Harry Potter sem dúvidas é um universo repleto de magia, não é mesmo? Neste sentido, muitos gostariam de embarcar nesta aventura. Mas nem só de mundo imaginário a franquia de livros e filmes serve, afinal, muitos dos locais de filmagem dos filmes realmente existem e o melhor, podem ser visitados por nós mortais.
Pensando nisso, confira uma seleção de locais que inspiraram ou onde filmaram os filmes:
ESCÓCIA
Jacobite Steam Train
Em primeiro lugar, destacamos esta linha de trem turística localizada na Escócia, que é conhecida por oferecer uma das viagens de trem mais pitorescas do mundo. A rota percorre cerca de 135 quilômetros entre Fort William e Mallaig, passando por algumas das mais lindas paisagens das Terras Altas escocesas.
Em Harry Potter, o trem a vapor ficou conhecido por representar o famoso Expresso de Hogwarts. O veículo, era responsável por levar as crianças até Hogwarts. São vários os filmes da franquia que mostram os alunos viajando nesta linda locomotiva.
O endereço é Tom-na-Faire, Station Square, Fort William PH33 6TQ, Reino Unido.
Para mais informações, acesse o site oficial.
The Balmoral Hotel
Agora, destacamos este hotel que embora não seja um dos locais de filmagem da franquia Harry Potter, tem relativa importância. Isto se dá pois foi em um dos quartos deste imponente hotel que a escritora J. K. Rowling escreveu o livro Harry Potter e as Relíquias da Morte, lançado em 2007.
Localizado em Edimburgo, o hotel foi inaugurado em 1902 e já foi palco para as filmagens do filme escocês Olhar do Desejo, que coincidentemente foi lançado no ano de 2007. Muitos dos quartos do Balmoral Hotel têm vista para o Castelo de Edimburgo e para o centro histórico.
Para mais informações e reservas, acesse o site oficial.
Vale de Glencoe
Localizado nas Terras Altas da Escócia, este deslumbrante vale infelizmente foi palco de algo muito triste, o Massacre de Glencoe, ocorrido no ano de 1692, durante um período turbulento na história escocesa. Mas não vamos desmerecer este lindo ícone da Escócia.
O local foi utilizado em produções cinematográficas, como por exemplo os filmes da franquia James Bond. Para os fãs de Harry Potter, o vale é lembrado por ter sido o lugar onde foi construída a cabana de Hagrid. Hoje em dia, a cabana não existe mais.
Viaduto Glenfinnan
Em seguida, o destaque vai para este viaduto, que é um monumento importante e que atrai visitantes do mundo inteiro, mostrando suas belas paisagens. De acordo com informações, o viaduto foi construído entre os anos de 1897 a 1901. Muitas produções contaram com filmagens mostrando o viaduto, como por exemplo The Crown.
O viaduto aparece pela primeira vez no filme Harry Potter e a Pedra Filosofal, na primeira ida do Harry para Hogwarts. Mas esta não foi a única vez que apareceu. Outra ocasião, é quando Rony e Harry perdem o trem para Hogwarts e vão voando de carro para tentar alcançá-lo. Isso aconteceu em Harry Potter e a Câmara Secreta.
O endereço do viaduto é Glenfinnan PH37 4LT.
INGLATERRA
Abadia de Lacock
Fundada no ano de 1229 por Ela, Condessa de Salisbury, a Abadia de Lacock é um monumento histórico importante e com uma bela arquitetura que se destaca na vila de Lacock, no interior da Inglaterra. Este patrimônio foi construído em estilo arquitetônico gótico.
Propício para produções históricas, o local foi utilizado em Downton Abbey. Mas como estamos falando em Harry Potter, destacamos que em “Harry Potter e a Câmara Secreta”, a Sala da Sacristia da abadia foi mostrada como sendo a sala de aula onde em que o Professor Snape faz suas poções.
O endereço da Abadia é Lacock, Chippenham SN15 2LG.
Australia House
Em seguida, destacamos este edifício localizado na Aldwych, próximo ao Covent Garden, que como o nome sugere é a embaixada da Austrália em Londres. O local é conhecido por ter uma arquitetura grandiosa, luxuosa e que chama a atenção.
