fbpx
Guia Mundo Moderno

Crítica: ‘Som da Liberdade’, um bom filme com uma temática bem pesada

Impossível começar esse texto sobre ‘Som da Liberdade’ sem comentar todas as polêmicas que envolvem esse filme. Falarei brevemente sem muitas explicações, senão vou passar o dia escrevendo sobre isso. A primeira: é sobre os fatos em que esse longa é baseado, tendo o verdadeiro Tim Ballard, papel protagonizado por Jim Caviezel (A Paixão de Cristo), contestando alguns fatos; a segunda: envolve o filme ficar engavetado por 5 anos, pois o estúdio responsável era a 20th Century Fox, mas foi vendida para a Disney, que resolveu não lançá-lo; a terceira: esse filme é um prato cheio para o QAnon, uma teoria de extrema-direita estadunidense que afirma que uma elite global é composta por satanistas, canibais e pedófilos, vários desses conspiracionistas foram vistos invadindo o Capitólio; quarta e última polêmica: o fato de que o filme possui uma bilheteria imensa, sendo que as salas estão sempre vazias. Fenômenos que vemos aqui no Brasil com filmes de temáticas gospel: alguém compra todos os ingressos e faz pensar que o filme realmente é um grande sucesso. Assim, ele é exibido sem quase ninguém nas salas. Pronto, agora podemos falar um pouco sobre o filme em si.

Sinopse

Tim Ballard (Jim Caviezel) é um agente governamental estadunidense que é especialista em prender pedófilos. Apesar de já ter prendido dezenas deles, nunca conseguiu salvar uma criança sequer que tenha sido vítima dessas pessoas. Após uma missão bem sucedida que consegue salvar uma dessas crianças, ele decide que tem que salvar mais delas e coloca em risco sua vida e seu emprego para que consiga salvar o maior número dessas crianças vítimas de pedofilia e escravidão.

Uma temática pesada que por vezes cai no cliché

Tentando deixar as polêmicas de lado, tentarei falar sobre o filme em si sem pensar nesses agravantes que vem por fora. A temática dele é bem pesada. Uma obra que fala sobre pedofilia e escravidão de crianças não pode ser leve mesmo. Dito isso, apesar de não mostrar nada graficamente na tela, o entender do que vai acontecer é tão pesado quanto. Isso faz com que o público se emocione, mas a armadilha de cair no piegas está ali também e isso ocorre.

Não achei o longa ruim, mas também não o achei maravilhoso. Ele tem seus momentos de reflexão que realmente nos fazem pensar, mas cai facilmente no brega. Querendo emocionar mais do que o normal, ele nos dá cenas clichés e outras meio fora do tom só para provar um ponto. A cena em que sai o nome do filme, “Som da Liberdade”, é digna de um riso mesmo que sem querer de tão canastra que é. Mesmo assim, ele consegue cativar em alguns momentos devido a sua temática forte.

Uma obra louvável ou apenas serve como propaganda?

A mensagem do filme de que devemos salvar as crianças é bem louvável. Colocar dados que o tráfico de pessoas já é maior do que o de drogas e armas também faz valer o ponto. Saber que hoje existe mais escravos no mundo do que quando essa prática era legal também choca bastante. Tudo isso é muito interessante, mas quando sabemos as reais intenções de quem produziu esse longa, as coisas ficam estranhas. Saber que Jim Caviezel discursou para seguidores do QAnon usando a declaração de guerra de ‘Coração Valente’ torna tudo meio esquisito. Saber que Mel Gibson, diretor do próprio ‘Coração Valente’, produz o longa também dá a entender que ele está desse lado. O discurso de “espalhem a palavra desse filme para quem você conhece” torna tudo como uma grande propaganda para o crescimento desses seguidores. Não sei você, mas acho isso tudo meio assustador.

Conclusão

Se pegarmos ele apenas como um filme, posso dizer que é bom. Algo até mesmo que precisa ser visto por todos, para enxergarmos uma realidade que não vemos por aí no dia a dia. Até sabemos que existe, mas não vemos. Por isso, acho ele uma boa obra que toca bastante na ferida e que deve ser mostrada mesmo. Se olhar com o prisma de propaganda conspiracionista, prefiro optar por dizer que ele usa apenas uma questão importante para espalhar palavras que podem ser perigosas por aí.

Um filme bastante polêmico que fica mesmo até difícil falar sobre.

‘Som da Liberdade’ estreia nos cinemas em 21 de setembro.

Posts Relacionados

Carregando...

Ao usar este site, você concorda com a nossa Politica de Privacidade. OK Saber mais