fbpx
Guia Mundo Moderno
Transtorno Bipolar

Confira 10 filmes e séries sobre Transtorno Bipolar e onde assistir

O Transtorno Bipolar é um tema abordado de forma sensível em diversos filmes e séries, permitindo maior compreensão sobre o transtorno e suas complexidades. Nos dias atuais, é imprescindível conhecer melhor sobre estes transtornos para podermos compreender e respeitar as diferenças. Caracterizado por sintomas como por exemplo a mudança de humor, o Transtorno Bipolar tem afetado cada vez mais pessoas ao redor do mundo. Neste sentido, confira a seguir 10 produções que abordam a temática.

 

 

Uma Amizade Inesperada (2019)

Em primeiro lugar trazemos aqui este filme italiano lançado em 2019 e que foi apresentado no Festival de Cinema de Roma, ainda em 2019. A produção traz Valério como protagonista, um homem diagnosticado com transtorno bipolar. Antonio Folletto, Catherine Spaak e Veruschka von Lehndorff são alguns nomes do elenco deste filme dirigido e roteirizado por Enrico Iannaccone.

O filme está disponível no Looke.

Sinopse: A vida de Valério, um charmoso jovem de 30 anos afetado pelo transtorno bipolar, ganha um novo significado quando ele conhece Carla, uma senhora que manifesta os primeiros sintomas da doença de Alzheimer.

 

Transtorno Bipolar
Uma Amizade Inesperada (Divulgação/Elite Filmes)

 

 

Spin Out (2020)

Em seguida destacamos esta série de 2020 que tem apenas uma temporada lançada. A produção tem como protagonista uma patinadora que ao decorrer dos acontecimentos fica evidente que ela possui o transtorno, além de outros traumas psicológicos. Samantha Stratton é a criadora desta série que traz em seu elenco os atores Kaya Scodelario, Willow Shields, Evan Roderick, David James Elliott e Sarah Wright Olsen.

A série está disponível na Netflix.

Sinopse: Uma patinadora artística luta para equilibrar amor, família e saúde mental quando seu sonho de vencer as Olimpíadas toma um rumo inesperado.

 

Spin Out (Divulgação/Netflix)

 

 

 

Sentimentos que Curam (2014)

Este filme americano também traz um personagem com o transtorno bipolar. Cameron, interpretado pelo grande ator Mark Ruffalo é internado em uma instituição psiquiátrica. Além disso, outros nomes do elenco são Zoe Saldana, Imogene Wolodarsky, Ashley Aufderheide e Keir Dullea. A direção ficou por conta de Maya Forbes.

O filme está disponível para compra e aluguel no Youtube e Apple TV.

Sinopse: Boston, Estados Unidos. O fato de Cameron ser maníaco-depressivo não impediu que Maggie se envolvesse com ele. O casal teve duas filhas, mas os constantes colapsos nervosos de Cameron fizeram com que eles deixassem de morar juntos, por mais que mantivessem contato constante. Em 1978, devido às dificuldades financeiras, Maggie resolve fazer um curso de especialização em Nova York, com duração de 18 meses. A saída para que o plano dê certo é que Cameron deixe o hospital psiquiátrico em que vive para voltar a morar em casa.

 

Transtorno Bipolar
Sentimentos que Curam (Divulgação/Sony Pictures)

 

 

 

 

O Lado Bom da Vida (2012)

Embora não aborde especificamente o transtorno bipolar, este filme traz em seu protagonista Pat Solitano Jr., um personagem com muitas características evidentes. O filme é baseado no romance homônimo de Matthew Quick, publicado em 2008. Bradley Cooper, Jennifer Lawrence, Robert De Niro, Jacki Weaver e Chris Tucker estão no elenco deste filme dirigido por David O. Russell.

O filme está disponível no Mercado Play e Amazon Prime Video.

Sinopse: Depois de um período em uma instituição mental, o ex-professor Pat Solitano volta a morar com os pais e tenta se reconciliar com a ex-mulher.

 

O Lado Bom da Vida (Divulgação/The Weinstein Company)

 

 

 

 

Mania Days (2015)

Além disso, outro filme que podemos citar nesta lista é este lançado em 2015 e que traz dois personagens diagnosticados com o transtorno bipolar. A partir de então acompanhamos o desenrolar desta relação entre os dois. A produção é inspirada no livro homônimo escrito por Kay Redfield Jamison. Katie Holmes, Luke Kirby, Christine Lahti, Griffin Dunne e Bruce Altman estão no elenco deste filme dirigido por Paul Dalio.

O filme está disponível para compra e aluguel no Youtube e Apple TV.

Sinopse: Dois escritores maníaco-depressivos, Carla (Katie Holmes) e Marco (Luke Kirby) acabam do mesmo hospital psiquiátrico. Eles se aproximam e isso faz com que suas emoções se tornem mais intensas, o que agrava a doença de cada um. Os médicos e familiares tentam separá-los, porém, cada vez mais o romance destrutivo deles se intensifica.

