‘Patos!’ é o novo longa animado da Illumination Entertainment. Os mesmos que foram responsáveis pelo sucesso de ‘Super Mário Bros.‘ em 2023 e por todas as animações de ‘Meu Malvado Favorito’ e dos seus derivados com os ‘Minions’. Eles nem escondem que os Minions são o seu principal ganha pão e eles fazem questão de deixar isso claro, inclusive. Esse novo filme é dirigido pela dupla Benjamin Renner (A Raposa Máe) e Guylo Homsy (Sing: Quem Canta Seus Males Espanta) e eles nos trazem uma aventura muito divertida sobre patos em sua rota de migração.
Sinopse
Em ‘Patos!’ começamos a história acompanhando uma família de patos que vivem de forma tranquila e segura em um lago da Nova Inglaterra, Estados Unidos. Porém, quando chega um grupo de patos, que estão migrando para a Jamaica, e começam a contar todas as suas aventuras, uma vontade de participar dessa viagem bate em parte da família que quer conhecer o mundo e não só ficar ali vivendo no lago. Cabe a eles se unirem, se protegerem e partirem para uma viagem que jamais será esquecida.
‘Mooned’
Assim como a Pixar sempre faz, a Illumination resolveu apresentar um curta-metragem antes da sessão principal. Com isso, fomos apresentados a ‘Mooned’, em que acompanhamos o vilão Vector (Jason Segel) de ‘Meu Malvado Favorito’ perdido e isolado na lua. Suas tentativas de voltar a Terra é o grande mote dessa pequena produção. Ele é bem infantil e conta também com a presença dos famigerados Minions. Uma história certa que vai deixar as crianças felizes e querendo consumir mais ainda tudo o que tiver dessas pequenas criaturas.
Uma “road trip” com patos
Findado ‘Mooned’, enfim começa ‘Patos!’ e devo dizer que seus momentos iniciais já me fizeram rir bastante e é isso que espero de uma animação feita para as férias. Temos um pai neurótico, uma mãe aventureira, dois filhotes ansiosos para conhecer o mundo e um tio pirado. Esse grupo é que vamos acompanhar nessa aventura de migração que lembra demais qualquer longa que nos traga uma boa “road trip”, com muitas confusões e com espaço para o crescimento dos personagens.
Momentos de horror que divertem
O medo do novo sempre assusta quando você não sabe o que esperar, e isso é aproveitado da melhor maneira possível. Com isso, essa família passa por situações que jamais imaginariam e que não fariam ideia que existiam. O encontro com a garça com ar de psicopata é simplesmente sensacional e embora o clima de terror chegue, foi um dos momentos que mais gargalhei. Todo esse horror continua ao encontrar o grande chef que cozinha patos. Ele que se torna o grande vilão aqui, e nos dá ótimas cenas de ação que em um bom 3D podem render uma ótima experiência no cinema. Sem contar os encontros com o pombo Lelé e a arara Delroy. Dois personagens que entram no decorrer da história que já viram nossos favoritos de cara.
Elenco de dublagens incrível
O elenco de dublagem é muito bom também. Na versão original temos as vozes de Kumail Najiani (Doentes de Amor), Elizabeth Banks (Jogos Vorazes), Awkwafina (Podres de Ricos), Keegan-Michael Key (Wonka), Danny DeVito (Batman: O Retorno) entre outros vários nomes. Na versão nacional temos Sérgio Stern, Priscila Amorim, Ary Fontoura, Alexandro Borba, Danny Suzuki, Henrique Fogaça, Cláudia Raia, Sam Vileti e Melinda Saide. Ou seja, não importa qual versão irá ver, as duas estão ótimas e com nomes de peso.
Conclusão
‘Patos!’, definitivamente é uma ótima diversão para as férias de janeiro. A criançada vai amar e os pais também poderão curtir sem esforço. Além de divertir, também nos mostra algumas lições de vida que podemos levar com a gente findada a projeção. O medo do novo e a comodidade de onde estamos podem nos travar, mas nada melhor do que uma grande experiência de vida do que se desafiar e ir aonde você jamais imaginaria que conseguiria ir. Ainda mais se tiver junto de um grupo de pessoas que são extremamente importantes para você.