Nos filmes da franquia Harry Potter, o local foi utilizado como o interior do Banco de Gringotes. No primeiro filme, é possível ver Harry e Hagrid indo ao local, já em Relíquias da Morte parte 2, Harry e seus amigos entram no banco para roubar uma das Horcruxes.
O endereço do local é Strand, London WC2B 4LA, Reino Unido.
Para mais informações, acesse o site oficial.
Borough Market
Um dos mercados mais popular de Londres é o Borough Market, que fica no coração da cidade, mais precisamente na região de Southwark. Lá há uma variedade de produtos, entre eles alimentos frescos e até mesmo a possibilidade de se alimentar no local.
No filme Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban, o exterior de um restaurante localizado sob um arco ferroviário no mercado, é utilizado para criar o The Leaky Cauldron, conhecido pub fictício no universo dos livros e filmes da franquia Harry Potter.
O Borough Market está localizado no endereço London SE1 9AL, Reino Unido.
Para mais informações, acesse o site oficial.
Casa Dursley
A casa dos Dursley é o local onde Harry morava com os tios Válter e Petúnia e o primo Dudley. Como esquecer o famoso armário embaixo das escadas onde o bruxo dormia? Impossível. Ainda assim, vale a pena destacar que nos livros o endereço da casa é 4 Privet Drive.
Entretanto, na vida real, a casa está localizada em 12 Picket Post Close, na cidade inglesa de Bracknell. A casa foi utilizada somente para filmagens externas, já a parte interna foi filmada em um estúdio criado pela Warner. Enfim, mesmo assim o local é bastante famoso e atrai fãs do mundo inteiro.
Castelo de Alnwick
Com mais de 950 anos de existência, este é considerado o segundo maior castelo habitado do Reino Unido. Neste sentido, durante todos estes anos, ele serviu como refúgio, escola, posto militar, casa de família e é claro, como set de filmagens.
Nos filmes Harry Potter e a Pedra Filosofal (2001) e Harry Potter e a Câmara Secreta (2002), este local foi utilizado para fazer as filmagens da Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts, mostrando assim as aulas Madame Hooch sobre como pilotar vassouras.
Vale a pena destacar que de acordo com o site oficial, o castelo está fechado durante o inverno europeu e só será reaberto em 29 de março de 2024.
Para mais informações, acesse o site oficial.
Claremont Square
Além disso, outro local de filmagem é esta praça localizada em Islington, Londres. O lugar foi usado para representar a 12 Grimmauld Place, antiga casa da família Black, onde Sirius Black nasceu e onde a Ordem da Fênix se reúne secretamente.
Esta arquitetura georgiana que a praça tem, complementa o cenário e proporciona um ambiente autêntico para a adaptação dos livros em filme. Embora exista muitas discussões sobre o local, a própria J.K. Rowling já deu a entender que o local é naquele bairro mesmo.
O endereço do local é Londres N1 9LX, Reino Unido.
Catedral de Gloucester
Agora, destacamos esta catedral na cidade de Gloucester, no sudoeste da Inglaterra. Sua história remonta do século VII, quando um mosteiro foi fundado. Com sua arquitetura gótica, o local possui arcos pontiagudos, vitrais elaborados e grande riqueza de detalhes arquitetônicos.
A catedral foi usada como locação em diversos momentos, como por exemplo em Harry Potter e a Pedra Filosofal, quando um troll invade o banheiro feminino e encurrala Hermione e quando uma frase escrita com sangue aparece em Harry Potter e a Câmara Secreta.
O endereço da catedral é 12 College Grn, Gloucester GL1 2LX.
Para mais informações, acesse o site oficial.
Colégio Christ Church
O colégio Christ Church não só é uma grande faculdade localizada na Universidade de Oxford, como também é uma igreja da diocese de Oxford. Fundado em 1546 pelo rei Henrique VIII, o local foi o berço dos estudos de grandes nomes da política britânica.
Além disso, o lugar foi cenários de grandes obras, bem como sua participação na franquia de filmes O Senhor dos Anéis. Nos primeiros filmes, destacam-se a escadaria que apareceu nos dois primeiros filmes, além do refeitório de Hogwarts, que embora tenha sido filmado em estúdios da Warner, é baseado na Christ Church.
