fbpx
Guia Mundo Moderno

Resenha: Laços, drama italiano baseado no livro de Domenico Starnone

‘Laços’ é um romance dramático italiano baseado no livro de mesmo nome escrito por Domenico Starnone, que se tornou um grande sucesso no Brasil. O escritor também assina o roteiro do longa ao lado de Daniele Luchetti (Meu Irmão é Filho Único), que também é o responsável pela direção. O filme foi o 1º a ser exibido no 77º Festival Internacional de Cinema de Veneza e também foi exibido na última edição do Festival de Chicago (CIFF). O elenco conta com Alba Rohrwacher (Hungry Hearts), Luigi Lo Cascio (O Melhor da Juventude) e Linda Caridi (Entre Tempos).

Sinopse: Veneza 2020. A invasão do apartamento de um casal desperta lembranças do turbulento casamento, marcado por um período de infidelidade e abandono. Já adultos, seus filhos vivem as consequências dessa estranha fase. Baseado no livro de Domenico Starnone.”

Fazia tempo que não via um filme que retratasse a vida cotidiana de uma forma tão dolorosa e visceral. Imagine que você vive bem seu casamento com sua mulher e dois filhos quando de repente você se vê apaixonado por outra pessoa. Não é fácil para ninguém, ainda mais para quem sai machucado dessa história. Sem contar os problemas psicológicos infringidos aos filhos devido a toda turbulência causada por uma separação nada amigável e muito traumática.

O sentimento de prisão em um relacionamento também é horrível e deve-se fazer o possível para se livrar de tal sensação. O grande problema é a culpa que você carrega por ter magoado pessoas que não mereciam. Tal culpa pode fazer você voltar atrás e aceitar condições que te deixarão “preso” para o resto de sua vida. O trauma se não tratado voltará o tempo todo e sempre será jogado na cara do outro os erros do passado, por mais que ele tenha se redimido por tudo.

‘Laços’ se passa em duas épocas distintas, a primeira parte no início dos anos 80 e a segunda nos tempos atuais. Na primeira, vemos todos os acontecimentos que desencadeiam na catarse da segunda. Os seus minutos finais são dedicados para todos soltarem o que estava preso durante esses quase 40 anos de vida. Ver como os filhos se sentem a ponto de fazer o que fizeram e ver a esposa dizendo palavras cruéis, egoístas e muito humanas de sua boca, torna tudo muito crível a ponto de talvez conhecermos uma história assim. Toda escolha tem uma consequência e o arrependimento pela escolha errada uma hora bate na sua porta.

Ele acaba sendo um bom filme dramático e que certamente todos se sentirão um pouco representados na tela. Pode não ser no momento atual, mas em algum momento da sua vida você já esteve na posição de um dos personagens principais da história. Seja no papel do marido, esposa, dos filhos ou até mesmo da amante. A vida mundana pode nos trazer mais dramas do que podemos imaginar, algo que torna cada um de nós passível a se tornar protagonistas de histórias desse tipo.

Laços estreia no Brasil em 09 de julho para compra e aluguel nas seguintes plataformas: Claro Now, Vivo Play, Sky Play, iTunes / Apple TV, Google Play e YouTube Filmes.

Carregando...

Ao usar este site, você concorda com a nossa Politica de Privacidade. OK Saber mais