fbpx
Guia Mundo Moderno

Dicas para montar um plano de negócio de sucesso

Sabemos que a primeira missão que um empreendedor enfrenta para abrir o seu negócio é definir um plano no qual consiga expressar suas ideias de forma clara de como esta operação vai ser viabilizada. O plano de negócio precisa ser muito bem estruturado e precisa esclarecer de forma clara todos os pontos chaves não só para o empreendedor, mas para investidores e pessoas que são partes interessadas deste negócio, os chamados Steakholders (conversa para outro post).

Perguntas como, O que? Pra quem? Como? Quanto? Onde? Devem ser respondidas nesse planejamento de forma descomplicada. Afinal, esse planejamento é o alicerce do seu negócio, tudo vai começar a partir dele e passar por ele.

Meu negócio é de pequeno porte, eu preciso de um plano de negócios?

O que determina o potencial de um empreendimento é a relevância que ele vai trazer para sociedade, você precisa entender que não se trata apenas de uma troca de mercadoria ou serviço por dinheiro. É necessário agregar o maior valor social que puder para a sua marca, mesmo que o investimento inicial seja pequeno.

Se você pretende abrir um negócio, independente do ramo da atividade, você precisa estar atento para reunir o máximo de informações possíveis que façam algum sentido para traçar um caminho que certamente o levará ao desejado sucesso. Nesse caso, você ainda precisa, talvez ainda mais de um plano de negócios.

A fase inicial do seu empreendimento pode ser muito turbulenta, e é a fase onde você estará mais vulnerável a qualquer adversidade. Nesse caso, improvisar pode até resolver na hora, porém, não é garantindo que esse contorno se sustente por muito tempo, e essa seria mais uma situação que um plano de negócios faria diferença, já que podemos analisar possíveis ameaças internas e externas para nos precaver.

Construir um plano de negócios não é um bicho de sete cabeças, aliás, pode ser muito simples e prazeroso de construir, é quando você vai tirar toda a ideia da sua cabeça e colocar no papel de forma organizada. Para ajudar, separei algumas dicas para mandar bem num plano de negócios.

Dicas para um plano de negócios simplificado e eficiente

 

1 – Abuse da tecnologia ao seu favor.

A tecnologia é uma realidade. Está aí, e não faz sentido lutar contra. Aproveite para usa-la ao seu favor. Use softwares que auxiliem na construção do seu planejamento, isso vai poupar o seu tempo, e aumentar a precisão dos dados coletados.

O Cuttles, por exemplo, é um aplicativo que te ajuda a montar um plano de negócios de forma fácil e interativa, para depois apresentar a investidores.

O Mindmeister, outro sistema indicado, ajuda a definir produtos, partes interessadas e estratégias no processo.

2 – Comece pelo começo.

Simples assim, você tem conhecimento no ramo da atividade em questão? Você sabe onde você vai empreender? Sabe o que vai comercializar? De que forma vai fazer? Qual o seu diferencial? Qual inovação vai trazer ao mercado? Se sim, parabéns. Organize essas ideias, pois este será o “DNA” do seu negócio.

Algumas das ferramentas para isso são enquetes, entrevistas e avaliações.

3 – Análises, análises, análises…

Ameaças internas, ameaças externas, concorrentes, produtos, situação econômica, qual marca vai ser sua inspiração? Ou seu Benchmark? Analise comportamentos dos clientes, tendências de mercado. Quanto mais informação você absorver e processar, melhor será sua tomada de decisão.

Para definição por exemplo do nicho e do potencial interesse de uma clientela, o sistema de procura de palavras pesquisadas Ubbersugest pode te ajudar nessa empreitada.

4 – Produto, preço, praça e Promoção.

Esse não é o item 4 por acaso, na verdade é pra dar maior ênfase a essa dica, que muito projeto com grande potencial insiste em não seguir. Você pode até ser o melhor no que você faz, mas se não souber capitalizar, transformar em receita, não vai fazer sentido. E é por isso que você precisa das premissas básicas do marketing. Saiba onde encontrar o seu cliente, saiba o quanto ele está disposto a gastar, saiba o porquê ele compra mais com “X” e menos com “Y”, saiba o quanto o seu produto realmente vale e o quanto ele precisa ser muito bem vendido, afinal não é apenas de uma troca de mercadoria ou serviço por dinheiro, lembra?

5 – Não perca o seu foco.

Não há problema em ter problema! O seu empreendimento pode sofrer por várias ameaças, e por mais que você se dedique ao máximo, vão haver momentos que você vai precisar se reinventar, vai precisar buscar uma solução em definitivo para um problema repentino. Apesar de situações extremas como essas exigirem medidas extremas, não se distancie do seu plano de negócio, não fuja dos princípios, dos porquês que estão lá no seu plano de negócios inicial, lembre-se existem várias estradas que podem te levar ao sucesso, mas para que seja bem sucedido em sua trajetória jamais esqueça da onde veio e principalmente onde quer chegar.

Outras ajudas..

Uma boa alternativa para montar seu plano de negócio é o modelo em pdf disponibilizado pelo Sebrae, junto com várias dicas, ou até mesmo o curso básico e bem completo online Como fazer Plano de Negócios.

Gostou das nossas dicas? Comente abaixo e compartilhe nas suas redes sociais.

Posts Relacionados

Carregando...

Ao usar este site, você concorda com a nossa Politica de Privacidade. OK Saber mais