À principio, quando se fala em vinho , a primeira imagem a qual o associamos é ao frio e às estações de outono e inverno. Mas vinhos também podem ser frescos, leves e harmonizantes, combinando bem com pratos saborosos e alegres na primavera.
Antes de mais nada, listamos algumas dicas com os melhores vinhos da primavera e acompanhamentos
Celebre com um bom vinho e aperitivos leves os momentos fluidos de bem estar com amigos e família, até mesmo com um amor. Aproveite o clima fresco e movimente sua adega, celebre a estação das flores e do amor!
Rosé, o vinho da estação
Os rosés tem como característica serem vinhos jovens com frescor e acidez marcantes, rapidamente vendidos assim que engarrafados, sem envelhecer. Tem aromas frutados e florais. Combinam bem com vegetais e carnes ou lanches leves, com ingredientes como tomates no molho, que combinam com a acidez. Uma boa dica é ratatouille, frango ou massa com queijo se for um rosé leve. Porém, um rosé mais encorpado pede um sabor mais acentuado no acompanhamento, como uma pizza de atum. Uma boa sugestão é o Jazz Reserva, um chileno de uva Carmenére, de sabor picante, com notas de madeira e ameixas, um sabor de frutas e especiarias, de textura cremosa.
Pinot Noir cai bem com salmão
Com toda a certeza, o vinho tinto é o mais encorpado e o que melhor acompanha o um peixe gorduroso e forte como o salmão. Uma boa sugestão é o chileno MontGras Reserva Pinor Noir, acompanha bem receitas defumadas e com frutos do mar. Suas caraterísticas são aroma de cerejas e especiarias doces combinadas com toques de acidez e frescor.
A leveza dos brancos
As uvas mais aromáticas e mais frescas para o clima tropical são a Sauvignon Blanc e a Chadornnay. Uma boa sugestão é combinar de servir com um refrescante vinho branco é uma boa variedade queijos e frutas da estação, como morangos bem frescos e docinhos. Também pode se optar pela uva moscatel, mais doce, uma boa pedida para servir de sobremesa. Destaque para o chileno Carta Vieja Sauvignon Blanc, com delicada acidez e o argentino Invitación Chadornnay, uma boa pedida para acompanhar frutos do mar
Espumantes
Uma vez que a primavera é tempo de celebrar, não podemos deixar os espumantes de lado! Leves e refrescantes, combinam com festas ou singelos momentos particulares, comemorações e alegria. Assim sendo, é clássica a combinação com frutas vermelhas e momentos românticos. Mas também harmoniza suave com canapés e carnes ao molho. A refrescância frisante tem a caracterísctica de “quebrar o sal” na combinação com os alimentos. Entre os tipos de espumantes, voce pode optar pelos brut, secos como o champanhe ou charmat, tipo um prosseco, mais leve e refrescante pela acidez. Uma sugestão é estudar uma boa carta de vinhos de rótulos bem conhecidos como a Casa Valduga e Miolo, você pode optar pelo tipo de uva e tonalidade de espumante.