Para mim, Paradise já é um dos maiores destaques desse ano de 2025. Chegou na Disney+ de uma forma bem discreta. Vi poucas pessoas falarem sobre ela, e isso meio que fez parecer que ela não seria tão interessante assim. Ledo engano, começa com um escopo pequeno e a cada episódio vai aumentando a ponto de chegarmos a eventos de cataclismo mundial. Antes de começar essa resenha, dei uma olhada no trailer. Posso dizer que ele é perfeito, pois te mantém curioso, mas não entrega o grande mote da série. Em respeito a isso, e sabendo que a surpresa é muito melhor se descobrirem sozinhos, também vou omitir o grande evento que ocorre no background da história.
Sinopse
No Paraíso, nem o presidente estará a salvo. Xavier Collins (Sterling k. Brown) é o agente secreto do governo que cuida pessoalmente da segurança do presidente Cal Bradford (James Marsden). Quando chega para o seu turno, logo descobre que o presidente foi assassinado em seus aposentos íntimos. A demora para reportar o acontecimento faz com que imediatamente se torne o primeiro suspeito. Agora, com a desconfiança de todos em sua volta, precisa provar sua inocência e descobrir o verdadeiro assassino. Tudo isso dentro de Paradise, uma cidade idílica que esconde um enorme segredo capaz de mudar a vida de todos de forma catastrófica.
Ela te prende desde o primeiro episódio
O assassinato do presidente não é nenhum spoiler. Isso faz parte da premissa e é o ponto de partida para chegarmos em segredos inimagináveis. Seu primeiro episódio nos traz uma história que te prende, mas que acaba sendo bem mundana. Cheguei a pensar que não era a primeira vez que estava vendo algo do tipo. A primeira explosão de cabeça da série acontece no final desse episódio piloto. As coisas não são exatamente como pensamos, o mundo não parece o mesmo e automaticamente queremos ver o próximo episódio para entender o que está acontecendo.
Narrativa usando o presente e flashbacks
A série vai te respondendo aos poucos e ela não te decepciona. Ela adota a narrativa de acontecimentos no presente e com flashbacks com momentos pontuais que vai nos fazendo entender em como chegamos até ali. Personagens fortes e misteriosos cruzam o caminho de nosso protagonista e nos faz compreender motivações para determinadas ações. A amizade entre Xavier e Cal, o presidente, vai crescendo no decorrer desses momentos e tudo isso contrasta com um determinado ódio que o mesmo tem por quem ele precisa proteger. Um quebra-cabeça vai se montando em nossas cabeças e tudo vai fazendo sentido aos poucos. Quando conseguimos juntar peças o suficiente, somos agraciados com um dos episódios mais fenomenais dos últimos tempos: o episódio 07 que se chama “The Day” ou “O Dia” em uma tradução livre.
O episódio 07 é fantástico
Esse episódio é tão bom que por si só já mereceria um filme só para ele. Enfim fomos agraciados com uma explicação detalhada de como chegamos em Paradise. Ele te mantém fixo e na ponta do pé do início ao fim e os eventos que ocorrem nele são desesperadores e é impossível não se emocionar. Não quero entrar em mais detalhes porque isso estragaria totalmente a experiência dele. Só temos um cenário, a famosa Casa Branca, lar do presidente dos Estados Unidos. Só isso e a atuação de todos presentes consegue nos dar um panorama mundial do que está chegando. Esse episódio poderia muito bem ser o final de temporada, mas não é. O último episódio não mantém esse ritmo, mas nos entrega um dos grandes mistérios da série até aqui e nos abre um leque de possibilidades para o futuro.
Conclusão
Achei Paradise excelente e a espera de uma 2º temporada, já confirmada, me faz imaginar para onde ela vai. Os maiores segredos e surpresas já foram revelados, mas tenho fé nos responsáveis por ela. Dan Fogelman é o criador da série, além de ser o produtor e um dos roteiristas. Ele parece saber muito bem o que está fazendo e a para onde vai. Ele é mais conhecido pela sua antiga série, This Is Us: Histórias de Familia (2016 – 2022), e refaz a parceria junto com o ator Sterling K. Brown que também estrelou a série. Tenho confiança nele e nessa equipe de que o escopo só vai aumentar.
A 1º temporada de Paradise já se encontra completa no Disney+.