Ficar em casa em confinamento desenvolve ansiedade em grande parte das pessoas e desperta a curiosidade em testar novas idéias, seja uma novidade gastronômica, de decoração ou de beleza, sobretudo receitas e cuidados com a pele.
É preciso ter cautela com alguns experimentos que podem trazer danos irreversíveis tanto para a saúde como para a estética e o ideal é que se evite idas a médicos e hospitais no período de isolamento.
Como cuidar da pele na quarentena?
Pensando em ajudar nos cuidados com a pele na quarentena, listamos a seguir algumas dicas que podem ser essenciais:
1 – Receitas naturais para pele
Produtos naturais parecem inofensivos, mas muitas vezes podem não ser o que a pele precisa no momento, além de que algumas substâncias podem causar alergias e irritações, principalmente em pessoas que têm rosácea, lupus, melasma e outros problemas.
É recomendável que se procure um auxílio profissional para que este indique um produto tecnicamente desenvolvido e adequado para diferentes tipos de pele e diferentes necessidades.
2 – Evitar o estresse
Cuidar do corpo e da mente reflete automaticamente nos cuidados e saúde da pele, pois o estresse é um gatilho para determinadas reações no organismo que podem causar alergias e irritações.
A prática de yoga e meditação é muito eficaz no tratamento contra ansiedade, depressão e estresse, já que são atividades que auxiliam na concentração e no controle físico e emocional.
Existem outras atividades que auxiliam no relaxamento, encontre alguma com que se identifique e que traga satisfação!
3 – Alimentação saudável
A ansiedade de ficar em casa direto e na mesma rotina, faz com que se desenvolva uma certa compulsão alimentar e a busca constante de algo para comer, geralmente o açúcar e o carboidrato saciam essa vontade constante.
Esse tipo de alimento contém excesso de gordura e gera o pico de insulina, que aumenta a oleosidade da pele e causa espinhas, entre outros problema.
Procurar manter uma alimentação balanceada , com comidas naturais e saudáveis, é primordial para manter a saúde não só da pele, mas a saúde física em geral.
4 – Esfoliação na pele
Nos cuidados skin care é normal incluir na rotina o processo de esfoliação. No entanto, pessoas com a pele mais seca e sensível precisam ter cuidado e não exagerar.
Os dermatologistas recomendam que seja feita a esfoliação uma vez por semana no máximo em peles sensíveis e duas a três vezes por semana em peles oleosas.
5 – Protetor solar
Para manter uma pele jovem e saudável é muito importante o uso do protetor solar todos os dias, mesmo estando em casa.
Vários estudos científicos já comprovaram que as lâmpadas utilizadas em um determinado ambiente também transmitem raios UVA e UVB, embora sejam bem menos nocivos que os raios solares.
Segundo o FDA (Food and Drug Administration), órgão do governo norte-americano responsável pelo controle de alimentos, medicamentos e cosméticos, passar oito horas exposto à luz artificial equivale a 1 minuto e 20 segundos de exposição solar. Por isso, os efeitos e danos na pele são cumulativos.
E você, tem tido boas práticas com sua pele durante o período de isolamento? Se gostou desse artigo, compartilhe essas dicas para espalharmos saúde.