Se você é apaixonado por cinema e está sempre de olho nos filmes que podem concorrer ao Oscar 2025, saiba que neste ano o Festival do Rio exibirá 14 pré-selecionados à maior premiação do cinema mundial, concorrendo a uma vaga na categoria de Melhor Filme Internacional. É importante destacar que o festival, que ocorre este ano entre os dias 03 e 13 de outubro, é uma grande vitrine para produções do mundo inteiro.
Neste ano, entre os mais de 150 títulos, estão estes 14 filmes, que representam Argentina, Alemanha, Canadá, Camboja, Chile, Costa Rica, Dinamarca, França, Grécia, Marrocos, Nepal, Noruega, Romênia e Suíça. Então, com o intuito de apresentar os pré-selecionados ao Oscar 2025, confira a seguir um pouco mais sobre estes filmes:
Emilia Pérez (representante da França)
Em primeiro lugar destacamos este filme de comédia musical que traz em seu elenco grandes nomes, como por exemplo Zoë Saldaña, Karla Sofía Gascón e Selena Gomez. O filme teve sua estreia no 77º Festival de Cinema de Cannes em maio de 2024 e já está chamando muita atenção. Além disso, a direção fica por conta de Jacques Audiard, cineasta conhecido por trabalhos como “Paris, 13º Distrito” (2021).
Sinopse: México, hoje. Superqualificada e desvalorizada, a advogada Rita trabalha em uma empresa que prefere encobrir crimes do que servir à justiça. Um dia, ela recebe uma proposta inesperada para ajudar um chefe de cartel a se aposentar e desaparecer. Há anos ele planeja se transformar na mulher que sempre sonhou ser.
The Seed of the Sacred Fig (representante da Alemanha)
Em seguida, apresentamos este impactante filme de drama criminal, que representa a Alemanha e, assim como o anterior, também fez sua estreia no Festival de Cannes 2024. Além disso, o renomado cineasta Mohammad Rasoulof é o responsável tanto pela direção quanto pelo roteiro desta obra. O filme conta com um elenco talentoso, incluindo os atores Soheila Golestani, Missagh Zareh, Mahsa Rostami e Setareh Maleki.
Sinopse: Recém-promovido a juiz de instrução, Iman luta contra a paranoia e o esgotamento mental em meio à agitação política em Teerã causada pela morte de uma jovem. Quando sua arma desaparece, ele suspeita de sua esposa e suas filhas, impondo medidas severas que desgastam os laços familiares. Prix Spécial e Prêmio FIPRESCI Cannes 2024.
A Garota da Agulha (representante da Dinamarca)
Este filme de drama policial que representa a Dinamarca e que será apresentado no Festival do Rio é vagamente baseado na história real da assassina em série dinamarquesa Dagmar Overbye. Com estreia no Festival de Cannes, o filme conta com Magnus von Horn na direção. Vic Carmen Sonne, Trine Dyrholm, Besir Zeciri, Joachim Fjelstrup e Tessa Hoder estão no elenco.
Sinopse: Karoline é uma operária que luta para sobreviver em Copenhague após a Primeira Guerra Mundial. Quando se vê desempregada, abandonada e grávida, ela conhece a carismática Dagmar, que administra uma agência de adoção clandestina. Karoline assume o papel de ama de leite e as duas se tornam bem próximas, mas o mundo da jovem é despedaçado quando ela descobre a verdade por trás do seu trabalho. Inspirado numa história real. Competição principal Cannes 2024.
No Lugar da Outra (representante do Chile)
Além disso, esta lista de filmes exibidos no Festival do Rio conta com este representante do Chile, que é baseado na história real da escritora María Carolina Geel, que matou seu amante em 1955. Elisa Zulueta, Francisca Lewin, Marcial Tagle, Pablo Macaya e Gabriel Urzúa estão no elenco deste filme dirigido por Maite Alberdi.
Sinopse: Chile, 1955. Quando a célebre escritora María Carolina Geel mata seu amante, o caso cativa a tímida secretária Mercedes, funcionária do tribunal. Após visitar o apartamento da acusada e encontrar um oásis de liberdade, Mercedes começa a questionar sua vida, identidade e até o papel da mulher na sociedade. Baseado em uma história real.
