O Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é um tema que está cada vez mais presente na mídia, permitindo assim uma maior conscientização sobre o assunto. Com isso, filmes e séries tem abordado esse transtorno de maneiras diversas, ajudando a aumentar o entendimento sobre os desafios enfrentados pelas pessoas que vivem com o transtorno. Neste sentido, confira abaixo uma lista com 10 filmes e séries que exploram o TDAH e onde você pode assisti-los.
Mommy (2014)
Em primeiro lugar destacamos aqui este filme que trata sobre TDAH, trazendo Steve, um adolescente diagnosticado com TDAH severo, e sua mãe Diane. No decorrer da trama, vemos a maneira em que tanto filho quanto mãe lidam com as consequências do transtorno e como ele afeta o adolescente. Xavier Dolan dirige este filme estrelado por Antoine Olivier Pilon e Anne Dorval.
O filme está disponível no Looke.
Sinopse: Uma mãe solteira e viúva se vê sobrecarregada com a custódia em tempo integral de seu imprevisível filho de 15 anos com TDAH. À medida que lutam para conseguir dinheiro, Kyla, a nova vizinha do outro lado da rua, oferece sua ajuda. Juntos, eles encontram um novo equilíbrio e um pouco de esperança.
Percy Jackson e o Ladrão de Raios (2010)
Em seguida, é impossível não citar o personagem Percy Jackson, que tanto nos livros escritos por Rick Riordan quanto nos filmes, é visto como um personagem com o transtorno. Entretanto, toda esta hiperatividade do personagem é tratada de maneira leve e positiva, algo que na maioria das vezes foge da realidade de quem sofre com o TDAH. Chris Columbus dirige este filme estrelado por Logan Lerman.
O filme está disponível no Disney+.
Sinopse: Percy Jackson (Logan Lerman) é um jovem que enfrenta problemas na escola, devido ao que acredita ser dislexia e déficit de atenção. Ele foi criado por sua mãe, Sally (Catherine Keener), e vive com Gabe Ugliano (Joe Pantoliano), seu padrasto, que odeia. Após ser atacado em plena excursão escolar, é revelado a Percy que ele é um semideus, ou seja, filho do deus Poseidon (Kevin McKidd) com uma humana, e possui poderes. Protegido por Grover Underwood (Brandon T. Jackson), ele é levado ao acampamento dos meio sangue, onde está em segurança. Lá ele tem Chiron (Pierce Brosnan) como tutor e passa a treinar para se tornar um grande guerreiro. Só que Percy é acusado de ter roubado o raio de Zeus (Sean Bean), uma poderosa arma de destruição que pode fazer com que os deuses entrem em guerra. É quando Hades (Steve Coogan) visita o acampamento e oferece a Percy uma troca: que ele entregue o raio, o qual não possui, em troca da devolução de sua mãe, que faleceu em meio à fuga. Ele então parte para chegar ao Mundo Inferior, onde vivem Hades e Perséfone (Rosario Dawson), juntamente com Grover e Annabeth Chase (Alexandra Daddario), uma poderosa guerreira que conheceu no acampamento.
O Fabuloso Destino de Amélie Poulain (2001)
Embora não aborde com todas as letras o Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade, este filme traz em sua protagonista, Amélie, diversas características que podem indicar que a personagem é TDAH. Por fim, o filme aborda como a personagem vê o mundo. Jean-Pierre Jeunet é quem dirige este filme estrelado por Audrey Tautou.
O filme está disponível para aluguel e compra no Amazon Prime Video e Apple TV.
Sinopse: Nesta aclamada comédia romântica, uma tímida garçonete (Audrey Tautou) de um pequeno café em Paris faz uma descoberta surpreendente, mudando drasticamente sua vida para melhor. A partir de então, Amelie se dedica a ajudar os outros a encontrarem a felicidade, usando os mais inesperados métodos. Será que ela terá coragem de fazer o mesmo para ela?
Christopher Robin – Um Reencontro Inesquecível (2018)
Além disso, este é outro filme que não aborda especificamente o TDAH, mas com tudo o que sabemos hoje sobre o transtorno, certamente o personagem Tigrão traz em sua essência características muito fortes. Aliás, muito se especula que cada personagem que faz parte deste grupo de amigos simboliza algum tipo de deficiência ou transtorno mental. Marc Forster dirige este filme com Ewan McGregor, Hayley Atwell, Jim Cummings e Brad Garrett.
O filme está disponível no Disney+.
Sinopse: Christopher Robin (Ewan McGregor) já não é mais aquele jovem garoto que adorava embarcar em aventuras ao lado de Ursinho Pooh e outros adoráveis animais no Bosque dos 100 Acres. Agora um homem de negócios, ele cresceu e perdeu o rumo de sua vida, mas seus amigos de infância decidem entrar no mundo real para ajudá-lo a se lembrar que aquele amável e divertido menino ainda existe em algum lugar.
Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo (2022)
Assim como os anteriores, este filme premiado não falava especificamente sobre o TDAH, entretanto foi possível conferir que a personagem Evelyn lida com uma sobrecarga de informações, saltando entre diferentes realidades e responsabilidades e isto pode ser visto como uma representação deste transtorno. Daniel Kwan e Daniel Scheinert dirigem este filme com um elenco composto por Michelle Yeoh, Stephanie Hsu, Ke Huy Quan, Jenny Slate, Harry Shum Jr. e James Hong.
O filme está disponível para aluguel e compra no Youtube, Amazon Prime Video e Apple TV.
Sinopse: Uma imigrante chinesa parte rumo a uma aventura onde, sozinha, precisará salvar o mundo, explorando outros universos e outras vidas que poderia ter vivido. Contudo, as coisas se complicam quando ela fica presa nessa infinidade de possibilidades sem conseguir retornar para casa.
Dennis, o Pimentinha (1993)
Em seguida, destacamos aqui mais um filme que não tem como objetivo trazer em sua narrativa o TDAH, mas o personagem principal mostra diversas características que nos fazem acreditar que sim, ele tem Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade. Nick Castle dirige este filme estrelado por Mason Gamble.
O filme está disponível na Max.
Sinopse: Uma exploração a partir da imaginação de uma criança de um mundo livre, onde os vizinhos ainda zelam uns pelos outros.
Young Royals (2021)
Ainda assim, é importante trazer aqui uma série que não necessariamente foca no TDAH, porém traz uma personagem com este diagnóstico: Sara, interpretada pela atriz Frida Argento. Além disso, a produção traz em seu elenco outros atores, entre eles Edvin Ryding, Omar Rudberg e Malte Gårdinger. Lisa Ambjörn, Lars Beckung e Camilla Holter são os criadores da série.
A série está disponível na Netflix.
Sinopse: O príncipe Wilhelm está se acostumando à vida no colégio novo, mas seguir o coração é mais difícil do que parece.
Os Simpsons (1989)
Embora esta animação para adultos não aborde especificamente o TDAH, podemos dizer que o personagem Bart Simpson, filho de Homer, possui diversas características marcantes que nos lembram o transtorno. Matt Groening é o criador desta série que tem dublagem original dos atores Dan Castellaneta, Julie Kavner, Nancy Cartwright, Yeardley Smith, Hank Azaria e Harry Shearer.
A série está disponível no Disney+.
Sinopse: Esta comédia animada de enorme sucesso gira em torno da família de mesmo nome que mora na cidade de Springfield, em um estado americano sem nome. O pai, Homer, não é um típico homem de família. Empregado de uma usina nuclear, ele faz o melhor para comandar sua família, mas frequentemente se vê comandado. A família inclui ainda a carinhosa mãe de cabelo azul Marge, o filho encrenqueiro Bart, a talentosa filha Lisa e a bebê Maggie. Outros moradores de Springfield incluem o vizinho religioso da família, Ned Flanders, o médico, Dr. Hibbert, o bartender Moe e o chefe de polícia Clancy Wiggum.
The Flash (2014-2023)
Assim como a anterior, esta série não aborda nenhum transtorno específico, mas com um maior conhecimento que temos nos dias atuais, percebemos que Barry Allen traz em suas características elementos que se assemelham ao TDAH, como por exemplo a sua energia e o fato de ter algumas dificuldades de concentração. Grant Gustin, Candice Patton, Danielle Panabaker, Rick Cosnett, Carlos Valdes e Tom Cavanagh estão no elenco desta série desenvolvida por Greg Berlanti, Andrew Kreisberg e Geoff Johns.
A série está disponível na Netflix.
Sinopse: Um perito forense desperta de um coma com poderes especiais que serão postos à prova na luta contra forças que ameaçam a cidade.
Deadpool (2016)
Por fim, encerramos esta lista com o icônico personagem que nos cinemas é interpretado pelo ator Ryan Reynolds. Wade Wilson é um forte candidato a ser diagnosticado com o Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), visto suas características que são marcantes. Morena Baccarin, Ed Skrein, T. J. Miller, Gina Carano e Leslie Uggams complementam o elenco deste filme dirigido por Tim Miller.
O filme está disponível no Disney+.
Sinopse: Wade Wilson é um ex-agente especial que passou a trabalhar como mercenário. Seu mundo é destruído quando um cientista maligno o tortura e o desfigura completamente. O experimento brutal transforma Wade em Deadpool, que ganha poderes especiais de cura e uma força aprimorada. Com a ajuda de aliados poderosos e um senso de humor mais desbocado e cínico do que nunca, o irreverente anti-herói usa habilidades e métodos violentos para se vingar do homem que quase acabou com a sua vida.
Vale lembrar que se você desconfia ter este ou outro transtorno mental, é importante buscar ajuda de um profissional. Com a ajuda correta é possível ter uma boa qualidade de vida.