Decorar sua própria casa pode ser uma tarefa árdua, mas também prazerosa. Sozinho pode ser às vezes até mais complicado. É preciso ter paciência, saber encaixar no orçamento, procurar lojas, conseguir encaixar todos os móveis e objetos em seu espaços e além disso tudo, deixar o seu “cafofo” harmonioso e agradável.
Objetivando ajudar você, que está tendo que decorar tudo sozinho, montamos esse guia com algumas dicas de como planejar a decoração.
Tire as medidas do espaço
Para fazer essa parte é fácil! Alguns apartamentos ou casas já vem com planta baixa com as medidas – o que já facilita. Caso não exista essa possibilidade, basta comprar uma trena de pelo menos 5m como essa, rascunhar o desenho dos espaços numa folha com auxilio de régua ou numa folha de caderno quadriculado – como esse aqui.
Essa etapa vai ser essencial pra saber se os móveis que tem em mente vão se encaixar nos espaços.
Existem alguns softwares profissionais que podem auxiliar nessa empreitada, como o AutoCad, porém as licenças de uso são caras.
Veja abaixo um exemplo de rascunho a ser feito e de planta baixa profissional:
Estilo e Referências
Essa é a fase em que define o estilo decorativo que vai ser seguido, como estilos contemporâneo, clássico, industrial, boho, escandinavo….
É interessante se ter uma ideia de que tipo de corrente de decoração se deseja seguir para ficar mais fácil escolher materiais, paleta de cor, móveis e objetos decorativos, além de gerar mais harmonia. A dica é procurar referências em sites como Pinterest e revistas de decoração e se jogar.
Confira abaixo alguns tipos de estilos:
Paleta de cores
Definido mais ou menos o estilo decorativo e os materiais, é a hora da paleta de cores. Mas o que seria “paleta”?
Explicando resumidamente, paleta seriam os tons de cores a serem utilizados na decoração de um determinado ambiente. Com ela definida, fica mais fácil combinar de forma harmoniosa e definir os objetos, móveis e tintas a serem mantidos e comprados.
Seguem abaixo exemplos de paleta com ambientes usando os mesmos tons:
Existem algumas ferramentas de planejamento de cores de paredes por exemplo, como essas da Suvinil que são um ótimo quebra galho na hora de se escolherem cores de parede, caso sinta necessidade.
Lista de móveis
Tendo em mãos já sua “planta baixa” e o estilo e paleta definidos, é hora de escolher os móveis principais do apartamento. Então, faça uma lista dos itens necessários, incluindo os que já tem ou que pretende comprar, tire as medidas do que já tem ou verifique as medidas de onde vão ser colocados. Isso ajuda na hora de comprar ou até mesmo decidir se aquele móvel que vc já tinha vai caber no espaço novo.
Outra coisa interessante neste momento seria verificar o orçamento dos itens que precisa comprar e daqueles que gostaria ou precisa de vender. Dessa forma fica mais fácil decidir o que deve ser comprado e planejar todos seus gastos.
Veja a seguir um exemplo de como fazer essa lista:
Pesquisa em lojas
Nesse momento, quando já se deve ter o estilo, a paleta, os móveis e eletrodomésticos e suas respectivas dimensões , é hora de se ir às compras.
Para facilitar a vida de você, decorador amador, segue seleção de lojas on-line que entregam em todo Brasil:
Presente em diversos estados do Brasil, e também no Distrito Federal, com lojas distribuídas em várias cidades brasileiras, a Tok&Stok é referência em móveis e decoração no Brasil.
Design, produtos exclusivos e o oferecimento de soluções práticas para o dia-a-dia fazem parte do conceito da Tok&Stok, que procura sempre aliar desenho arrojado a bons preços.
A Mobly é uma loja de móveis online que disponibiliza aos seus clientes os melhores produtos para casa. São diversos tipos de móveis, artigos de decoração, acessórios para casa e muito mais.
Uma das maiores loja online de móveis e decoração da América Latina.
Clube de compras, que oferece campanhas novas todos os dias, que ficam no ar por tempo limitado, com produtos de casa e lifestyle, itens exclusivos e oportunidades especiais.
Loja de liquidação de móveis e objetos decorativos
Loja de decoração de mesa posta, com combos interessantes como esse aqui.
Gostaram das dicas! Comente e compartilhe!
Confira também estas dicas de como escolher plantas pra espaços internos e 6 passos para comprar o primeiro imóvel.