fbpx
Guia Mundo Moderno

Resenha: Onde Fica O Paraíso

Onde Fica o Paraíso é daqueles filmes que você não dá nada e sem perceber você já está emocionado e sem saber direito o porque. Ele é dirigido e roteirizado por Jessica Swale (Leading Lady Parts) e estrelado por Gemma Arterton (Príncipe da Pérsia: As Areias do Tempo). Embora a direção tenha alguns problemas dos quais ficaram bem evidentes em alguns momentos, não vai ser o foco da minha resenha. A história tem uma apelo emocional o suficiente para focarmos apenas nessa virtude.

Sinope: Onde Fica o Paraíso conta a história de Alice (Gemma Arterton), uma pesquisadora solitária e reclusa que vive em um pequeno vilarejo. Sua vida muda completamente quando, durante a invasão nazista ao Reino Unido na Segunda Guerra Mundial, o jovem Frank (Lucas Bond) é colocado sob seus cuidados para fugir dos bombardeios em Londres. A inocência e a curiosidade do menino despertam nela lembranças do passado que estavam enterradas.”

Soarei redundante e vou dizer novamente que amo histórias passadas na 2º Guerra Mundial. De alguma forma acho que elas sempre me inspiram. Nesse filme, é contado algo que eu nunca tinha visto em nenhuma outra obra. Como Londres era uma cidade-alvo para os alemães, famílias do interior da Inglaterra se voluntariavam para cuidar dessas crianças, que moravam na capital. Desse jeito elas eram levadas para morar em lugares teoricamente mais pacíficos. É nesse ponto que a história começa, mesmo que nossa protagonista não esteja esperando por isso.

Por falar nela, é difícil nos afeiçoarmos por ela no início. Em seus primeiros minutos nos é mostrado o quanto ela é megera e o quanto é odiada pelo vilarejo onde mora. A chegada da criança é indesejada, mas aos poucos vemos essa muralha de pedra se dissolver. A presença de alguém que necessite de você para sobreviver a faz mudar o modo como pensa e também a reviver o passado. Nesse momento, também, é quando conseguimos entender mais o do porque que ela vive em um quase isolamento e os motivos de ser tão dura com todos. Tudo tem um porquê.

É uma história simples que já até foi contada em outras obras, mas que não deixa de ser especial. Quando menos esperamos tomamos uma reviravolta do roteiro que o deixa mais emocional ainda e que rapidamente nos faz escapar algumas lágrimas do canto do olho. Esse momento de virada é o que te pega definitivamente e é o que faz abraçar a história com muito carinho. Por mais que não queiramos, mudanças precisam ser feitas em nossas vidas para sermos pessoas melhores.

Outro ponto interessante é o fato de que nossa protagonista é uma expert em lendas e mitos. Essa história de magia e realidade também é colocada aqui de uma forma bem singela e minimalista. A busca para desvendar tais histórias antigas nos mostra que toda lenda começou de algum lugar. Não quer dizer que seja mentira, talvez seja uma verdade que só tal pessoa que espalhou o rumor saiba a sua própria verdade. Todos nós temos a nossa própria verdade sobre qualquer fato. Esse detalhe tem um fator determinante a certa altura da projeção e pode soar como um conforto para quem estiver sofrendo pela perda de alguém.

Onde Fica o Paraíso ficará disponível a partir do dia 26 de novembro nas seguintes plataformas digitais: Claro Now, Vivo Play, iTunes/Apple TV, Google Play e YouTube Filmes.

Posts Relacionados

Carregando...

Ao usar este site, você concorda com a nossa Politica de Privacidade. OK Saber mais