fbpx
Guia Mundo Moderno
borderline

Confira 10 filmes e séries sobre Borderline e onde assistir

A indústria de filmes e séries tem crescido exponencialmente nas últimas décadas, trazendo cada vez mais temáticas do nosso cotidiano, como por exemplo o transtorno de personalidade borderline. Trazer informações relevantes e que refletem o que parte da nossa sociedade carrega é uma forma de instigar não só a curiosidade mas também trazer conhecimento e entendimento.

De acordo com o Hospital Israelita Albert Einstein, “Indivíduos com borderline têm um padrão de personalidade que se mostra diferente da maioria das pessoas. Vivem relacionamentos intensos e instáveis com características impulsivas, rompantes ou oscilações de humor muito bruscas e intensas. Com isso, surgem problemas de relacionamentos interpessoais e de autoimagem”. Neste sentido, confira a seguir 10 filmes e séries que apresentam de alguma maneira o transtorno.

 

 

Por que Você Não Chora? (2021)

Em primeiro lugar trazemos nesta lista um filme brasileiro, que mostra uma estudante de psicologia que em seu estágio conhece uma moça que é diagnosticada com Borderline. A partir de então acompanhamos o desenvolvimento desta convivência. Bárbara Paz, Carolina Monte Rosa, Elisa Lucinda, Cristiana Oliveira e Maria Paula Fidalgo estão no elenco deste filme dirigido por Cibele Amaral.

O filme está disponível para aluguel e compra no Youtube e Apple TV.

Sinopse: “Por que Você Não Chora?” explora a delicada temática do suicídio. Do 48º Festival de Gramado, estrelado por Bárbara Paz, Elisa Lucinda, Maria Paula, Cristiana Oliveira e Carolina Monte Rosa. No longa, Jéssica é uma pessoa introspectiva, enquanto Bárbara é uma bomba relógio. Ambas se encontram em um estágio da faculdade de psicologia, onde Jéssica é a terapeuta de Bárbara. A convivência leva as duas a questionarem suas vidas, procurando mudar suas perspectivas.

 

borderline
Por que Você Não Chora? (Divulgação/O2 Filmes)

 

 

 

 

Garota, Interrompida (1999)

Em seguida, outro filme de destaque nesta lista é esta produção biográfica que é baseada no livro de memórias Girl, Interrupted, escrito por Susanna Kaysen. A escritora de 76 anos relata neste livro o tempo em que ficou internada em um hospital psiquiátrico. Voltando ao filme, Winona Ryder, Angelina Jolie, Clea DuVall, Brittany Murphy, Elisabeth Moss e Jared Leto estão no elenco deste filme dirigido por James Mangold.

O filme está disponível na Sony One ou para compra e aluguel no Amazon Prime Video e Apple TV.

Sinopse: Susanna (WINONA RYDER) rebela-se contra a enfermeira-chefe (WHOOPI GOLDBERG) e a psiquiatra (VANESSA REDGRAVE), preferindo se aliar às residentes “lunáticas” – um grupo de mulheres problemáticas -, incluindo da carismática sociopata Lisa (ANGELINA JOLIE).

 

Garota, Interrompida (Divulgação/Columbia Pictures)

 

 

 

Euphoria (2019)

Embora não aborde o tema explicitamente, a série traz em seu roteiro muitas questões que envolvem saúde mental. Inclusive, as características da personagem Cassie Howard nos remetem a um possível transtorno de Borderline. Entretanto, é apenas uma suposição, sem nada comprovado. Sam Levinson é o criador desta série que conta com um elenco Zendaya, Sydney Sweeney, Maude Apatow, Angus Cloud, Eric Dane e Alexa Demie.

A série está disponível na Max.

Sinopse: Um grupo de adolescentes experimenta os altos e baixos do amor e amizade em um mundo de redes sociais, sexo, drogas e violência.

 

borderline
Euphoria (Divulgação/HBO)

 

 

 

 

Brilho Eterno de uma Mente sem Lembranças (2004)

Assim como o anterior, este filme não especifica que seus personagens tenham o transtono borderline, mas muitos acreditam nesta teoria visto as características marcantes de Clementine: instabilidade emocional, medo do abandono e relações intensas. Michel Gondry dirige este filme que tem um elenco composto por Jim Carrey, Kate Winslet, Kirsten Dunst, Elijah Wood e Mark Ruffalo.

O filme está disponível na Netflix e Telecine.

Sinopse: Clementine participa de um procedimento médico experimental para apagar suas lembranças de Joel, e ele decide fazer o mesmo.

