‘Loucas em Apuros’ é o novo filme de comédia de Adele Lim, ela que foi responsável por filmes como ‘Raya e o Último Dragão’ (2021) e o grande sucesso ‘Podres de Rico’ (2018). Ela é originária da Malásia, país pertencente ao Sudeste Asiático banhado pelo Mar da China e pelo Estreiro de Malaca. É uma terra onde vivem malaios, indianos, chineses e outros grupos étnicos convivendo em harmonia. Não é a toa que os filmes citados e o alvo dessa resenha têm uma influência grandiosa de cultura asiática.
Sinopse
Audrey (Ashley Park) e Lolo (Sherry Cola) são grandes amigas desde criança, principalmente por serem as duas únicas asiáticas da cidade. A primeira está trabalhando como advogada e precisa ir para a China para fechar um grande contrato e assim será sócia da empresa onde trabalha. O problema é que ela não sabe falar mandarim. Com isso, ela chama a sua melhor amiga Lolo para ajudá-la nessa missão. Acompanhadas também por Kat (Stephanie Hsu) e Deadeye (Sabrina Wu), elas terão uma viagem de autodescobertas e de estreitamento dos laços de amizade em meio a muitas confusões por algumas cidades asiáticas.
Poderia ter sido a comédia do ano
Não vou te enganar, essa comédia poderia ter sido a melhor comédia do ano disparada, mas por algumas piadas um pouco fora do tom e algumas não serem assim tão boas ela deixa esse cargo vago, por enquanto. Mesmo assim, o longa entrega um bom entretenimento com direito a algumas risadas devido a situações cômicas em que nossas protagonistas se metem. Vide a cena com a traficante no trem, a sequência de sexo de cada uma no hotel, e um ótimo clipe de k-pop que elas produzem para conseguir algo almejado.
Sinceramente, não acho que ele seja para criança. O seu humor é bem adulto e de certa forma bem escatológico em diversas vezes. Com certeza essa é a marca do Seth Rogen (Festa da Salsicha) que faz parte da produção. Além disso, o filme consegue ser voraz na crítica do preconceito com asiáticos. O fato de Audrey ter sido adotada e criada por pais brancos, faz com que ela pela primeira vez na vida não se sinta diferente em um lugar. Até mesmo piadas sobre diferenciação entre chineses, japoneses, coreanos e tailandeses são abordados aqui, e sempre de forma inteligente.
Além de bastante comédia e de contantes loucuras, ainda temos espaço para um arco bem emocional de nossa protagonista. Ela aproveita que está na China e por razões de roteiro, ela precisa achar sua mãe biológica. Essa saga irá trazer surpresas e um momento que conseguiu derrubar algumas lágrimas do meu ser. Bem bonito e bem singelo. Isso aumenta mais a profundidade do texto que deixa de ser uma comédia vazia para um algo a mais.
Conclusão
‘Loucas em Apuros’ não é perfeito, deixa a desejar em alguns momentos. Quando a gente acha que ele vai brilhar de vez, perde a chance. Porém, ele ainda tem seu grande valor como comédia e ainda mostra tudo isso através de uma cultura da qual não estamos muito acostumados de ver por aí. Sem tirar o fato que as atrizes são excelentes. Nossas 4 protagonistas dão um show na tela e divertem o máximo que podem, as vezes fazem isso sem precisar de muito esforço. Uma boa pedida para o fim de semana nos cinemas.
‘Loucas em Apuros’ estreia em 03 de agosto exclusivamente nos cinemas.