O endereço do local é St Aldate’s, Oxford OX1 1DP, Reino Unido.
Para mais informações, acesse o site oficial.
Duke Humphrey’s Library
Também conhecida como Old Library, esta parte localizada na Biblioteca Bodleian, pertence a Universidade de Oxford, onde várias cenas da franquia de filmes foram filmadas. Seu nome é uma homenagem à Humphrey, Duque de Gloucester, irmão do rei Henrique V da Inglaterra.
No primeiro filme, quando Harry caminha pela biblioteca de Hogwarts escondido sob sua capa de invisibilidade, querendo roubar um livro, a cena foi filmada justamente na Duke Humphrey’s Library. O local também é o lugar preferido de Hermione.
Como dito anteriormente, a biblioteca está na Universidade de Oxford.
Para mais informações, acesse o site da Biblioteca Bodleian.
Hardwick Hall
Em seguida, vamos falar deste palácio construído no final do século XVI por Elizabeth, Condessa de Shrewsbury, mais conhecida como Bess of Hardwick. Neste sentido, com arquitetura marcante, ele traz toda a riqueza presente na época de sua criação.
Em “Harry Potter e as Relíquias da Morte – Parte 1”, o Hardwick Hall teve um papel crucial como a majestosa mansão dos Malfoy. Na verdade, o design exterior da mansão foi usado como inspiração para mostrar a casa dos personagens. Entretanto, em algumas coisas foi usado CGI, como por exemplo nas torres do local.
O endereço é Doe Lea, Chesterfield, Derbyshire, S44 5QJ, Reino Unido.
King´s Cross Station
Logo, outro local que vamos falar sobre é esta estação, que é uma das mais importantes do Reino Unido e está localizada no bairro de mesmo nome. Inaugurado em 1852, o local serve como o ponto de partida para rotas nacionais e internacionais, sendo assim uma das ferroviárias mais movimentadas do Reino Unido.
O lugar foi escolhido como Hogwarts Express, com a conhecida Plataforma 9¾, que é localizada na parede em arco entre as plataformas 4 e 5. Este é um dos locais favoritos dos fãs britânicos e mundiais, que aproveitam o lugar para tirar várias fotos e viver a magia Harry Potter.
A estação está localizada no endereço Euston Rd., London N1 9AL, Reino Unido.
Lavenham
Este vilarejo situado no condado de Suffolk, na Inglaterra, é conhecido por sua arquitetura medieval que é bem preservada e possui um charme histórico. Nos filmes da franquia Harry Potter, o local foi utilizado para ilustrar Godric’s Hollow, local onde os pais de Harry moravam.
Inclusive, foi lá que Lily e James Potter, foram mortos por Lord Voldemort. Aliás, uma cena marcante e emocionante é quando Harry visita o túmulo em que seus pais foram enterrados no cemitério de Godric’s Hollow.
Liverpool
Além disso, vale a pena destacar que Liverpool, cidade do noroeste da Inglaterra, também se destacou no filme. A cidade é conhecida por sua contribuição em diversas áreas importantes, como por exemplo o esporte, mais precisamente o futebol e a música, se pensarmos que este é o berço dos Beatles.
Em Harry Potter e as Relíquias da Morte: Parte 1, lançado no ano de 2010, quando Hagrid e Harry são perseguidos por Comensais da Morte, eles passam por Liverpool, com manobras radicais feitas no túnel Mersey.
London Eye
Uma das atrações mais icônicas de Londres é o London Eye, uma roda-gigante que está localizada na margem sul do Rio Tâmisa, perto da Ponte de Westminster. Com 135 metros (443 pés), ela já chegou a ser considerada a maior roda-gigante do mundo.
Como já foi dito anteriormente, vários pontos importantes de Londres foram exibidos no decorrer dos filmes da franquia, e não foi diferente com este ponto turístico. Ela aparece em Harry Potter e o Enigma do Príncipe, quando os comensais da morte chegam à Londres para tocar o terror e passam rapidamente pelo local.
O endereço é Riverside Building, County Hall, London SE1 7PB, Reino Unido.
