Sempre gosto de caracterizar um filme e tentar adivinhar em qual lugar ele seria ótimo de ser exibido. Tem aqueles perfeitos para a Sessão da Tarde, tem os blockbusters que são propícios para uma Temperatura Máxima, um thriller ou suspense digno de um Supercine, e aqueles de porradarias bem duvidosos que cabem no Domingo Maior como uma luva. Alerta de Risco cabe exatamente nessa última categoria. É ruim, mas pode agradar um público cativo. (Obs: nem sei se ainda existe o Domingo Maior).
Sinopse
Parker (Jessica Alba) é uma habilidosa integrante das Forças Armadas especializada principalmente, no manuseio de facas. Depois de uma missão de alto risco, descobre que seu pai faleceu e precisa voltar para casa. Tendo que cuidar do bar do seu pai, começa a desconfiar da veracidade sobre a morte dele. Uma investigação própria vai dar de cara com uma gangue barra pesada que é o estopim para uma grande conspiração na pequena cidade em que reside.
Ruim, mas dá para aproveitar
Como dificilmente vejo um filme da Netflix no momento de seu lançamento, sempre vou vê-lo um pouco depois e sempre escuto um certo murmurinho sobre eles. Seja do público na internet ou das mídias especializadas. Dito isso, vi que estavam falando bem mal dele, mas sempre gosto de tirar minhas próprias conclusões sem me basear na opinião de ninguém. Convenhamos, está longe de ser um filme realmente bom, porém, não é tão horroroso quanto pintaram, embora não julgo quem tenha pensado assim.
Poderia ter dado mais destaque para as lutas
A história é bem batida. Já vimos trocentos outros longas com a mesma premissa. A direção se mostra confusa muitas vezes (principalmente quando filma a noite) e o roteiro parece ficar perdido sem saber como finalizar o que começou. O que quebrou mesmo foi a pretensão de ser uma mistura feminina do primeiro Rambo com John Wick, segundo a especificação descrita no primeiro rascunho de roteiro. Passa muito longe disso, embora tenha algumas poucas cenas de luta decentes. Poucas mesmo, e isso poderia ser o grande atrativo, mas não chega aos pés de tal descrição.
Elenco duvidoso
Esse clima de baixo orçamento se reflete até mesmo na escalação dos atores. A maioria nunca vi por aí e os poucos rostos conhecidos estão relegados do cinema faz tempo. Há quanto tempo não víamos algo com Jessica Alba (Quarteto Fantástico)? Musa dos anos 2000 que simplesmente sumiu das grandes produções. Esse pode ser o seu maior em destaque nos últimos 10 anos. Outro nome conhecido é do Anthony Michael Hall (Clube dos Cinco), que brilhou nos anos 80 e agora está praticamente esquecido por aí. Devo salientar que a atuação deles é no máximo mediana, e do resto do elenco é bem baixa mesmo.
Conclusão
Alerta de Risco é sim uma obra abaixo da média, mas não achei de todo horroroso. Dá para assisti-lo de forma despretensiosa sem querer esperar absolutamente nada dele. Apenas uma diversão passageira e esquecível. Gostaria que Jessica Alba voltasse a velha forma e que dessem papéis melhores para ela. Não acho ela uma excelente atriz, mas tenho um carinho enorme por uma época em que ela representou em diversos filmes que marcaram meu coração.