O mês de julho está chegando e com ele novos conteúdos chegam ao cinema. Entre eles, estão os filmes Barbie, estrelado por Margot Robbie e Ryan Gosling, Missão Impossível 7: Acerto de Contas Parte 1 e Oppenheimer. Além disso, destacamos as produções brasileiras Capitu e o Capítulo, A Praga, Os Aventureiros – A Origem e Perdida.
06 de Julho:
SOBRENATURAL: A PORTA VERMELHA
Em primeiro lugar, o destaque fica para este filme que faz parte da franquia Sobrenatural (Insidious). A produção tem direção de Patrick Wilson e no elenco os atores Ty Simpkins, Patrick Wilson, Sinclair Daniel e Rose Byrne.
Sinopse: Quinto filme da franquia, a trama de Sobrenatural: A Porta Vermelha se passa 10 anos após os eventos de Sobrenatural: Capítulo 2, e volta a seguir a família Lambert, formada por Renai (Rose Byrne), Josh (Patrick Wilson, Foster (Andrew Astor), Dalton (Ty Simpkins) e Kali (Juliana Davies). Dalton começa a faculdade, mas ainda está muito longe de conseguir levar uma vida normal: ele e o pai são obrigados a retornar à macabra dimensão da Porta Vermelha, enfrentando uma série de novas e ainda mais terríveis ameaças e encarando seus medos mais profundos para, só assim, banirem seus demônios de uma vez por todas.
OS AVENTUREIROS – A ORIGEM
Em seguida, destacamos este filme brasileiro infantil que chega ao cinema a que conta com o youtuber Luccas Neto como protagonista. A direção do filme é de André Pellenz e o elenco conta com Luccas Neto, Giovanna Alparone, João Gabriel Pessanha Coelho e Juliana Didone.
Sinopse: Em Os Aventureiros – A Origem, quando Luccas decide invadir o laboratório do recém-desaparecido cientista Honório Flacksman, o grupo de amigos é sugado para um portal que os leva para outra dimensão: a Cidade da Alegria. Lá, eles são abordados por Catarina, chefe dos Guardiões, protetores da Cidade. Ela os interroga, suspeitando que estejam envolvidos no recente sumiço do mapa das Pedras do Poder. Eles encontram o cientista, mas precisam das pedras para voltar. Nessa aventura, repleta de charadas e armadilhas, a coragem do grupo é desafiada e os amigos entendem que a união é o que os torna mais fortes.
CANÇÃO AO LONGE
Assim como o anterior, esta é uma produção brasileira que chega ao cinema na primeira semana de julho. A produção, premiada no no 55º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, tem direção de Clarissa Campolina e no elenco Mônica Maria, Jhon Narváez e Carlos Francisco.
Sinopse: Canção ao Longe mostra a jovem arquiteta Jimena (Mônica Maria), que foi criada em uma família tradicional de Belo Horizonte e está em busca de seu lugar no mundo. Responsável pelo desenho técnico da nova sede da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais, ela quer encontrar sua própria casa e deixar de morar com a mãe e a avó, além de cortar relações com o seu pai que, quando ela tinha apenas 4 anos, deixou o Brasil. Hoje, Jimena e o pai mantém contato através de cartas, mas em sua jornada de autodescobertas ela acaba tendo que lidar com uma série de questões que envolvem suas origens, seu corpo e suas relações familiares.
O CRIME É MEU
Este filme francês que chega ao cinema é uma adaptação livre da peça francesa de 1934, Mon crime, de Georges Berr e Louis Verneuil. Com direção de François Ozon, o elenco é formado por Nadia Tereszkiewicz, Rebecca Marder e Isabelle Huppert.
Sinopse: Em O Crime é Meu, Madeleine (Nadia Tereszkiewicz) é uma atriz jovem, pobre e sem talento, acusada em 1930 de assassinar um famoso produtor. Sua melhor amiga, Pauline (Rebecca Marder), uma advogada desempregada, a defende, e a jovem é absolvida por legítima defesa. Então uma nova vida de fama e sucesso começa para Madeleine, mas os dias de glória rapidamente chegam ao fim. Quando a verdade por trás do crime é finalmente revelada, Madeleine pode perder toda a notoriedade que alcançou.
