paulo (Adanilo), três amigos de infância e da periferia que se reencontram em Rio Branco, cidade da Amazônia, em um contexto trágico. O longa apresenta a periferia da Amazônia urbana, as fronteiras entre cidade e floresta, e a partir do realismo fantástico, aborda o impacto da chegada das facções criminosas do sudeste do Brasil para a Amazônia. A obra é inspirada no romance de mesmo nome escrito por Sérgio de Carvalho.
A ESPOSA DE TCHAIKOVSKY
Ambientado no Império Russo, este filme participou do Festival de Cinema de Cannes de 2022. O filme tem direção de Kirill Serebrennikov e no elenco Odin Lund Biron, Filipp Avdeyev e Ekaterina Ermishina.
Sinopse: Tchaikovsky’s Wife segue o relacionamento tumultuado entre Pyotr Tchaikovsky, o compositor russo mais famoso de todos os tempos, e sua esposa Antonina Miliukova.
OS CINCO DIABOS
Da mesma forma que o anterior, esta comédia dramática francesa que chega ao cinema esteve presente no Festival de Cannes. A direção do longa-metragem é de Léa Mysius e no elenco estão os atores Adèle Exarchopoulos, Sally Dramé e Swala Emati.
Sinopse: Vicky vive com sua mãe, Joanne, e o pai, Jimmy, um homem que luta para encontrar o seu espaço. Quando a tia de Vicky reaparece após sair da prisão, sua presença traz de volta o passado de uma forma violenta e mágica.
O que achou dos lançamentos do cinema? Deixe seu comentário!