Para mais informações, acesse o site oficial.
Mercado Leadenhall
Localizado no Gracechurch Street, em Londres, este mercado é uma atração a parte não só para turistas, mas também por moradores locais. Com uma arquitetura impressionante e construção datada do século XIV, este local coberto possuí diversos estabelecimentos.
Nos filmes da franquia, o local ficou conhecido por abrigar o Beco Diagonal, um lugar de destaque no filme. A princípio, foi utilizado os exteriores da loja, mas com o passar do tempo, a Warner transferiu o cenário do Beco Diagonal para os seus estúdios.
O mercado está localizado em Gracechurch St, London EC3V 1LT, Reino Unido.
Para mais informações, acesse o site oficial.
Piccadily Circus
Esta famosa praça de Londres é sinônimo de entretenimento, ou seja, lá você encontra diversão para todos. Localizada na região de Westminster, a praça ficou conhecida por suas luzes e letreiros, que muitas vezes são semelhantes à Times Square, em Nova York.
Além disso, lá existem inúmeras opções de lazer, entre elas lojas, teatros, restaurantes e cinemas. Um bom exemplo é o Teatro Criterion e a Fonte do Memorial de Shaftesbury. Inclusive, em 2010, Harry Potter e as Relíquias da Morte: Parte 1 mostrou Harry, Hermione e Rony em um café no Piccadily Circus.
O local fica no Centro de Londres.
Ponte do Milênio (Millenium Bridge)
Agora, destacamos esta ponte para pedestres localizada em Londres, na Inglaterra. Ela fica sobre o rio Tâmisa e foi inaugurada em 10 de junho de 2000, com um design inovador e contemporâneo. É uma atração popular, visto o fato de já ter sido utilizada em filmes de sucesso, como por exemplo Harry Potter e o Enigma do Príncipe (2009) e Guardiões da Galáxia (2014).
Como o intuito aqui é falar de locações onde filmaram Harry Potter, vamos destacar a participação da ponte no filme de 2009. O local surge logo no início, quando Comensais da Morte sobrevoam Londres e destroem tudo que aparece pelo caminho, inclusive a ponte.
A ponte está localizada no endereço Thames Embankment, London EC4V 3QH, Reino Unido.
Ponte Lambeth
Localizada em Londres, a Ponte Lambeth (ou originalmente Lambeth Bridge), cruza o Rio Tâmisa e conecta as áreas de Lambeth e Westminster. Ela foi construída no ano de 1932, para substituir uma outra ponte que é datada do ano de 1862.
A ponte já apareceu em diversas produções cinematográficas, mas vamos nos pautar em Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban, quando Harry entra em um ônibus e o automóvel precisa se achatar para passar entre dois ônibus de dois andares.
O endereço da ponte é Lambeth Rd, London SE1 7SG, Reino Unido.
Seven Sisters Country Park
Esta área natural está localizada na costa sul da Inglaterra, no condado de East Sussex. Com uma linda paisagem e as famosas colinas, este local é certamente deslumbrante e atrai muitas pessoas. Entre as colinas, existem praias, como por exemplo a Birling Gap, que é uma das mais conhecidas.
Esta paisagem memorável apareceu em Harry Potter e o Cálice de Fogo, quando Harry e seus amigos Ron e Hermione viajaram para a Copa Mundial de Quadribol. Além disso, o local apareceu no filme Dupla Explosiva, de 2017, que conta com os atores Ryan Reynolds e Samuel L. Jackson.
O endereço é E Dean Rd, Seaford BN25 4AD, Reino Unido.
Para mais informações, acesse o site oficial.
Tower Bridge
Ainda sim, outro destaque é esta ponte localizada em Londres, sobre o Rio Tâmisa e que foi inaugurada em 1894. A ponte é famosa por sua arquitetura distinta e suas torres imponentes. Além disso, ela fica extremamente linda ao ser iluminada durante a noite.
Assim como outros locais desta lista, a participação do local durante o filme foi relativamente pequena. Sua aparição foi logo no início do filme Harry Potter e a Ordem da Fênix, quando o personagem principal voa para Londres.
O endereço da torre é Tower Bridge Rd, London SE1 2UP, Reino Unido.
