fbpx
Guia Mundo Moderno

Confira nossa lista de melhores Filmes de 2024

Chegamos em 2025 e o cinema nos reserva muitas coisas boas para esse ano, mas ainda está em tempo para fazer uma listagem dos melhores filmes de 2024. Meu critério para as escolhas foram as seguintes: teve seu lançamento oficial no Brasil em 2024, mexeu comigo de alguma forma, e que tenha rolado um debate após tê-lo visto. Por ser escolhas pessoais é muito provável que vá faltar muita coisa por aí e que não será do gosto de todos, porém, também pode servir de dicas caso ainda não tenha assistido alguns deles. Chega de lero-lero e vamos direto ao que interessa.

10º – KILL: O MASSACRE NO TREM

Acredito que poucas pessoas devam ter visto essa obra de arte da ação indiana. Ele está aqui na minha lista, pois conseguiu ser o suprassumo da violência. Começa com uma ação normal e depois de um acontecimento trágico ele descamba para o derramamento de muito sangue. Somos instigados a compactuar com a ação e não queremos nada menos do que nos vingar junto ao nosso protagonista que sofre, apanha e é sangrado bastante até o final. Excelente.

9º – A PRIMEIRA PROFECIA

Tivemos um ótimo ano de terror e senti que precisava colocar um desses exemplos na minha lista. A Primeira Profecia foi minha escolha da vez. Foi um ótimo prequel do filme original de 1976. Não soou forçado e o encaixe e o respeito com a obra de origem foi muito boa. A atriz Nell Tiger Free (Servant) não me pareceu que poderia sustentar o protagonismo, mas em um momento do longa, calei minha boca completamente quando ela dá um show de horror em tela.

8º – MONSTRO (MONSTER)

Esse é um filme japonês que foi pouco falado também, mas que possui uma história incrível sobre pontos de vista. Aquele clássico “existe a minha verdade, a sua verdade e a verdade de fato”. O título pode remeter ao terror, mas não é nada disso. Ele se refere a nós mesmos como humanos e como vemos as pessoas cujo não entendemos. O final pode vir a ser aberto a interpretações. Tive a minha e ele consegue ser ao mesmo tempo lindo e cruel.

7º – AINDA ESTOU AQUI

Também precisava colocar um longa nacional por aqui e tinha que ser Ainda Estou Aqui. Há muito tempo, um filme nacional não causava uma ida aos cinemas tão forte quanto esse. A princípio, passou batido por mim, mas fiz questão de assisti-lo na telona e foi o melhor que fiz. Uma história real e comovente que traz uma atuação simples, mas arrebatadora de Fernanda Torres que fez ela ganhar o Prêmio de Melhor Atriz no Globo de Ouro. Nosso cinema está vivo e precisamos compactuar com isso.

6º – ZONA DE INTERESSE

Esse é um daqueles filmes que se não estivermos preparado para assisti-lo, não vamos conseguir pegar nenhuma mensagem. Quem cair de paraquedas, talvez não pegue todas as suas nuances. Mas garanto que esse longa é incrível. Ele consegue mostrar toda a banalização da morte ao mesmo tempo em que vemos a ascensão social de uma família no período mais sombrio da 2º Guerra Mundial. Enquanto no fundo ouvimos a morte, na frente da câmera assistimos o sonho e o status quo de pessoas que viam todo aquele genocídio como algo corriqueiro e normal.

5º – ANATOMIA DE UMA QUEDA

Filmaço. Roteiro e atuações brilhantes. Esse é um típico longa de tribunal. Muito falatório é proferido e nada é a toa. O embate entre a verdade e a mentira é ferrenho e ele fala sobre a verdade que você quer escolher para si mesmo. Pontos de vista também entram no jogo e vemos que nenhuma situação é simples. A vida privada de um casal é muito mais complexa do que testemunhas veem e isso culmina em uma atuação gigante da atriz Sandra Hüller (As Faces de Toni Erdmann).

4º – A SOCIEDADE DA NEVE

Esse filme estreou aqui no início de 2024 e me marcou demais. O suficiente para chegar nesse novo ano e ainda pensar nele. Essa história real é tão incrível que conseguiu uma grande imersão nos seus acontecimentos. Foram tantos perrengues que ainda nos perguntamos como os sobreviventes conseguiram escapar desse horror gelado. O embate ético também chega forte e nos faz questionar o que seríamos capazes para sobreviver. Só sinto por não tê-lo visto no cinema, algo que aumentaria e muito a imersão.

3º – ROBÔ SELVAGEM

Quando eu acho que já estou calejado a ponto de achar que nenhuma animação moderna irá conseguir me emocionar, chega Robô Selvagem e me faz chorar absurdo. A história é simples, não inventa a roda, mas ela mexe com seu emocional. Junta uma bela trilha sonora com uma ótima animação estilizada e temos uma obra-prima na mão. Fui vê-lo sem nenhuma expectativa e saí muito contente com o que vi. Para crianças e adultos verem juntos. Lindo demais.

2º – WICKED

Sei que a maioria das pessoas não gostam de musicais (e digo que estão erradas), mas acredito que esse tenha feito até essas pessoas gostarem. A história é boa e instigante e queremos saber como a doce Elphaba irá se transformar na Bruxa Má do Oeste. O filme é lindo e a construção de cenários reais passa uma credibilidade grande a esse mundo mágico e fantástico. Duvido não se emocionar no baile e na sequência final quando “Defying Gravity” é entoada a plenos pulmões por Cynthia Erivo (Harriet).

1º – A SUBSTÂNCIA

O primeiro lugar pode ser controverso para muitos, porém, para mim foi o maior lampejo de genialidade do ano. O body horror chega com força e mostra todos os horrores de uma cobrança moderna com a beleza. Demi Moore (Ghost: Do Outro Lado da Vida) no auge de seus 62 anos está belíssima e ouso dizer que esse é o papel de sua carreira. O seu declínio é gigante. Para muitas pessoas, ele se perde no final. Para mim, o final é simplesmente o auge. Enquanto olhamos com ojeriza tudo oque está sendo mostrado em tela, o horror trash e satírico escancara o nosso pavor pelo feio e o bizarro. A escolha do primeiro lugar não poderia ter sido diferente para mim.

MENÇÕES HONROSAS

Montar essa lista foi bem difícil. Muita coisa boa ficou de fora, mas colocarei uma mini lista honrosa aqui também.

ALIEN: ROMULUS → trouxe o clima clássico da franquia de volta e nos deu cenas já icônicas que serão lembradas por um bom tempo.

ASSASSINO POR ACASO → esse filme é uma comédia de ação total despretensiosa e divertida. Muito aclamado lá fora, mas pouco falado por aqui. Vale a conferida.

FICÇÃO AMERICANA → Outro filme com um roteiro e com atuações afiadíssimas.

GUERRA CIVIL → o filme mais caro da A24 até hoje. Uma boa história e que se tornou meu queridinho de cara. Wagner Moura (Tropa de Elite) muito bem em tela.

PISQUE DUAS VEZES → esse terror escancara o pior medo de uma mulher. Cruel e muito bom.

Posts Relacionados

Carregando...

Ao usar este site, você concorda com a nossa Politica de Privacidade. OK Saber mais