Sabemos que a maternidade passa longe de ser algo fácil, não é mesmo? Em meio a muitos desafios, como por exemplo a criação dos filhos e até mesmo o fato de equilibrar outras tarefas profissionais e caseiras, certamente podemos dizer o quanto estas mulheres são incríveis.
No segundo domingo do mês de maio comemoramos o Dia das Mães, data em que homenageamos aquelas que muitas vezes são vistas como super-heroínas, mas que na verdade são mulheres de verdade que enfrentam batalhas e desafios sem desistir.
Neste sentido, confira abaixo uma lista com 10 filmes e séries sobre maternidade:
Que Horas Ela Volta? (2015)
A princípio não podemos deixar de mencionar aqui um dos filmes brasileiros que mais se destaca no quesito maternidade. Afinal vemos uma mulher que vai morar em outro estado em busca de dar uma vida melhor para a filha. Anna Muylaert escreveu e dirigiu este filme estrelado por Regina Casé. Além disso, o elenco conta também com Camila Márdila, Karine Teles, Michel Joelsas e Lourenço Mutarelli.
O filme está disponível na Netflix.
Sinopse: Val é a fiel empregada doméstica de uma família rica. Mas a chegada de sua filha gera tensão na casa e faz com que ela comece a questionar esse papel.
Mom (2013)
Na esfera das séries, uma das dicas é esta sitcom americana chamada Mom. Chuck Lorre, Eddie Gorodetsky e Gemma Baker são os responsáveis pela criação desta série que mostra os desafios que envolvem as personagens Bonnie e Christy, mãe e filha que estão em situações semelhantes na vida, com vícios e precisando lidar com tudo isso. Allison Janney e Anna Faris são as responsáveis por divertir o público.
A série está disponível no Amazon Prime Video.
Sinopse: Anna Faris e Allison Janney estrelam esta comédia, que mostra um retrato irreverente sobre uma família disfuncional e o verdadeiro amor familiar.
Minha Mãe é Uma Peça (2013)
Além disso, não tem como mencionar maternidade sem lembrar de Dona Hermínia, personagem baseada na peça homônima e mais, em Déa Lucia, mãe do ator e humorista Paulo Gustavo. Aliás, é ele quem dá vida à icônica personagem deste filme dirigido por André Pellenz.
Dois filmes da franquia foram lançados posteriormente.
O filme está disponível na Netflix, Globoplay e Telecine.
Sinopse: Dona Hermínia é uma mãe dedicada, mas os filhos a consideram chata. Desprezada, ela decide passar um tempo na casa de sua tia para desabafar e relembrar o passado.
Better Things (2016)
Outra dica de série é esta produzida pela FX e que é composta por cinco temporadas. A produção acompanha uma mãe solo que além dos desafios da maternidade, também ajuda a cuidar da mãe. Pamela Adlon e Louis C.K são os responsáveis pela criação da série. No elenco, estão os atores Pamela Adlon, Mikey Madison, Hannah Alligood, Olivia Edward e Celia Imrie.
A série está disponível no Star+.
Sinopse: Comédia semi-autobiográfica, Better Things conta a história de Sam (Pamela Adlon), uma atriz, mãe divorciada que cria suas três filhas sozinha. Apesar de ser atriz, a vida dela não é tão glamurosa quanto se pensa; e ela trabalha para pagar as contas e cuidar das três proles: Max (Mikey Madison), Frankie (Hannah Alligood) e Duke (Olivia Edward).
Perfeita é a Mãe (2016)
Em seguida destacamos este filme que mostra perfeitamente que chega um momento que a mulher se cansa. Na maioria das vezes, ela precisa lidar com filhos, cuidar da casa, trabalho, vida social, casamento e muito mais. Enfim, neste filme acompanhamos como três mulheres lidam com isso. Mila Kunis, Kristen Bell e Kathryn Hahn são as atrizes principais deste filme dirigido por Jon Lucas e Scott Moore.
Vale lembrar que em 2017 foi lançada uma sequência.
O filme está disponível na Max.
Sinopse: Um grupo de mães decide seguir o caminho da diversão após se sentirem sobrecarregadas com todos os rigorosos requisitos da função.
Supermães (2017)
Lançada em 2017, esta série como o nome sugere, aborda a vida de mulheres que são supermães. Após acabar a licença maternidade, a vida de uma mãe é transformada, afinal, a carga de esforço e trabalho se multiplica. Catherine Reitman, Jessalyn Wanlim, Dani Kind e Juno Rinaldi interpretam as protagonistas da série criada por Reitman e Philip Sternberg.
A série está disponível na Netflix.
Sinopse: A licença maternidade terminou. Com a volta ao trabalho, quatro mães precisam conciliar filhos, chefes, amor e a agitada vida em Toronto.
Mar de Dentro (2020)
Ainda assim, trazemos mais um representante brasileiro na lista de filmes que abordam a maternidade. Nesta história é apresentada ao público uma mulher de sucesso que acaba engravidando e precisa começar a lidar com tudo que envolve esta realidade de trazer uma criança ao mundo. Mônica Iozzi é quem protagoniza o filme dirigido por Dainara Toffoli. Outros membros do elenco são Rafael Losso, Gilda Nomacce e Fabiana Gugli.
O filme está disponível no Telecine.
Sinopse: Uma gravidez inesperada muda completamente a vida de Manuela. Enfrentando as grandes mudanças no seu corpo e na sua rotina, ela inicia uma jornada para se tornar mãe.
Maid (2021)
Mais uma vez a Netflix traz uma série que mostra não só as dificuldades enfrentadas por uma mãe, mas também por uma mulher, afinal, não basta os desafios de criar um filho, algumas mulheres ainda são vítimas de agressão por homens que deveriam fazer seus papéis, mas optam por mostrar o pior lado do ser humano. Molly Smith Metzler é a criadora desta série inspirada no livro “Maid: Hard Work, Low Pay, and a Mother’s Will to Survive”. Quem protagoniza é a atriz Margaret Qualley.
A série está disponível na Netflix.
Sinopse: Depois de deixar para trás um relacionamento abusivo e encontrar um emprego como faxineira, uma mulher luta para sustentar a filha e construir um futuro melhor.
Tully (2018)
Ainda assim, entre os filmes apresentamos mais uma opção, ou seja, outra obra cinematográfica que tem a maternidade como assunto. Este filme aborda algo que por muitas vezes as mulheres precisam fazer, para conseguir equilibrar as responsabilidades: contratar uma babá. Jason Reitman dirige este filme estrelado por Charlize Theron e Mackenzie Davis.
O filme está disponível na Max.
Sinopse: Uma mãe sobrecarregada e à beira da exaustão decide aceitar um extravagante presente: uma babá para sua terceira criança.
Gilmore Girls: Tal Mãe, Tal Filha (2000)
Por último, mas não menos importante, destacamos esta série lançada no início dos anos 2000. A produção aborda de forma engraçada e dramática os desafios de uma mãe que precisa lidar com a criação de sua filha. Amy Sherman-Palladino é a criadora da série protagonizada por Lauren Graham e Alexis Bledel, e que é composta por sete temporadas.
A série está disponível na Netflix.
Sinopse: A independente Lorelai e a inteligente Rory vivem uma relação mãe-filha feita de diretas sem papas na língua e réplicas trucidantes.
O que você achou da lista? Deixe seu comentário!