Três Quilômetros para o Fim do Mundo (representante da Romênia)
Em seguida, destacamos este filme de drama romeno que estreou no 77º Festival de Cinema de Cannes, em maio de 2024. Emanuel Pârvu dirige esta produção que conta com um elenco composto pelos atores Ciprian Chiujdea, Bogdan Dumitrache, Laura Vasiliu, Valeriu Andriuță e Ingrid Micu-Berescu.
Sinopse: Adi, de 17 anos, está passando o verão na sua aldeia natal, no delta do Danúbio. Certa noite ele é brutalmente atacado na rua e, no dia seguinte, seu mundo é virado de pernas para o ar. Seus pais já não o olham como antes e a aparente tranquilidade da região começa a ruir. Queer Palm Cannes 2024.
Matem o Jóquei! (representante da Argentina)
Outro filme pré-selecionado que estará no Festival do Rio é este drama que estreou no Festival Internacional de Cinema de Veneza. O filme conta com a atriz Úrsula Corbero, conhecida pela série “La Casa de Papel”. Além disso, outros atores são Nahuel Pérez Biscayart, Daniel Giménez Cacho e Daniel Fanego. A direção é de Luis Ortega.
Sinopse: Remo Manfredini é um jóquei lendário, mas seu comportamento autodestrutivo começa a ofuscar o talento e ameaça seu namoro com Abril. No dia da corrida mais importante de sua carreira, que o libertaria das dívidas com o poderoso mafioso, ele sofre um grave acidente, some do hospital e vagueia pelas ruas de Buenos Aires. Livre de sua identidade, Remo parece finalmente encontrar um propósito, mas Sirena deseja encontrá-lo vivo ou morto. Competição principal Veneza 2024.
Armand e os Limites das Famílias (representante da Noruega)
Ainda assim, trazemos aqui outro drama, representante da Noruega em uma busca para participar da lista do Oscar 2025. Halfdan Ullmann Tøndel é responsável pela direção e roteiro deste filme que estreou no Festival de Cinema de Cannes. No elenco, destacam-se os atores Renate Reinsve, Ellen Dorrit Petersen, Endre Hellestveit, Thea Lambrechts Vaulen e Øystein Røger.
Sinopse: Em um dos últimos dias antes das férias escolares, algo acontece entre Armand e Jon, de 6 anos. Seus pais são chamados para uma reunião, mas a direção não sabe exatamente o que aconteceu. Foi apenas uma brincadeira de criança ou algo muito mais sério? O incidente entre os dois garotos desencadeia uma série de eventos que empurra os responsáveis e a equipe do colégio para uma batalha fascinante, que faz emergir a loucura, o desejo e a obsessão. Prêmio Caméra d’Or Cannes 2024.
Rainhas (representante da Suiça)
Este filme de drama que representa a Suiça e se passa nos anos 1990 é uma produção que traz direção de Klaudia Reynicke, com roteiro escrito por ela e Diego Vega. Abril Gjurinovic, Luana Vega, Jimena Lindo, Gonzalo Molina e Susi Sánchez são alguns dos atores desta longa-metragem.
Sinopse: Lucia e Aurora estão prestes a deixar o seu país para sempre junto com a mãe. Precisam, no entanto, que o pai ausente, Carlos, assine os documentos de saída. Diante da decisão, Carlos sente a perda do amor das filhas e decide rever sua postura antes que elas partam de vez e seja tarde demais. Prêmio de Melhor Filme mostra Generation Kplus Berlim 2024.
Todo Mundo Ama Touda (representante do Marrocos)
Em seguida, outro filme que será exibido no Festival do Rio é este representante do Marrocos, que estreou em 17 de maio no Festival de Cinema de Cannes. Nisrin Erradi, Joud Chamihy, Jalila Talemsi, El Moustafa Boutankite e Lahcen Razzougui estão no elenco deste filme dirigido por Nabil Ayouch.
Sinopse: O único sonho de Touda é se tornar uma Sheikha, que é uma categoria tradicional e respeitada de estrelas marroquinas empoderadas pela poesia das que vieram antes. Ela se apresenta nos bares todas as noites sob o olhar lascivo dos homens e planeja deixar a região para tentar a sorte em Casablanca, onde espera ser reconhecida como uma verdadeira artista e garantir um futuro melhor para si e para o filho. Cannes Première 2024.
