Desde o descobrimento até os dias atuais, a história do Brasil é repleta de eventos importantes, muitos situações tristes, bem como um incontável número de pessoas que se destacaram no decorrer dos séculos, seja por algo positivo ou negativo. Neste sentido, ao longo dos anos, muitas foram as produções cinematográficas (filmes, séries, documentários, entre outros) que abordam acontecimentos de destaque.
Neste post, exploraremos algumas das produções lançadas nas últimas décadas que abordam tudo o que diz respeito à história do Brasil, como por exemplo histórias sobre presidentes, ditadura militar, abolição da escravidão, os índios no paós, entre outros.
Doutor Gama – Filme (2021)
A princípio, destacamos este filme biográfico sobre Luís Gama, uma figura importante na história do Brasil, especialmente na luta pela abolição da escravidão e pelos direitos dos negros. Ele próprio foi vendido como escravo aos 10 anos de idade. Nos dias atuais, ele reconhecido como o Patrono da Abolição da Escravatura do Brasil.
Voltando ao filme, Jeferson De é o responsável pela direção deste drama biográfico que conta com César Mello interpretando Luís na fase adulta, bem como Ângelo Fernandes e Pedro Guilherme em idades mais jovens. Além disso, outros membros do elenco são Mariana Nunes, Isabél Zuaa, Romeu Evaristo e Teka Romualdo.
O filme está disponível no Globoplay.
Sinopse: Doutor Gama baseia-se na biografia de Luiz Gama, homem negro que usou leis e tribunais para libertar mais de 500 escravizados. Um abolicionista e republicano que inspirou o país.
A Última Abolição – Documentário (2018)
Assim como o anterior, esta produção tem como temática a escravidão e a luta pela abolição, ou seja, você acompanhará elementos que mostram uma retrospectiva, mostrando a importância que o povo negro teve nessa luta, em busca de conseguir algo que veio apenas em maio de 1888. Alice Gomes é quem dirige este documentário, que conta com entrevistas feitas pela jornalista Luciana Barreto.
O documentário está no Globoplay.
Sinopse: Uma retrospectiva da abolição da escravidão sob outra perspectiva: não foi meramente a assinatura da Lei Áurea que libertou os escravizados e tampouco levou à democracia racial.
Batismo de Sangue – Filme (2007)
O filme que destacamos a seguir baseia-se no livro de mesmo nome escrito por Frei Betto e lançado em 1983. A produção destaca parte da história de resistência à ditadura militar no Brasil, mais precisamente mostrando o papel que os frades dominicanos na defesa dos direitos humanos.
Helvécio Ratton, conhecido pelo filme “Menino Maluquinho: O Filme” é o diretor do longa-metragem, que traz no seu elenco grandes nomes, como por exemplo Caio Blat, Daniel de Oliveira, Cássio Gabus Mendes, Ângelo Antônio e Léo Quintão.
O filme está disponível no Canal Brasil + Globoplay e Looke.
Sinopse: São Paulo, fim dos anos 60. O convento dos frades dominicanos torna-se uma trincheira de resistência à ditadura militar que governa o Brasil. Movidos por ideais cristãos, os freis Tito, Betto, Oswaldo, Fernando e Ivo passam a apoiar o grupo guerrilheiro Ação Libertadora Nacional, comandado por Carlos Marighella. Eles logo passam a ser vigiados pela polícia e posteriormente são presos, passando por terríveis torturas.
Guerras do Brasil.doc – Documentário (2018)
Em 2018, lançaram outro documentário que conta a história do Brasil. Ao longo de cinco episódios com menos de 30 minutos, você confere algumas temáticas, como a Era Vargas e o fim da Velha República, as Guerras de Palmares, entre outras ocasiões.
Produzido por Luiz Bolognesi para o canal Curta!, o documentário traz alguns entrevistados, como por exemplo Ailton Krenak, Carlos Fausto, João Pacheco de Oliveira, Pedro Luis Puntoni, Cláudia Viscardi, Mauricio Puls, Bruno Paes Manso e Camila Nunes Dias.
O documentário está disponível na Netflix.
Sinopse: Esta série documental detalha como o Brasil foi formado por séculos de conflito armado, desde os primeiros conquistadores até a violência nos dias de hoje.
Olga – Filme (2004)
Inspirado na biografia escrita por Fernando Morais, o filme Olga acompanha Olga Benário Prestes, uma militante comunista de origem judaica e alemã que desempenhou um papel significativo na resistência contra o nazismo na Alemanha e posteriormente no Brasil. Na década de 1930 ela chegou ao Brasil onde apoiou o Partido Comunista Brasileiro ao lado de Luís Carlos Prestes, que tornou-se marido dela.
