Não há dúvidas que Ahsoka Tano é uma das personagens favoritas do público. Para quem acompanhou as animações ‘Clone Wars’ e ‘Rebels’ sabe do que estou falando. Ela é tão querida que já fazia tempo que clamavam por uma série só dela. Enfim os fãs foram atendidos. Ahsoka Tano começou como uma padawan, aprendiz de jedi de nada mais nada menos do que Annakin Skylwaker, que viria a se tornar Darth Vader. Ela largou a ordem Jedi por perder a fé e assim preferiu seguir o seu próprio caminho.
Sinopse e personagens
A personagem em live-action apareceu pela primeira vez na 2º temporada de The Mandalorian. Perfeitamente caracterizada por Rosario Dawson e depois disso não demorou para ter sua própria série. Embora digam que a série é um derivado de The Mandalorian, fica mais crível dizer que ela é uma continuação direta da série animada ‘Star Wars: Rebels’. Digo isso, pois a volta do Grão Almirante Thrawn (Lars Mikkelsen) é iminente e ele foi o maior vilão dessa série. Além de indicar a volta de Ezra Bridger (Eman Esfandi), na época um jovem jedi que derrotou o vilão Thrawn e que foram enviados juntos para uma outra galáxia.
Além dessas voltas, também temos outros personagens clássicos como a guerreira mandaloriana Sabine Wren (Natasha Liu Bordizzo); a General Hera Syndulla (Mary Elizabeth Winstead); o robô nervosinho Chopper; e até mesmo a aparição de Anakin Skywalker (Hayden Christensen). De novos personagens temos o robô Huyang (David Tenant); os sith (???!!!) Baylan Skoll (Ray Stevenson) e Shin Hati (Ivanna Sakhno); a seguidora fiel de Thrawn, Morgan Elsbeth (Diana Lee Inosanto); e Jacen Syndulla (Evan Whitten), um jovem sensitivo a força, filho de Hera com Kanan Jarrus, mestre Jedi de Ezra.
História
Algumas nuances novas foram colocadas. Nesse intervalo de tempo entre Rebels e Ahsoka, a Sabine virou padawan de Ahsoka. Em nenhum momento foi dito que a mandaloriana tinha alguma percepção a força e aqui estamos. Embora eu adore a personagem, não saberia dizer se esse foi o melhor caminho para ela. Ela já é uma guerreira completa e não acho que precise ser jedi. Bem ou mal, é ela que faz a história andar e é por causa dela que todos viajam para outra galáxia atrás dos personagens perdidos.
Em 08 episódios bem divertidos conseguimos sentir toda a essência de Star Wars de volta a tela. Enquanto as pessoas continuam decepcionadas com o que viram nos cinemas, a série, aos poucos, tenta conquistar esse amor pela franquia. Não vou dizer que ela é perfeita, pois senti um problema grande de ritmo, mas é inegável dizer que me fez feliz em diversos momentos. As lutas estão muito boas e críveis sem nada muito espalhafatoso. São lutas normais com bastante momentos para vibrar. Sem contar a produção que parece nota 10.
O futuro (spoiler)
Embora não tenham confirmado, é inegável que tenha uma 2º temporada. Ela foi boa, fez sucesso e acabou com muitas pontas soltas. O que será de Ahsoka e Sabine perdidas? Como Ezra se adaptará ao atual mundo? Como Thrawn irá trazer a ameaça do Império de volta? O que Baylan Skoll pretendia de verdade? O pior é que para essa última pergunta é capaz de não haver uma resposta, pois o ator Ray Stevenson que faz o personagem faleceu nos meados desse ano (2023). Uma nota triste para essa ótima produção.