fbpx
Guia Mundo Moderno

Resenha da Peça Teatral: “O Mistério de Irma Vap”

Sinopse

A comédia se passa em Mandacrest Estate, lar de Lord Edgar e Lady Enid. A trama decorre entre esse casal e seus empregados da casa – a criada Jane Twisden e um porqueiro de nome Nicodemus Underwood.

Enid é a segunda esposa de Lord Edgar, eles se casaram após a morte da primeira esposa do Lord, mesmo ele ainda não ter superado a morte dela. E pelo jeito nem ela… pois aos olhos de Lady Enid a casa é mal assombrada pela falecida.

A peça do estilo brasileiro conhecido como Besteirol, devido a essa ideia de terror, tem aparições de fantasmas, vampiros, lobisomens…

Origem da peça

Originalmente escrita nos anos 80 pelo ator, diretor, e dramaturgo americano Charles Ludlam, a peça  teve sua primeira apresentação em setembro de 1984. Sendo dividida em 2 atos, Irma Vap foi criada seguindo o estilo literário “Penny Dreadful, mas em forma de sátira.

Além disso, a proposta era dois atores interpretarem oito personagens, interpretando ambos os sexos e ao longo da peça, conforme forem trocando de papel trocando também de figurino.

Irma Vap no Brasil

Esse clássico já foi produzido no Brasil. Dirigida por Marilia Pêra, Com a atuação de Ney Latorraca e Marco Nanini estreou em 1986, ficando em cartaz por 11 anos, o que fez a peça entrar para o “Guinness Book of Records” em 2003 como sendo a peça a ficar mais tempo em cartaz no Brasil.

Performance

A versão que hoje se encontra em cartaz, é dirigida por Jorge Farjalla. Havendo diversas referências e comentários contextualizados a tópicos atuais.

A adaptação tem um texto que te prende durante as duas horas de espetáculo.

Luis Miranda Um artista de longa data, já trabalhou em diversos filmes, peças e novelas, diretor e também dublador, um artista completo. Incrível ver a liberdade que ele tem no palco, uma belíssima voz, e uma interpretação única que te prende, uma desenvoltura que você entende até o que uma pessoa embriagada está falando (só quem assistiu a peça vai entender).

Mateus Solano Teve seu primeiro papel de destaque na minissérie “Maysa quando fala o coração”, devido ao seu desempenho logo foi chamado para outros projetos. Um dos meus atores favoritos, fui com muitas expectativas e todas elas foram correspondidas, e superadas.

Vale ressaltar a dinâmica entre os protagonistas, em cada cena que interpretaram era visível o quanto os dois estavam se divertindo, uma dinâmica incrível.

Por fim, não poderia deixar de mencionar os Monstrengos. Foram representados pelos talentosos atores: Gus Casabona, Thomas Marcondes, Biaggio Pecorelli, Fagundes Emanuel. Esses personagens coadjuvantes que aterrorizaram, ou melhor… que tiraram boas risadas durante toda a peça,

Com classificação indicativa 12 anos, a peça está em cartaz desde abril e segue viajando pelo Brasil. A peça está incrível em atuação, cenário, etc. Vale a pena conferir.

Você pode acompanhar as atualizações sobre a peça no Instagram: O Mistério de Irma Vap

Posts Relacionados

Carregando...

Ao usar este site, você concorda com a nossa Politica de Privacidade. OK Saber mais