 

Brilho Eterno de uma Mente sem Lembranças (Divulgação/Universal Studios)

 

 

 

Crazy Ex-Girlfriend (2015-2019)

Além disso, trazemos aqui uma série que traz como protagonista uma personagem que facilmente pode ser comparada à casos de transtorno de borderline. Vale lembrar que por ser uma produção de comédia, muitas vezes é mostrada de maneiras mais engraçadas. Rachel Bloom, Vincent Rodriguez III, Santino Fontana, Donna Lynne Champlin e Pete Gardner estão no elenco desta série criada pela própria Rachel Bloom e Aline Brosh McKenna.

A série está disponível na Paramount+.

Sinopse: Rebecca encontra Josh Chan – seu namorado do passado – ela sabe que é um sinal para que ela peça demissão, largue tudo e se mude para West Covina, Califórnia. Rebecca e seu entusiasmo contagiante, às vezes delirante, começa a mexer com os cidadãos.

 

borderline
Crazy Ex-Girlfriend (Divulgação/The CW)

 

 

 

Atração Fatal (1987)

Novamente trazemos aqui uma história que é citada por muitos ao trazer aspectos do borderline. Alex Forrest, interpretada por Glenn Close, exibe muitos comportamentos associados, como por exemplo medo de abandono, instabilidade nos relacionamentos, comportamentos impulsivos, entre outros. Michael Douglas, Glenn Close e Anne Archer são alguns dos membros do elenco deste filme dirigido por Adrian Lyne.

O filme está disponível na Netflix e Mercado Play.

Sinopse: Um caso extraconjugal traz consequências trágicas para um homem depois que a amante se recusa a aceitar o fim da relação.

 

Atração Fatal (Divulgação/Paramount Pictures)

 

 

 

Bem-Vindos ao Mundo (2014)

Outro filme que pode ser adicionado a esta lista é esta produção de comédia e drama que traz uma personagem principal que sofre com distúrbios mentais, trazendo várias características de quem é diagnosticado com borderline. Kristen Wiig, Wes Bentley, Linda Cardellini e James Marsden são alguns dos atores deste filme dirigido por Shira Piven.

O filme está disponível para compra e aluguel no Youtube, Amazon Prime Video e Apple TV.

Sinopse: O que pode acontecer quando uma jovem com transtorno de intensidade emocional ganha na loteria?

 

borderline
Bem-Vindos ao Mundo (Divulgação/Alchemy)

 

 

 

Love (2016-2018)

Assim como alguns exemplos desta lista, esta série não aborda especificamente o borderline, mas apresenta uma personagem com características marcantes. Mickey Dobbs exibe traços que nos remetem ao transtorno, como instabilidade emocional, relacionamentos intensos e tumultuados, entre outros. Paul Rust, Lesley Arfin e Judd Apatow criaram esta série que conta com Gillian Jacobs, Paul Rust e Claudia O’Doherty.

A série está disponível na Netflix.

Sinopse: A impetuosa Mickey e o gentil Gus vivenciam as emoções e agonias dos relacionamentos modernos nesta comédia ousada do criador Judd Apatow.

 

Love (Divulgação/Netflix)

 

 

 

Esquadrão Suicida (2016)

Em seguida, trazemos também um filme que traz diversos personagens instigantes. Entretanto, o destaque fica para a Arlequina, que traz diversos traços característicos que nos fazem questionar se ela se enquadra neste transtorno ou não. David Ayer dirige este filme que conta com Will Smith, Jared Leto, Margot Robbie, Joel Kinnaman, Viola Davis e Jai Courtney.

O filme está disponível na Max.

Sinopse: Uma agência secreta do Governo recruta supervilões encarcerados para executar missões black-ops em troca de clemência.

 

borderline
Esquadrão Suicida (Divulgação/Warner Bros.)

 

 

 

BoJack Horseman (2014)

Por fim, trazemos aqui esta animação para adultos que traz um protagonista que exibe várias características associadas a esse transtorno. BoJack é uma representação complexa e realista de alguém que enfrenta problemas de saúde mental e lida com traumas do passado. Raphael Bob-Waksberg é o criador desta série com dublagem de Will Arnett, Aaron Paul, Amy Sedaris, Alison Brie e Paul F. Tompkins.

A série está disponível na Netflix.

Sinopse: Conheça o cavalo mais amado da TV dos anos 90… vinte anos depois! Ranzinza e com um coração de… não exatamente ouro… mas parecido. Latão?

 

BoJack Horseman (Divulgação/Netflix)

 

 

 

 

Posts Relacionados

Carregando...

Ao usar este site, você concorda com a nossa Politica de Privacidade. OK Saber mais