Jayme Monjardim é quem dirigiu este filme lançado há 20 anos. Quem desempenha o papel de Olga é Camila Morgado, enquanto Caco Ciocler interpreta Luís Carlos. Além disso, outros membros do elenco são Fernanda Montenegro, Osmar Prado, Floriano Peixoto e José Pedro Rezendo.
O filme está disponível no Globoplay.
Sinopse: O filme narra a verdadeira história da militante alemã Olga Benário, que se apaixonou pelo líder comunista brasileiro Luís Carlos Prestes.
Xingu – Filme (2012)
Ainda assim, outro filme que traz personagens marcantes da história do Brasil é Xingu, que aborda a trajetória dos irmãos Villas-Bôas, composto por Orlando, Cláudio e Leonardo, importantes sertanistas brasileiros. O 8º Amazonas Film Festival exibiu o filme.
Cao Hamburger é o responsável pela direção e roteiro do filme, que traz como personagens principais os atores João Miguel, Felipe Camargo e Caio Blat. Outros membros que estão neste filme são os atores Maiarim Kaiabi, Awakari Tumã Kaiabi e Adana Kambeba.
O filme está disponível na Netflix.
Sinopse: Em 1943, três irmãos se aproximam de povos do Xingu, no seio da floresta amazônica. Quando uma tragédia se abate sobre a comunidade, eles saem em defesa dos indígenas.
O Que É Isso, Companheiro? – Filme (1997)
Parcialmente baseado no livro homônimo de Fernando Gabeira, lançado em 1979, este filme conta de forma ficcional a história do sequestro de Charles Burke Elbrick, embaixador americano que em 1969 foi vítima de integrantes dos grupos MR-8 e Ação Libertadora Nacional, que buscavam acabar com a ditadura militar.
Pedro Cardoso, Fernanda Torres, Alan Arkin, Selton Mello, Luiz Fernando Guimarães e muitos outros nomes estão no elenco deste filme que tem direção de Bruno Barreto, conhecido pelos filmes Dona Flor e Seus Dois Maridos (1976) e Flores Raras (2013).
O filme está disponível no Globoplay e Looke.
Sinopse: Durante a ditadura, jovens optam pela luta armada para enfrentar o regime. Integrantes do MR-8 e da ALN sequestram o embaixador americano em troca de prisioneiros políticos.
Uma História de Amor e Fúria – Filme (2013)
Além disso, esta animação de 2013 acompanha um personagem que vive durante 600 anos aqui no país. Durante sua jornada, ele passa por vários momentos da história do Brasil, como por exemplo os conflitos indígenas e a ditadura militar.
Luiz Bolognesi dirigiu este filme que inclusive, figurou entre os 19 filmes indicados ao Oscar de Melhor Filme de Animação. Selton Mello, Camila Pitanga e Rodrigo Santoro emprestam suas vozes para os personagens. Sendo Selton o responsável pelo Guerreiro Imortal.
O filme está disponível na Netflix e MUBI.
Sinopse: Em quatro épocas marcantes da história do Brasil, um guerreiro imortal vive o amor eterno em diferentes formas.
Getúlio – Filme (2014)
Em seguida, este filme acompanha as últimas semanas de vida de Getúlio Vargas, ex-presidente do Brasil, que ficou conhecido por ser o líder da Revolução de 1930, que pôs fim à República Velha. Além disso, acusaram-no de ser o mandante do atentado ao jornalista Carlos Lacerda.
Tony Ramos é o ator que foi escalado para interpretar o ex-presidente, bem como Drica Moraes ficou com o papel de Alzira Vargas, filha de Getúlio. Outros membros do elenco são Alexandre Borges, Adriano Garib, Marcelo Médici, Thiago Justino e Alexandre Nero. A direção ficou nas mãos de João Jardim.
O filme está disponível na Netflix.
Sinopse: Este intenso drama histórico retrata os últimos dias do presidente Getúlio Vargas após o atentado contra o jornalista Carlos Lacerda.
Raoni – Documentário (1978)
Por fim, encerramos esta lista com uma dica de documentário sobre parte da história do Brasil. Nesta produção, acompanhamos o cacique Raoni. Ele é conhecido pela luta em busca de conservação da Amazônia e dos povos indigenas.
Lançado em 1978, o documentário é escrito e dirigido por Jean-Pierre Dutilleux e Luiz Carlos Saldanha e produzido por Barry Williams. Na versão americana, a narração foi feita por Marlon Brando. Já no Brasil, quem conduziu a narração foi o ator Paulo César Peréio.
O documentário está disponível no Libreflix.
Sinopse: O dia-a-dia, a cultura, os costumes e as situações vividas pelas tribos que habitam a região do Parque Nacional do Xingú, no Estado do Mato Grosso, assuntos tratados através da figura de Raoni, um cacique que acaba se tornando o personagem principal do filme ao buscar ajuda do governo e de autoridades locais para frear o expancionismo branco em suas terras.
O que você achou desta lista? Deixe seu comentário!