fbpx
Guia Mundo Moderno

10 Filmes Para Entender o Feminismo

 Feminismo é um movimento político, social e ideológico que visa a igualdade de direitos entre homens e mulheres. No passado, muitos dos direitos que mulheres e homens possuem eram apenas de direito masculino, como por exemplo votar.

Muitas mulheres sofreram e ainda sofrem em uma sociedade que muitas vezes desqualifica a importância das mulheres.

Como resultado, no cinema mundial existem diversas histórias que relatam o sofrimento e a luta do sexo feminino, que por muitos anos foi visto como frágil, para conseguir direitos e emancipação. Pensando nisso, confira uma lista com 10 filmes para entender o feminismo.

Enola Holmes (2020)

Lançado recentemente pela Netflix, o filme é protagonizado por Millie Bobby Brown.

Nesta história, acompanhamos a irmã de Sherlock Holmes, Enola, que começa a trilhar seu caminho para ter o controle da sua própria vida.

Enquanto isso, também acompanhamos sua mãe Eudoria, uma grande lutadora do feminismo que busca o direito das mulheres poderem votar.

Sinopse Netflix: Enola Holmes só tem 16 anos, mas vai fazer de tudo para encontrar a mãe desaparecida, inclusive despistar o irmão Sherlock e ajudar um jovem lorde fugitivo.

Feminismo

A Cor Púrpura (1985)

Além de ser um filme que aborda o racismo, A Cor Púrpura mostra questões que envolvem as mulheres e o feminismo.

Isto é visto em como a mulher é tratada com violência e como o homem acredita que pode fazer com ela o que bem entender, inclusive estuprá-la.

Sinopse GloboPlay: Após ser violentada pelo pai, a jovem mãe Celie é separada da amada irmã e doada a Mister. Triste e solitária, ela escreve cartas e vê sua vida mudar com a ajuda de Shug.

Mulan (1998)

Neste desenho, vemos a história de Mulan, uma guerreira que não se encaixa na sociedade em que vive. Além disso, ela não teme fingir ser um homem para garantir que seu pai fique bem.

Sinopse ClaroVideo: Quando o imperador da China ordena que cada família colabore com um homem para o exército, Mulan, para poupar seu pai, velho e debilitado, se disfarça de rapaz e vai em seu lugar.

Feminismo

Felicidade Por um Fio (2018)

Neste original Netflix, questões como aceitação e representatividade são abordados. Depois de sofrer uma desilusão, a protagonista precisa encontrar o amor próprio, ou seja, aceitar-se como realmente é.

Sinopse Netflix: Uma publicitária perfeccionista com problemas na vida amorosa embarca em uma jornada de autoconhecimento que começa no visual radicalmente novo.

Feminismo

As Sufragistas (2015)

Neste filme vemos a luta de um grupo de mulheres, no início do século XX, que não se importaram com as consequências que poderiam sofrer ao lutar pelo feminismo.

Elas não tiveram medo e encararam a busca por seus direitos. Isso nos mostra como a luta para que hoje as mulheres tenham seus direitos assegurados foi cruel e impiedosa.

Sinopse Looke: Após décadas de manifestações pacíficas, as mulheres ainda não possuem o direito de voto no Reino Unido. Um grupo militante decide coordenar atos de insubordinação, quebrando vidraças e explodindo caixas de correio, para chamar a atenção dos políticos locais pela causa. Maud Watts, sem formação política, descobre o movimento e passa a cooperar com as novas feministas. Ela enfrenta grande pressão da polícia e dos familiares para voltar ao lar e se sujeitar a opressão masculina, mas decide que o combate pela igualdade de direitos merece alguns sacrifícios.

 

Frida (2002)

Quem nunca ouviu falar da famosa pintora Frida Kahlo? A mexicana é um conhecido símbolo do movimento do feminismo.

Kahlo teve uma vida de sofrimentos desde criança, mas nunca desistiu de ser uma mulher forte, de personalidade e considerada por muitos libertária e a frente de sua época.

Sinopse Microsoft Movies:FRIDA é um filme triunfante que fala sobre uma mulher excepcional que viveu uma vida inesquecível. Uma mulher de origem humilde, Frida Kahlo (Hayek) ganha fama com seus talentos artísticos e visão única do mundo. E de sua relação estável com seu mentor e marido, Diego Rivera (Alfred Molina, SPIDERMAN 2) ao seu escandaloso caso de amor, a personalidade intransigente de Frida irá inspirar suas maiores criações!

O Escândalo (2019)

Neste filme protagonizado por Charlize Theron e baseado em fatos reais, conferimos a história de três mulheres que derrubaram o presidente da Fox News.

Após muitos anos em que Roger Ailes aproveitou da sua posição para assediar sexualmente mulheres,
um grupo que está cansado de tudo isso dão um ponto final nesta história. Como consequência destes atos, Ailes foi exposto e demitido.

Sinopse Looke: Um grupo de mulheres decide enfrentar o chefe da Fox News, Roger Ailes, e a atmosfera tóxica que ele presidia na rede.

Feminismo

A paixão de Joana d’Arc’ (1928)

Lançado há mais de noventa anos, este filme retrata como foi o martírio que a camponesa francesa Joana d’Arc’ viveu. Posteriormente, a mulher teve um fim trágico queimada em uma fogueira.

Sinopse Youtube: Versão muda da história de Joana D’Arc. França, século XV, Joana de Domrémy, filha do povo, resiste bravamente a ocupação de seu país. É presa, humilhada, torturada e interrogada de maneira impiedosa por um tribunal eclesiástico, que a levou, involuntariamente, a blasfemar. É colocada na fogueira e morre por Deus e pela França.

Feminismo

Estrelas Além do Tempo (2017)

Em meio a Guerra Fria, em um mundo racista e sexista, três mulheres negras mostram que são extremamente competentes em seus trabalhos dentro da NASA.

Sinopse Telecine Play: Durante a corrida espacial, três matemáticas negras Katherine Johnson (Taraji P. Henson), Dorothy Vaughn (Octavia Spencer) e Mary Jackson (Janelle Monáe) tentam se autoafirmar dentro da NASA, ainda muito racista e sexista. Enquanto lidam com o chefe (Kevin Costner) e o funcionário Paul (Jim Parsons), que tenta sabotá-las. Baseado em uma história real, o longa foi indicado a três Oscars, incluindo o de Melhor Filme.

O Sorriso de Monalisa (2003)

Neste filme protagonizado por Julia Roberts, uma professora cansada de tanto conservadorismo ensina suas alunas que mulheres são muito mais do que apenas mulheres para casar.

Em conclusão, ela traz um incentivo que mostra a todos que as mulheres podem ser o que elas quiserem.

Sinopse Microsoft Movies: O SORRISO DE MONALISA é um filme engraçado, inspirador e de alto astral sobre uma professora de história da arte que tem muito a ensinar sobre a vida e também muito a aprender sobre romance.

feminismo-sorriso-monalisa

Gostou da nossa seleção? Deixe seu comentário!

Posts Relacionados

Carregando...

Ao usar este site, você concorda com a nossa Politica de Privacidade. OK Saber mais