UM DIA CINCO ESTRELAS
Outra produção brasileira, este filme de comédia com lançamento previsto para 06 de julho, conta com direção de Hsu Chien Hsin e roteiro de Cristiane Wersom. No elenco, estão nomes conhecidos, como por exemplo Estevam Nabote, Danielle Winits e Nany People.
Sinopse: Em Um Dia Cinco Estrelas, acompanhamos Pedro Paulo (Estevam Nabote) após ele decidir colocar seu amado Opala dos anos 70 na rua, trabalhando como motorista de aplicativo para ajudar a família a sair do sufoco e realizar o grande sonho de sua mãe, que é viajar para Buenos Aires. Ao longo de seus dias levando passageiros para cima e para baixo, ele passa por diversas situações inusitadas, divertidas e que transformam totalmente a sua rotina. Enquanto isso, sua esposa Manuela (Aline Campos) tenta se tornar uma funcionária exemplar na loja em que trabalha e conquistar o cargo de gerente, disputando com o ambicioso Oswaldo (Marcos Breda).
Da mesma maneira que o anterior, este é outro filme brasileiro que chega ao cinema. A produção, que traz o conhecido Zé do Caixão, que faleceu em 2020, tem direção do próprio e de Matheus Sundfeld e Pedro Junqueira e no elenco Sílvia Gless, Felipe Von Rhein e Wanda Kosmo.
Sinopse: No terror brasileiro A Praga, Marina (Silvia Gless) e Juvenal (Felipe Von Rhein) estão em um tranquilo passeio pelo campo quando têm a ideia de parar em frente à casa de uma senhora para tirar algumas fotos. Porém, a idosa se irrita com o casal e, revelando ser uma bruxa, joga um terrível feitiço no homem, fazendo com que uma ferida se abra em seu corpo. Com o ferimento, Juvenal passa a sentir uma constante e insaciável fome por carne crua. Dirigido por Pedro Junqueira, Matheus Sundfeld, Luis Claudio Bonacura, Cédric Fanti e José Mojica Marins, popularmente conhecido como Zé do Caixão.
ODESZA: THE LAST GOODBYE CINEMATIC EXPERIENCE
Este espetáculo musical acompanha o grupo ODESZA, indicado três vezes ao Grammy e que é composto por Harrison Mills e Clayton Knight. A produção tem direção de Sean Kusanagi.
Sinopse: Odesza – The Last Goodbye Cinematic Experience é um espetáculo musical que acompanha o duo de música eletrônica indicado três vezes ao Grammy, ODESZA, formado por Harrison Mills e Clayton Knight – também conhecidos como Catacombkid e BeachesBeaches. O filme mostra os bastidores do retorno da banda aos palcos ao longo da turnê The Last Goodbye, trazendo uma série de entrevistas exclusivas com os músicos, diversos fãs e membros da equipe criativa, mostrando a relação entre a banda e o público e o impacto dos fãs e as experiências pessoais de cada um para a concepção do álbum mais recente do duo.
13 de Julho:
MISSÃO IMPOSSÍVEL 7: ACERTO DE CONTAS PARTE 1
A princípio, iniciando a segunda semana do mês, o grande destaque é o sétimo filme da franquia Missão Impossível, estrelado por Tom Cruise. Com direção de Christopher McQuarrie, o filme conta com Cruise, Hayley Atwell e Ving Rhames.
Sinopse: Missão Impossível 7: Acerto de Contas Parte 1 é o sétimo capítulo da franquia de ação e espionagem iniciada em 1996, que acompanha o agente norte-americano Ethan Hunt (Tom Cruise) em missões altamente secretas e perigosas. Agora, no novo filme, Ethan e a equipe do IMF formada por Ilsa Faust (Rebecca Ferguson), Benji Dunn (Simon Pegg) e Luther Stickell (Ving Rhames) recebem outra importante missão: eles devem rastrear uma nova e aterrorizante arma que, se cair nas mãos erradas, pode representar uma ameaça para toda a humanidade. Com o controle do futuro e o destino de todo o mundo em jogo, a equipe precisa partir em uma corrida frenética e mortal ao redor do planeta. Além disso, Ethan ainda é confrontado por um novo inimigo misterioso e muito perigoso, e é forçado a aceitar que, para completar o desafio, nada pode importar mais do que a missão – nem mesmo sua própria vida.
