‘The Changeling: Sombras de Nova York’ é uma recente série da Apple TV que já se encontra completa em seu serviço de streaming. Baseada no livro best-seller de mesmo nome escrito por Victor LaValle. Aqui no Brasil, foi lançado pela Editora Morro Branco e se encontra a venda online e em livrarias do país. A obra foi eleita como livro notável pelo New York Times. A história nos traz uma fantasia sombria sobre seres que vivem a margem de todos em plena Nova York. A série tinha tudo para ser boa, mas infelizmente se afunda em sua própria complexidade.
Sinopse
Apollo (Lakeith Stanfield) e Emma (Clark Backo) se conheceram e se apaixonaram graças ao amor dois por livros. Após Emma voltar de uma viagem do Brasil, resolvem se casar e logo um filho nasce dessa união. As coisas começam a sair do controle quando Apollo resolve cortar a pulserinha que Emma tinha no pulso. A pulseira, segundo uma nativa do Brasil, realizaria três desejos feitos por Emma e nunca poderia ser cortada antes disso. Após isso, sem perceberem, o terror toma conta e o destino do casal depende apenas do amor de um pelo outro.
Pulserinha e bruxas no Brasil
Vale salientar que a história iniciada no Brasil se origina da Pulseira do Senhor do Bonfim da Bahia. Os nossos costumes dizem que ao amarrar a pulseira no pulso se deve você faz três desejos, que se realizarão quando a pulseira arrebentar e cair sozinha. Na série, isso é levado para o terror e bruxaria. Você ainda terá os três desejos, mas caso, tire a pulseira antes do tempo, coisas bem ruins começarão a acontecer. Esse é o prenúncio de toda a história contada aqui.
História confusa e complicada
Eu só comecei entender para onde a história estava caminhando lá para o 3º episódio que, para mim, é o melhor de toda a série. Acontece algo realmente muito macabro e isso nos chama a atenção, porém, o que vem depois disso é uma coleção de embromação e coisas confusas. A série intercala demais o presente com momentos passados que até agora não foram tão claros para mim. A narrativa da série é lenta, não óbvia, e por muitas vezes extremamente desnecessária e cansativa.
Isso me cansou bastante e cheguei ao final com um pouco de raiva com tudo o que estava vendo. Algumas cenas claramente são mostradas como uma revelação, mas para mim nem tanto. Em vez de responder algo com veemência, eles mostram o lúdico e nos deixam com reais dúvidas sobre o que estamos vendo. Não vou negar que me senti burro em diversos momentos. A dúvida era se eu realmente estava entendendo a história e se eu sabia para onde ela estava indo.
Temos apenas 8 episódios e ainda assim acontecem perdas de tempo memoráveis que poderiam ser condensadas em poucos minutos. O maior exemplo disso é o 7º episódio chamado “Stormy Weather” que acompanhamos Lilian, a mãe de Apollo, quase que em um monólogo de 1 hora para nos mostrar um detalhe final que revela o destino de um personagem, mas que não avança a trama de modo nenhum. Isso a véspera da season finale. Uma perda de tempo incrível para nos dizer quase nada.
Conclusão
Definitivamente, não recomendo ‘The Changeling: Sombras de Nova York’ para ninguém. Talvez apenas para quem já leu o livro e esteja curioso em como a adaptação foi feita. Aposto que o livro é bem melhor e recomendo que fiquem somente com ele. Os atores são bons, a narrativa é que leva tudo a perder. O que me pareceu extremamente bizarro em seu início, abriu espaço para um mundo fantasioso demais e que não cabia após tais acontecimentos pesadíssimos que a série nos traz.