fbpx
Guia Mundo Moderno
Não ao racismo

10 Filmes Para Entender o Racismo Negro

O racismo negro é um tema abordado com frequência no cinema mundial. Portanto, sejam filmes, séries ou documentários, cada vez mais nos vemos chocados em como ainda vivemos em uma sociedade racista.

Em maio de 2020, o mundo inteiro foi surpreendido com uma atitude cruel que aconteceu nos Estados Unidos, George Floyd morreu após ser sufocado por um policial branco.

Em consequência desta barbárie, milhões de pessoas mostraram seu apoio a Floyd e sua família, através de publicações em redes sociais e participando de manifestos.

No entanto, casos como este, em que pessoas sofrem por causa da sua cor são mais comuns do que imaginamos. Pensando nisto, acompanhe a seguir uma lista com 10 filmes que abordam o racismo negro.

Durante este texto, veremos desde a escravidão até o racismo velado, que muitos são vítimas nos dias de hoje.

Corra! (2017)

Rose e Chris são um casal inter-racial que após decidirem viajar até a casa dos pais da moça, Chris entra em meio a supremacia branca.

Além disso, ele convive com as “piadas” e racismo velado, disfarçado de “brincadeiras inofensivas” dos familiares de Rose. Outras temáticas são abordadas durante a produção, porém, fica destacado o modo como pessoas podem ser racistas de forma “disfarçada”.

Dirigido por Jordan Peele, o filme de terror é protagonizado por Daniel Kaluuya.

12 Anos de Escravidão (2014)

O ano é 1841, Solomon Northup é um homem liberto que mora com sua família. Contudo, após ser sequestrado, ele é vendido como escravo e passa 12 anos sofrendo todos os tipos de violência física e psicológica.

Dirigido por Steve McQueen, este é um filme cruel [e baseado em fatos reais e retrata um pouco do sofrimento dos escravos.

O Ódio que Você Semeia (2018)

Starr Carter é uma jovem negra que testemunha o assassinato de seu melhor amigo por um policial. Depois disso, ela decide lutar o que acredita ser o certo.

Além disso, Starr é acometida pelo preconceito velado que sofre ao estudar em um colégio de alunos brancos.

O filme lançado em 2018 foi dirigido por George Tillman Jr. e é baseado no livro de mesmo nome de Angie Thomas.

Cidade de Deus (2002)

O filme aborda a vida de pessoas em uma favela do Rio de Janeiro, e embora o racismo não seja tema principal, é perceptível a abordagem de como vivem pessoas em uma das favelas mais perigosas do mundo.

Dirigido por Fernando Meirelles, o filme é um grande destaque do cinema brasileiro.

Histórias Cruzadas (2012)

Em um momento em que a segregação racial americana começa a ser debatida, uma jornalista branca entrevista mulheres negras que precisam deixar suas famílias para cuidar dos filhos das mulheres brancas.

Lançado em 2011, o filme é dirigido por Tate Taylor e protagonizado por Emma Stone e Viola Davis.

À Espera de um Milagre (2000)

Um homem negro é condenado injustamente a morte, por cadeira elétrica, acusado de matar duas meninas, e durante um momento de segregação americana, vemos sua estadia no corredor da morte e o quão injusta e cruel tem sido a vida deste homem.

Consequentemente, é impossível não se emocionar e se revoltar com este drama protagonizado por Michael Clarke Duncan,

A Cor Púrpura (1985)

Celie é uma mulher afro-americana foi vítima de violência durante toda a sua vida. Primeiramente, ela precisou aguentar os abusos de seu pai e após isso, se viu obrigada a casar com um homem cruel.

O filme é protagonizado por Whoopi Goldberg foi dirigido por Steven Spielberg.

Duelo de Titãs (2000)

Um técnico de futebol negro é obrigado a conviver com o racismo vindo de sua própria equipe, porém, esta realidade vai mudando aos poucos.

Enquanto isso, ele mostra aos jogadores os obstáculos enfrentados para que pessoas negras consigam ser respeitadas.

Protagonizado por Denzel Washington, o filme traz grandes ensinamentos.

Infiltrado na Klan (2018)

Outro filme datado na época de grande segregação, em 1978, o policial negro Ron Stallworth se infiltrou na Ku Klux Klan, a fim de investigar o grupo.

O filme foi dirigido por Spike Lee e conta a história real do policial.

A Hora do Show (2000)

Um escritor de roteiros de TV, que é o único negro da equipe, propõe a criação de um programa estrelado por dois mendigos negros.

Como resultado, ele mostra a forma estereotipada que pessoas e personagens negros são mostrados na TV.

Outra produção de Spike Lee, o filme é protagonizado por Damon Wayans.

Já assistiu algum filme desta lista? Deixe seu comentário!

Posts Relacionados

Carregando...

Ao usar este site, você concorda com a nossa Politica de Privacidade. OK Saber mais