Um Lugar Secreto é um filme um pouco perturbador. Ele foi um dos escolhidos para passar no Festival de Cannes em 2020. É dirigido por Pascual Sisto onde faz sua estreia nas telonas; escrito por Nicolás Giacobone que foi o vencedor do Oscar de Melhor Roteiro Original por Birdman em 2015; estrelado por Michael C. Hall (Dexter), Jennifer Ehle (Orgulho e Preconceito), Taissa Farmiga (Terror nos Bastidores) e Charlie Shotwell (Capitão Fantástico). Esse último que é a grande figura da história e que nos traz alguns arrepios involuntários.
Sinopse: “O longa retrata a história de John (Charlie Shotwell), um menino cheio de questionamentos e dúvidas. Após encontrar um bunker abandonado perto de casa, ele decide prender seus pais (Michael C. Hall, de Dexter, e Jennifer Ehle, de Orgulho e Preconceito) e a irmã (Taissa Farmiga, de American Horror Story) no local. Sozinho, ele aproveita a liberdade e começa a descobrir a vida adulta.”
Dei uma olhada e vi que esse filme foi caracterizado como um drama, mas para mim ele beira a um thriller de suspense. Ele é construído todo para sentirmos medo do protagonista. Inicialmente, entendemos que o garoto está dentro do espectro autista. Ele não entende o mundo de uma forma cotidiana. Vemos que ele faz diversos tipos de perguntas das quais qualquer um acharia boba, mas que para ele faz um sentido maior. É daí que a história começa, quando ele faz perguntas sobre a vida adulta e quando nota que não teve a resposta que ele esperava.
A partir daí o que vemos é algo que passa bastante pelo perturbador. Imagina se algum membro da sua família te mantém em cativeiro por um determinado tempo sem você saber e entender o que se passa na cabeça da pessoa direito. Não sabemos se há maldade ou se é apenas um experimento social dele. Como condenar ou odiar uma pessoa que pensa de uma forma bem peculiar do que é aceito pela sociedade? Eu diria que essa pessoa é psicopata, mas a resposta não é tão simples assim. O que vemos aqui é muito mais complexo que isso.
Essa ideia de psicopatia nos passa pela cabeça a maior parte do tempo. Quando prende a família no buraco, quando parece que ele quer afogar o amigo, quando ele pede para a vizinha dormir na casa com ele… Em todos esses momentos eu fiquei esperando realmente que fosse ocorrer algo trágico. Acho que essa é a ideia da obra: brincar com o nosso senso de saber o que vai acontecer em seguida. A quebra de expectativa nos dá um alívio, mas não exime o protagonista.
Dentro de Um Lugar Secreto existe uma outra história paralela sendo contada que possui exatamente 3 cenas durante todo a projeção. Confesso para você que não entendi exatamente como isso se encaixa na história principal. Posso apenas deduzir que o desejo de John aconteceu com uma outra criança e vemos o quanto isso seria cruel e desumano. Preferi não ler em nenhum lugar sobre isso para não afetar minhas ideias iniciais, mas isso me deixou pensando por bastante tempo.
Ele me incomodou muito como um todo, pois pareceu que tudo o que aconteceu não teve nenhuma consequência. Em muitos momentos me deixou mal e isso me pegou de uma forma negativa. Sei também que a história fala sobre amadurecimento. Sobre como é ser um adulto, mas não me interessei por isso em si, pois o que o protagonista faz é errado em muitos níveis que nem saberia enumerar. Um filme no mínimo curioso e fica aí para quem se interessar por ele.
Um Lugar Secreto se encontra para aluguel e compra nas seguintes plataformas digitais: Claro Now, Vivo Play, iTunes/Apple TV, Google Play e YouTube Filmes.