PERDIDA
Outra produção nacional que chega ao cinema é Perdida, filme baseado no romance homônimo de Carina Rissi. A direção do longa é de Katherine Chediak Putnam, Dean Law e Luiza Shelling Tubaldini e o elenco é composto por Giovanna Grigio, Bruno Montaleone e Nathália Falcão.
Sinopse: Adaptação do romance de Carina Rissi, em Perdida acompanhamos a história de Sofia. Determinada e segura de si, Sofia vive na metrópole movimentada do Rio de Janeiro. Ela tem pavor da palavra casamento. Nunca conseguiu se conectar com alguém na vida, apenas com os romances que lê desde sempre. Isso até que um dia compra um celular misterioso que a leva para o século dezenove, no Brasil. Perdida no século, sem saber como e quando voltar para o ano de 2022, ela acaba sendo acolhida pela família Clarke, dona de uma linda e grande propriedade. Com ajuda do lindo e prestativo lorde Ian Clarke, Sofia tenta achar alguma maneira de voltar para sua casa – mas sem antes passar por vários perrengues, como o banheiro da época. Em meio às suas buscas, o que Sofia não esperava era que encontraria seu conto de fadas em um século que não é seu.
O PORTAL SECRETO
Este filme australiano de fantasia e comédia distribuído pela Imagem Filmes, é baseado em um livro, assim como o anterior. A direção do longa é de Jeffrey Walker, com roteiro de Leon Ford e elenco formado por Patrick Gibson, Christoph Waltz e Sam Neill.
Sinopse: Em O Portal Secreto, Paul (Patrick Gibson) e Sophie (Sophie Wilde) são estagiários humildes e maltratados que começam a trabalhar na misteriosa empresa londrina JW Wells and Co. e se tornam cada vez mais conscientes de que seus empregadores são tudo menos convencionais. Humphrey Wells (Christoph Waltz), o CEO da empresa, e o gerente intermediário Dennis Tanner (Sam Neill) estão revolucionando o mundo da magia ao trazer a estratégia corporativa moderna para antigas práticas mágicas, e Paul e Sophie descobrem a verdadeira agenda da vasta corporação.
A NOITE DO DIA 12
Baseado no livro Un année à la PJ, escrito por Pauline Guéna, este filme que foi rodado em 34 dias e que chega ao cinema, conta com a direção de Dominik Moll, com Bastien Bouillon, Bouli Lanners e Théo Cholbi no elenco.
Sinopse: A Noite do Dia 12 é um filme francês de suspense e investigação policial que gira em torno de Yohan Vivès (Bastien Bouillon), um investigador da polícia perseguido por um caso que lhe causa mais incômodo do que qualquer outro em sua carreira. Trata-se do chocante assassinato da jovem Clara Royer (Lula Cotton-Frapier) que, aparentemente, se dava bem com todos. Cada vez mais obcecado em solucionar o caso, o investigador embarca em uma espiral interminável de segredos obscuros em busca de pistas e quaisquer sinais que possam levá-lo até o culpado do crime brutal. Selecionado para estrear no Festival de Cannes de 2022.
20 de Julho:
BARBIE
Grande lançamento de julho, este filme baseado na famosa boneca da Mattel, conta com um grande elenco para conduzir a história. A direção é de Greta Gerwig e no elenco estão os atores Margot Robbie, Ryan Gosling, Emma Mackey, entre outros.
