Talvez você já tenha visto na televisão o programa Shark Tank – onde empreendedores mostram seus negócios a possíveis investidores anjo em troca de aporte financeiro. Nele basicamente o dono do negócio apresenta um breve Pitch aos investidores, os tubarões, e explica detalhes do empreendimento, como faturamento anual, MPV, entre outros.. Entendeu os termos?
Sabemos que não são palavras muito popularizadas ainda, então, para ajudar empreendedores iniciantes e até mesmo apenas telespectadores curiosos, resolvemos fazer esse breve dicionário dos termos usados no programa. Quem sabe assim se animam a tirar o negócio do plano de ideias e fazem um Business Plan?
Termos mais usados no Shark Tank
B2B: Transações entre empresas (Business to Business).
B2C: Transação entre empresa e consumidor final (Business to Consumer).
Barreira de entrada: Barreiras de entrada são os fatores que tornam mais difícil a uma organização começar a atuar num determinado segmento ou mercado. As principais barreiras de entrada são: Financeiras – altos custos iniciais; Técnicas – Bens ou serviços que requerem muito conhecimento tecnológico.
Break-even: Ou Ponto de equilíbrio. É um indicador de segurança do negócio. É ele que mostra o quanto é necessário vender para que as receitas se igualem aos custos; que indica em que momento, a partir das projeções de vendas do empreendedor, a empresa estará igualando suas receitas e seus custos.
Business plan: Plano de negócios. Um plano de negócios é um projeto de como sua empresa funcionará. Desde investimentos do financeiro, até o marketing. Ele é um documento que contém os objetivos do negócio e seus propósitos.
CAC: Custo de aquisição de clientes. É o resultado da soma dos investimentos feitos em Marketing e Vendas dividida pelo número de clientes conquistados em um mesmo período. É uma métrica essencial para mensurar a saúde financeira de uma empresa
CMV: Custo da mercadoria vendida. O CMV é, basicamente, a soma das despesas para produzir e armazenar aquela mercadoria – até que a venda seja realizada. Esse dado é importante para você conseguir calcular e dimensionar o seu Lucro Bruto.
Core business: Principal atividade da empresa, trata-se da parte central de uma empresa, seu ponto verdadeiramente forte.
Demanda reprimida: Procura por um produto ou serviço que não pode ser atendida. Quando a empresa não possui estrutura suficiente para prover o produto ou serviço.
Down round: Rodada de investimento atual mais baixa que a anterior. Capturar investimento a um valuation menor que uma rodada de investimento anterior.
Ebitda: Lucro antes do juros, impostos, depreciação e amortização. Esse indicador é conhecido por ser o resultado operacional das empresas. A sigla Ebitda significa “Earning Before Interest, Taxes, Depreciation and Amortization”
Equity: Utilizado para designar as partes correspondentes de cada acionista em uma empresa ou carteira de investimentos.
Lucro Bruto: O lucro bruto é o valor obtido pela subtração entre a receita total da empresa e seus custos variáveis
Lucro Líquido: Diferentemente do bruto, o lucro líquido considera não apenas os custos variáveis, mas também as outras despesas do negócio, conhecidas por custos fixos.
LTV: ou Lifetime Value. É o índice de gastos de um cliente durante todo o período de relacionamento com a marca.
Machine learning: pode ser traduzido como aprendizado de máquina ou aprendizagem de máquina. É um sistema que pode modificar seu comportamento autonomamente tendo como base a sua própria experiência.. A interferência humana aqui é mínima.
Markup: Diferença entre o custo do produto e o seu preço de venda.
MPV: Mínimo Produto Viável. É a versão mais simples e enxuta de um produto, empregando o mínimo possível de recursos para entregar a principal proposta de valor da ideia. Assim, é possível validar o produto antes de seu lançamento.
NPS: Metodologia para medir o índice de satisfação do cliente. O Net Promoter Score é calculado com base nas respostas a uma única pergunta: Qual é a probabilidade de que você recomendar a nossa empresa / produto / serviço a um amigo ou colega? A pontuação para esta resposta é mais frequentemente com base em uma escala de 0 a 10.
Payback: é um indicador do tempo de retorno de um investimento e um método de tomada de decisões que considera o tempo para obtenção dos valores e o montante que deverá ser retirado dos caixas.
Pitch: Apresentação de poucos minutos que o empreendedor faz para conquistar os investidores, está ganhando espaço nas grandes empresas. É preciso condensar o que for mais importante em relação ao que se quer vender e de maneira a capturar a atenção dos ouvintes.
Rental: Aluguel de equipamentos
Roll Out: Lançamento de um produto ou serviço para um grande público.
SKU: sigla para Stock Keeping Unit (Unidade de Manutenção de Estoque). Código de Identificação dos diferentes itens do estoque.
Smart Money: Quando o investimento não é só financeiro, mas também intelectual. Quando consultado, o investidor pode contribuir com insights importantes para o negócio.
Ticket médio: Faturamento dividido pelo numero de clientes.
Turnover: Rotatividade de funcionários em uma empresa.
Valuation: Valor estimado da empresa. Um dos métodos mais usados para estimar o Valuation é através da análise da projeção dos fluxos de caixa.
Caso queira saber mais sobre como estruturar seu negócio, veja também os posts sobre plano de negócios e investimento anjo.
O Shark Tank Brasil é exibido todas as sextas feiras no Canal Sony e sua quinta temporada está sendo estrelada pelos investidores Camila Farani, João Appolinário, Caito Maia, Carol Paiffer e José Carlos Semenzato.