Encontro com Ditador (representante do Camboja)
Trazemos aqui este representante do Camboja que será exibido no Festival do Rio e que é parcialmente baseado em fatos reais. Além disso, a produção é baseada no livro When the War Was Over: Cambodia and the Khmer Rouge Revolution de Elizabeth Becker. Rithy Panh dirige este filme que conta com os atores Irène Jacob, Grégoire Colin e Cyril Gueï.
Sinopse: Kampuchea Democrático (atual Camboja), 1978. Três jornalistas franceses são convidados pelo Khmer Vermelho a conduzir uma entrevista exclusiva com o líder Pol Pot. Tudo parece tranquilo, mas, na verdade, o regime está em declínio e a guerra contra o Vietnã ameaça o país de uma invasão. Procurando culpados, o governo comete secretamente um genocídio e a bela imagem nacional é destruída perante os olhos dos jornalistas, revelando o horror. Inspirado no livro When the War Was Over: Cambodia and the Khmer Rouge Revolution, de Elizabeth Becker. Cannes Première 2024.
Assassina (representante da Grécia)
Entre outras produções que estão em busca de uma vaga no Oscar 2025 está este filme representante da Grécia. Baseado no clássico “Murderess”, de Alexandros Papadiamantis, o filme tem direção de
Eva Nathena. O elenco é formado pelos atores Karyofyllia Karabeti, Maria Protopappa e Elena Topalidou.
Sinopse: Em uma ilha remota da Grécia, por volta de 1900, Hadoula vive presa na rejeição da própria mãe enquanto luta para sobreviver aos ditames de uma sociedade patriarcal. Baseado no clássico The Murderess, de Alexandros Papadiamantis.
Linguagem Universal (representante do Canadá)
Além disso, o Festival do Rio também exibirá o filme canadense Linguagem Universal, produção de drama e comédia. Entre os atores, estão Rojina Esmaeili, Saba Vahedyousefi, Sobhan Javadi, Pirouz Nemati e Mani Soleymanlou. A direção é de Matthew Rankin, conhecido por “O Século 20” (2019).
Sinopse: Em uma interzona misteriosa e surreal entre Teerã e Winnipeg, as vidas de vários personagens se entrelaçam de forma surpreendente e misteriosa. Os estudantes Negin e Nazgol encontram uma grana congelada no gelo do inverno e tentam reivindicá-la. Massoud conduz um grupo de turistas confusos pelos monumentos e locais históricos de Winnipeg. Matthew abandona seu emprego sem sentido num escritório do governo de Quebec e inicia uma jornada enigmática para visitar a mãe. Prêmio do Público Quinzena dos Realizadores Cannes 2024.
Memórias De Um Corpo Ardente (representante da Costa Rica)
Em seguida, o filme que representa a Costa Rica em busca de uma chance no Oscar é este drama que estreou no Festival Internacional de Cinema de Berlim. Antonella Sudasassi Furniss é responsável pela direção e roteiro deste longa que conta com os atores Sol Carballo, Paulina Bernini, Juliana Filloy, Liliana Biamonte e Juan Luis Araya.
Sinopse: Criadas numa época repressiva, quando a sexualidade ainda era um tabu, Ana, de 68 anos, Patricia, de 69, e Mayela, de 71, desenvolveram suas compreensões do significado de “ser mulher” com base em regras não ditas e expectativas implícitas. Agora que elas ousam falar sobre isso abertamente, suas memórias, segredos e anseios são entrelaçados de maneira poética e suas histórias são interpretadas por outra mulher, da mesma geração, que encarna suas vidas. Prêmio do Público mostra Panorama Berlim 2024.
Caminho da Vida (representante do Nepal)
Enfim, finalizamos esta lista com o filme que representa o Nepal e que será exibido no Festival do Rio. Este longa-metragem que foi selecionado para o Festival Internacional de Cinema de Berlim, tem direção de Min Bahadur Bham. No elenco, estão os atores Thinley Lhamo, Sonam Topden e Tenzin Dalha.
Sinopse: Em um vilarejo poliândrico do Himalaia, no Nepal, Pema, recém-casada e grávida, tenta aproveitar ao máximo sua nova vida, mas logo seu primeiro marido desaparece numa rota comercial. Acompanhada por seu marido na prática, o monge Karma, ela embarca numa jornada pela natureza selvagem para encontrá-lo e acaba vivendo um processo de autodescoberta e libertação. Competição principal Berlim 2024.
O que você achou destes filmes pré-selecionados ao Oscar 2025? Deixe seu comentário!