Virginia Water Lake
Virginia Water Lake é um lago artificial que está situado no Windsor Great Park, que é uma extensa área de parque nos arredores de Londres. Ele foi construído no século XVIII pelo arquiteto paisagista Capability Brown. Após isso, ele foi ampliado e restaurado algumas vezes.
Atração turística popular e um destino de lazer, o local foi utilizado em vários momentos dos filmes da franquia, como por exemplo quando o famoso bruxo traça estratégias para o Torneio Tribruxo às margens do lago, durante o filme Harry Potter e o Cálice de Fogo, de 2005.
O Windsor Great Park fica no endereço The Crown Estate Windsor Great Park SL4 2HT, Reino Unido.
Para mais informações sobre o Windsor Great Park, acesse o site oficial.
Warner Studios em Londres
Localizado em Watford, este estúdio da Warner em Londres reserva ao público diversas experiências especiais e mágicas. Neste sentido, o visitante pode aproveitar para entrar em cenários autênticos da produção.
Além disso, você descobre os segredos da produção, descobrindo também o que há por trás dos efeitos especiais. O tour do estúdio foi aberto ao público após o término das filmagens do último filme, os adereços foram preservados para que todos pudessem conferir.
O endereço é Studio Tour Dr, Leavesden, Watford WD25 7LR.
Para mais informações e tour, acesse o site oficial do estúdio.
Westminster Tube Station
Esta estação de metrô está localizada em Westminster, em Londres. O local está situado próximo à grandes marcos do local, como por exemplo Palácio de Westminster, onde fica o Parlamento Britânico e a Abadia de Westminster.
Entretanto, vale a pena destacar que a estação de metrô em si não foi diretamente utilizada como uma locação para os filmes da franquia. Em Harry Potter e as Relíquias da Morte – Parte 2, há uma cena que envolve a destruição da Ponte de Westminster, que conecta a estação de metrô à área do Palácio de Westminster.
O endereço do local é Underground Ltd, Westminster Station, Bridge St, London SW1A 2JR, Reino Unido.
Zoológico de Londres
Ainda assim, outro local importante que nos remete ao universo Harry Potter é o Zoológico de Londres, um dos mais antigos do mundo, sendo inaugurado no ano de 1828. O local abriga uma grande quantidade de espécies naturais. Além disso, o zoológico oferece aopúblico diversas atrações.
Na Casa dos Répteis, foi filmada a icônica cena de Harry Potter e a Pedra Filosofal, quando o bruxinho, que havia visitado o local ao lado dos tios e do primo, conversa com uma cobra e a liberta. Neste sentido, é importante lembrar que a cena apareceu logo no início do primeiro filme, antes mesmo de Harry saber que era um bruxo.
O Zoológico de Londres está localizado em Outer Cir, London NW1 4RY, Reino Unido.
Para mais informações e visitas, acesse o site oficial.
IRLANDA
Falésias de Moher
Localizada no Condado de Clare, as falésias estendem-se por aproximadamente 8 quilômetros ao longo do Oceano Atlântico, chegando até a 200 metros em alguns pontos. Com imagens de tirar o fôlego, com direito a vista do céu, do oceano e das ilhas próximas, elas se destacam, com muitos visitantes.
Em Harry Potter e o Enigma do Príncipe, filme de 2009, quando Harry e Dumbledore estão em busca de uma das horcruxes de Voldemort, os dois se abrigam em uma caverna à beira mar e sem nome, que no caso é este lugar incrível que fica na Irlanda.
A falésia está localizada em Liscannor, a 250km da capital Dublin.
PAÍS DE GALES
Freshwater West
Em seguida, destacamos esta praia situada no condado de Pembrokeshire, no País de Gales. Pertencente ao Parque Nacional da Costa de Pembrokeshire, o local é deslumbrante e possui vasta extensão, o que permite um maior aproveitamento do ambiente.
A praia foi usada nas filmagens do filme “Harry Potter e as Relíquias da Morte – Parte 1”, onde representa a praia fictícia de Shell Cottage. Lá, durante este mesmo filme, o personagem Dolby dá os seus últimos suspiros.
E aí o que você achou destes locais? Deixe seu comentário!