Sinopse: No fabuloso live-action da boneca mais famosa do mundo, acompanhamos o dia a dia em Barbieland – o mundo mágico das Barbies, onde todas as versões da boneca vivem em completa harmonia e suas únicas preocupações são encontrar as melhores roupas para passear com as amigas e curtir intermináveis festas. Porém, uma das bonecas (interpretada por Margot Robbie) começa a perceber que talvez sua vida não seja tão perfeita assim, questionando-se sobre o sentido de sua existência e alarmando suas companheiras. Logo, sua vida no mundo cor-de-rosa começa a mudar e, eventualmente, ela é expulsa de Barbieland. Forçada a viver no mundo real, Barbie precisa lutar com as dificuldades de não ser mais apenas uma boneca – pelo menos ela está acompanhada de seu fiel e amado Ken (Ryan Gosling), que parece cada vez mais fascinado pela vida no novo mundo. Enquanto isso, Barbie tem dificuldades para se ajustar, e precisa enfrentar vários momentos nada coloridos até descobrir que a verdadeira beleza está no interior de cada um.
OPPENHEIMER
Este filme que chega ao cinema é o segundo filme relacionado à Segunda Guerra Mundial de Christopher Nolan, que é diretor e roteirista do longa. No elenco, estão os grandes atores Cillian Murphy, Emily Blunt e Matt Damon.
Sinopse: Oppenheimer é um filme histórico de drama dirigido por Christopher Nolan e baseado no livro biográfico vencedor do Prêmio Pulitzer, Prometeu Americano: O Triunfo e a Tragédia de J. Robert Oppenheimer, escrito por Kai Bird e Martin J. Sherwin. Ambientado na Segunda Guerra Mundial, o longa acompanha a vida de J. Robert Oppenheimer (Cillian Murphy), físico teórico da Universidade da Califórnia e diretor do Laboratório de Los Alamos durante o Projeto Manhattan – que tinha a missão de projetar e construir as primeiras bombas atômicas. A trama acompanha o físico e um grupo formado por outros cientistas ao longo do processo de desenvolvimento da arma nuclear que foi responsável pelas tragédias nas cidades de Hiroshima e Nagasaki, no Japão, em 1945. Além de Cillian, o elenco também traz nomes como Emily Blunt, Matt Damon, Robert Downey Jr., Florence Pugh, Gary Oldman, Jack Quaid, Gustaf Skarsgård, Rami Malek e Kenneth Branagh.
FOGO-FÁTUO
Outro lançamento da semana que chega ao cinema é esta produção de comédia, ficção científica e musical de Portugal e França. Com direção de João Pedro Rodrigues, o longa tem em seu elenco os atores Margarida Vila-Nova, Teresa Madruga e Ana Bustorff.
Sinopse: 2069, ano talvez erótico – logo veremos –, mas fatídico para um rei sem coroa. No seu leito de morte, uma canção antiga o faz rememorar árvores, um pinhal ardido e o tempo em que o desejo de ser bombeiro para libertar Portugal do flagelo dos incêndios foi também o despontar de outro desejo.
ALMA VIVA
Assim como o anterior, este é outro filme vindo da junção de Portugal e França a chegar no cinema. A direção é de Cristèle Alves Meira, com roteiro de Meira e Laurent Lunetta e no elenco Ana Padrão, Jacqueline Corado e Catherine Salée.
Sinopse: Como todos os verões, a pequena Salomé regressa a uma aldeia familiar nas montanhas. De repente, sua amada avó morre. Enquanto os adultos brigam pelo funeral, Salomé é assombrada pelo espírito daquela que era considerada uma bruxa.
LUZ NOS TRÓPICOS
Este drama brasileiro foi selecionado no Festival de Berlim, em 2020, na Mostra Competitiva. Com direção e roteiro de Paula Gaitán, esta produção de 259 minutos tem no elenco os atores Begê Muniz, Carloto Cotta e Clara Choveaux.
Sinopse: Em Luz nos Trópicos, Igor é um indígena Kuikuro nascido no exterior que resolve retornar à terra de seus ancestrais, trazendo as cinzas do avô e o registro sonoro de sua voz gravada pouco antes de morrer. Na trajetória de cumprir seu objetivo, o rapaz conhece Hercule. Os dois personagens repletos de sonhos se cruzam em tempos e lugares distintos.
BRICHOS 3 – MEGAVÍRUS
Esta animação brasileira distribuída pela O2 Play, tem seu lançamento no cinema programado para o dia 20 de julho. A produção, conta com direção de Paulo Munhoz.