 

Transtorno Bipolar
Mania Days (Divulgação/ Roadside Attractions)

 

 

 

Por Lugares Incríveis (2020)

Indiretamente, o filme lançado em 2020 aborda o transtorno bipolar, trazendo as características deste distúrbio no personagem Finch. Vale a pena destacar que o filme é baseado no livro homônimo, que foi escrito por Jennifer Niven. Brett Haley é responsável pela direção deste filme que conta com os atores Elle Fanning, Justice Smith, Alexandra Shipp, Kelli O’Hara, Lamar Johnson, Virginia Gardner e Felix Mallard.

O filme está disponível na Netflix.

Sinopse: Dois adolescentes que estão passando por momentos difíceis criam um forte laço quando embarcam em uma jornada transformadora para visitar as maravilhas de Indiana.

 

Por Lugares Incríveis (Divulgação/Netflix)

 

 

 

Modern Love (2019)

Ainda assim, trazemos aqui uma personagem importante da série Modern Love, que é diagnosticada com o transtorno bipolar: Lexi, interpretada por Anne Hathaway. No terceiro episódio da 1ª temporada da série, este diagnostico é abordado. Além de Hathaway, o elenco conta com os atores Brandon Victor Dixon, Gary Carr, Shea Whigham e Andrew Scott.

A série está disponível no Amazon Prime Video.

Sinopse: Uma amizade improvável. A reaparição de um amor perdido. Um casamento em seu momento decisivo. Um encontro que pode não ter sido um encontro. Uma nova família não convencional. São histórias únicas sobre alegrias e tribulações de amor, cada uma inspirada por um artigo pessoal real da adorada coluna do New York Times, “Amor Moderno.”

 

Transtorno Bipolar
Modern Love (Divulgação/Amazon Prime Video)

 

 

 

Mr. Jones (1993)

Em seguida trazemos um filme lançado no início dos anos 1990 e que traz um personagem com episódios recorrentes do que hoje conhecemos como transtorno bipolar e que moldam sua trajetória no decorrer do longa. Richard Gere, Lena Olin, Anne Bancroft, Tom Irwin e Delroy Lindo estão no elenco deste filme dirigido por Mike Figgis.

O filme está disponível para compra e aluguel no Youtube, Amazon Prime Video e Apple TV.

Sinopse: O impulsivo, irresponsável, irresistível Mr. Jones (Richard Gere) é um homem que conquista as pessoas sem esforço com seu charme contagioso e energia fascinante. Ele também é um homem que facilmente entra em depressão e desespero. A inteligente, dedicada e respeitada Dra. Libbie Bowen (Lena Olin) é a psiquiatra que, apesar de toda a experiência, está totalmente despreparada para tratar o Mr. Jones. Ele a desafia, a intriga, consegue ver o que ela sente por dentro, e logo Libbie se vê arriscando toda sua carreira por amor. Em uma história atípica do poder do amor, Mr. Jones esclarece as enormes complexidades da psicose maníaco-depressiva enquanto examina a frágil relação médico/paciente no difícil mundo da saúde mental. © 1993 TriStar Pictures, Inc. All Rights Reserved.

 

Mr. Jones (Divulgação/TrisTar Pictures)

 

 

 

No Portal da Eternidade (2018)

Este filme biográfico não aborda especificamente o transtorno bipolar, mas traz muito de como era a saúde mental do grande artista Vincent van Gogh, algo que nos leva a crer que ele sofria com o transtorno. Julian Schnabel é o responsável pela direção deste filme que conta com os atores Willem Dafoe, Rupert Friend, Mads Mikkelsen, Mathieu Amalric, Emmanuelle Seigner e Oscar Isaac.

O filme está disponível para compra e aluguel no Youtube, Amazon Prime Video e Apple TV.

Sinopse: “No Portal da Eternidade” se passa nas aldeias de Arles e Auvers-sur-Oise, onde Van Gogh se refugiou para escapar das pressões de Paris. Ali, o artista é tratado gentilmente por alguns e brutalmente por outros. Enquanto o também pintor Paul Gaugin se afasta do amigo devido à sua intensidade, seu irmão Theo continua inabalável em seu apoio, mas não consegue vender sequer uma obra de Van Gogh.

 

Transtorno Bipolar
No Portal da Eternidade (Divulgação/CBS Films)

 

 

 

Amor Louco (1995)

Por fim, encerramos a lista com este filme de 1995 que traz como protagonistas Matt e Casey. Com diversos sintomas depressivos e que remetem ao transtorno bipolar, Casey é internada em uma clínica. Antonia Bird é quem dirige este filme que conta com grandes nomes no elenco, como por exemplo Chris O’Donnell, Drew Barrymore, Joan Allen e Matthew Lillard.

O filme está disponível no Disney+.

Sinopse: Matt se apaixona por Casey, a nova garota da escola. Ela é amável e excêntrica, mas tem um lado obscuro que Matt não consegue entender. Quando Casey tenta cometer suicídio, ela é internada pelos pais em uma instituição mental, mas o namorado tira sua amada de lá e os dois caem na estrada. Eles acreditam que o amor pode curar tudo, mas Matt começa a questionar esta teoria.

 

Amor Louco (Divulgação/Buena Vista)

 

Se você está com sintomas de transtorno bipolar, procure a ajuda de um médico.

O que você achou desta lista? Deixe seu comentário!

 

 

Posts Relacionados

Carregando...

Ao usar este site, você concorda com a nossa Politica de Privacidade. OK Saber mais