fbpx
Guia Mundo Moderno
guia viagem Inglaterra

Guia Inglaterra: dicas essenciais para sua viagem

Fizemos esse artigo como um guia para auxiliar na montagem de um roteiro indicando as melhores opções na Inglaterra, pois uma longa viagem por apenas um país pode ser verdadeiramente inspiradora e cheia de belas paisagens, praias maravilhosas e comidas deliciosas.

O território inglês não é muito extenso, mas tem muitos lugares interessantes e nem sempre temos tempo ou dinheiro para embarcar em uma viagem pelo mundo de uma só vez.

Continue a leitura a seguir e saiba mais como poderá aproveitar o passeio.

Um pouco da história inglesa

A Inglaterra é o maior e mais povoado território do Reino Unido. Habitada por povos celtas desde o século X a.C., o país foi colonizado pelos romanos entre 43 d.C. e início do século V. Desde então, começou a invasão dos povos germânicos (anglos, saxões e jutos) que expulsaram os celtas, parcialmente romanizados, até Gales, Escócia, Cornualha e a Bretanha francesa.

No século X, depois de resistir a vários ataques vikings, unificou-se politicamente. Depois da ascensão de Jaime VI da Escócia ao trono da Inglaterra em 1603 e a anexação da Escócia pela Inglaterra em 1707, se torna mais apropriado dividir as histórias da Inglaterra e Grã-Bretanha.

Inglaterra e a União Europeia

Em 2016, a Inglaterra decidiu sair da União Europeia – o famoso Brexit – e desde então muita água tem rolado por baixo dessa ponte visto que a transição não aconteceu efetivamente.

Idioma

A língua falada no País é o inglês britânico, que tem um sotaque bem peculiar e interessante e, para entrar na Inglaterra, não é preciso tirar visto com antecedência, pois o mesmo é concedido no momento em que se entra no país, ou seja, no próprio aeroporto.

Moeda

A moeda oficial da Inglaterra é a libra esterlina que é bem cara para os bolsos brasileiros e dificilmente é possível usar dólar. O euro talvez seja mais fácil, mas a melhor alternativa é levar libras.

A cotação atual está em R$7,48, prepare-se!

Localização

A Inglaterra é uma grande ilha entre a Europa e a Islândia e fica localizada no hemisfério Norte, fazendo fronteira com o País de Gales e a Escócia.

Sua capital é Londres e tem um sistema político monárquico com parlamentar, ou seja, tem uma rainha e um primeiro-ministro que regem o sistema.

A rainha inglesa, Elizabeth II, é, provavelmente, a rainha mais famosa do mundo, já que a família real inglesa é sempre muito falada na mídia.

Visto

Os brasileiros não precisam providenciar o visto com antecedência, já que é concedido no balcão da imigração no aeroporto de desembarque.

No entanto, é necessário ter em mãos documentos que comprovem a finalidade da viagem: voo de retorno, reservas em hotéis, passeios e meios financeiros para se manter durante a estadia.

É interessante ter um seguro, mas não é obrigatório.

Quando ir para a Inglaterra

As melhores épocas para viajar pela Inglaterra são na primavera até o final do verão e pegando o comecinho do outono, tendo então de maio a setembro para conhecer o País.

É o período que possui menos chuvas e o clima está mais seco, sendo possível aproveitar melhor os passeios.

Como ir

A porta de entrada de uma viagem para Inglaterra é Londres. Partindo de São Paulo e Rio de Janeiro, há várias companhias que fazem essa rota; LATAM, Iberia e British Airways são as principais. Londres, por sua vez, conta com 6 aeroportos internacionais sendo Heathrow Gatwick os dois que recebem voos do Brasil.

Para pesquisar passagens sugerimos a ferramenta de busca do Skyscanner.

Transporte no país inglês

São muito utilizados os táxis alternativos conhecidos como MiniCabs. O serviço é prestado por carros normais, com os valores mais em conta. Os preços não são calculados por taxímetro, mas sim por uma tabela da empresa.

Há também o trem que possui uma ferrovia com mais de 16 mil quilômetros, controlada pela National Rail, além do metrô e ônibus.

Para compra de bilhetes de trem, uma plataforma bastante usada é a Rail Europe, permitindo que se programe a viagem de trem por todo continente europeu.

Na região de Londres, onde o sistema mais usado é o metrô, existe o Oyster card, que é um cartão de viagem eletrônico, utilizado no sistema de transporte público da Região Metropolitana de Londres, incluindo o Metrô de Londres, Overground, TfL Rail, DLR, parte da linha férrea e ônibus.

Para os turistas, existe a possibilidade de se comprar o Visitor Oyster Cardque pode ser comprado de forma online antes da viagem, e pode ser utilizado inclusive no transporte do aeroporto de Heathrow até o centro de Londres.

Uma dica extra é o CarPooling, que consiste em compartilhar um veículo e suas despesas em uma viagem com outros passageiros. É uma opção econômica, possibilita conhecer novas pessoas e ajuda o meio ambiente.

No site da empresa, basta informar a data e o destino e as opções de carona aparecem.

Guia de lugares na Inglaterra

Além de Londres com seus inúmeros pubs, museus, parques e lojas, é possível conhecer outros lugares maravilhosos na Inglaterra que listamos a seguir:

Castelo de Windsor

Photo by Toa Heftiba on Unsplash

Pertence à família real britânica na cidade de Windsor e, embora tenha sido construído no século XI, é o mais antigo castelo ainda em uso, já que conta com visitas esporádicas da rainha Elizabeth II.

Liverpool

Photo by Bobbie M on Unsplash

A cidade se localiza no noroeste da Inglaterra, exatamente onde o rio Mersey encontra o Mar da Irlanda.

É também famosa por ser a terra natal da banda mais famosa dos últimos tempos, os Beatles.

Oxford

Photo by Sidharth Bhatia on Unsplash

A cidade, além de ser sede da universidade mais antiga da Inglaterra, mantém suas características de vilarejo de contos de fadas.

Muito provavelmente, por conta dessas características, a cidade foi cenário para várias sequências dos filmes de Harry Potter.

Cambridge

Photo by Toa Heftiba on Unsplash

É uma cidade universitária que tem, como principal atração, o passeio de punting – barco de madeira projetado para pequenos rios – e também conta com colégios importantes, museus e diversas construções históricas.

Além das cidades mencionadas, o país guarda inúmeras vilas antigas medievais que nos remete a uma viagem no tempo. Vale muito a pena conhecer e se perder pelas regiões inglesas do interior.

Através desse guia de viagem é possível concluir que a Inglaterra é, definitivamente, capaz de agradar a todos os gostos com as suas diversas atrações.

Gostou das dicas? Compartilhe o conteúdo com seus amigos viajantes.

Posts Relacionados

Carregando...

Ao usar este site, você concorda com a nossa Politica de Privacidade. OK Saber mais