Sinopse: A maravilhosa Vila dos Brichos é atacada por um vírus terrível que atinge as mentes das pessoas e que coloca quase toda a população em estado de coma. Nessa situação, a parte ainda saudável da população se une e se organiza para salvar os doentes, enquanto Ratão (o mal elemento) aproveita o caos para saquear toda a cidade. O jaguar adolescente Tales e sua turma terão que usar de muita tecnologia e um tanto de magia, além de sua tradicional coragem, para entrar nos sonhos das pessoas e combater o Megavirus cara a cara.
27 de Julho:
MANSÃO MAL- ASSOMBRADA
Enfim, na última semana do mês, um dos destaques que chega ao cinema é este filme inspirado na atração do parque temático da Disney Mansão Mal-Assombrada. Com direção de Justin Simien, o longa tem no elenco Lakeith Stanfield, Tiffany Haddish e Owen Wilson.
Sinopse: Inspirado na atração clássica do parque temático, Mansão Mal-Assombrada é sobre uma mulher e seu filho que alistam uma equipe heterogênea dos chamados especialistas espirituais para ajudar a livrar sua casa de invasores sobrenaturais. Gabbie (Rosario Dawson) é uma mãe solteira que se muda com seu filho de nove anos para uma mansão em Nova Orleans que eles compraram por um preço surpreendentemente baixo. Eles querem começar uma nova vida ali, mas logo percebem que algo está errado com a casa. É assombrado e Gabbie pede a ajuda do padre local Kent (Owen Wilson). Ele, por sua vez, traz uma cientista viúva e uma vidente malsucedida (LaKeith Stanfield), uma médium do bairro francês (Tiffany Haddish) e um historiador obstinado (Danny DeVito). Juntos, eles querem livrar a casa dos espíritos malignos.
O CONVENTO
Este filme de suspense e terror distribuído no Brasil pela Imagem Filmes, conta com direção de Christopher Smith e roteiro de Smith e Laurie Cook. No elenco da produção, estão os atores Jena Malone, Danny Huston e Ian Pirie.
Sinopse: Grace, uma jovem oftalmologista, é convocada para um remoto convento na Escócia após o suposto suicídio de seu irmão padre. Desconfiando do relato da Igreja, Grace tenta descobrir o que realmente aconteceu com a ajuda do padre Romero, do Vaticano. Enquanto ela explora o local, Grace descobre não apenas assassinato e sacrilégio, mas uma verdade perturbadora sobre seu próprio passado que traz à tona traumas há muito tempo enterrados.
BLUE JEAN
Este filme britânico de drama estreou em 3 de setembro de 2022 no Festival de Cinema de Veneza. A direção e o roteiro do longa-metragem é de Georgia Oakley e o elenco é composto por Rosy McEwen, Kerrie Hayes e Lucy Halliday.
Sinopse: Inglaterra, 1988. O governo conservador de Margaret Thatcher realiza uma campanha contra a população LGBT, obrigando Jean, uma professora de educação física, a levar uma vida dupla. A chegada de uma nova aluna a fará repensar sua luta pela liberdade.
CAPITU E O CAPÍTULO
Por último, esta produção de drama e romance que chega ao cinema, é distribuído pela Pandora Filmes e adapta livremente a famosa história do escritor Machado de Assis. A direção do filme é de Júlio Bressane e no elenco estão os atores Mariana Ximenes, Enrique Díaz e Vladimir Brichta.
Sinopse: Capitu e o Capítulo aborda de forma livre a obra de Machado de Assis, Dom Casmurro. Com a proposta de ser um ensaio, o longa apresenta a personalidade complexa de Capitu, em contraste com os diálogos inventivos de Bentinho, e o amor profundo que ele sente pela moça. A paixão visceral vista através de uma nova perspectiva. O enredo também trabalha com a inquietação dos sentimentos humanos, tal qual o ciúme primitivo de Bentinho, e todas as intrigas desenvolvidas por suas paranoias.
O que você achou dos lançamentos do cinema? Deixe seu comentário!