fbpx
Guia Mundo Moderno

Após 12 anos, ‘AVATAR: O CAMINHO DA ÁGUA’, nos traz uma ótima continuação

Em 2009, foi lançado o primeiro Avatar. Na época, se tornou o maior sucesso da história até então no quesito bilheteria. Ficou por bastante tempo no topo até a vinda de Vingadores: Ultimato (2019). Além disso, ele foi muito bem avaliado pelos críticos, mas lembro que o público ficou um pouco dividido. Por ser uma história simples e uma roupagem nova para Pocahontas, muitos acabaram por não gostar dele. Eu não seria uma dessas pessoas, pois gostei bastante. Mas aí sou um grande suspeito para falar, já que sou um enorme fã de James Cameron, e tudo o que ele faz reluz a ouro para mim.

Agora, após 12 anos, a sua continuação ‘Avatar: O Caminho da Água’ pôde enfim ver a luz do dia clarear. Os tempos são outros. A franquia Avatar não é algo em voga no bate-papo entre as pessoas, mas ele chega imediatamente como um grande candidato a blockbuster do ano. Difícil dizer ainda se conseguirá o mesmo sucesso do primeiro na questão da bilheteria, mas posso dizer que apesar de simples, a história dessa nova aventura soou melhor que a primeira e que esse realmente é um grande filme a ser visto nos cinemas.

Sinopse

Jake Sully (Sam Worthington) e sua amada Neytiri (Zoë Saldana) conseguiram constituir uma bela família nesse tempo de paz. O problema é que agora os humanos voltaram a Pandora com força total e não apenas atrás de minério, agora eles querem um lugar para se estabelecer, já que a Terra está morrendo. Essa chegada abrupta, junto com um antigo inimigo, força Jake e sua família a fugir para uma nova morada dos Na’vi que se situa em alto-mar. Lá, eles terão que aprender novos costumes, além de aprender mais sobre a ligação de cada ser com a energia motriz de Pandora.

Por que demorou tanto do primeiro para essa continuação?

O principal motivo para toda essa demora foi o desenvolvimento de novas tecnologias. Quem conhece James Cameron, sabe como ele é perfeccionista e chato até certo ponto. Ele queria imagens debaixo d’água que parecessem fluídas e bem naturais. Ele queria que acreditássemos que os personagens realmente estivessem ali e filmar nesse ambiente nunca foi algo fácil. Ao ver as imagens desse filme, conseguimos entender o que ele quis buscar. A primeira data dele também era de dezembro de 2020, mas graças a pandemia teve que ser adiado por 2 anos.

Espetáculo visual

O filme é todo lindo demais. As cores, a fotografia, o mundo criado para Pandora é tudo perfeito. A ligação dos animais com cada ser é de uma coisa ímpar a ser vista. Toda a mitologia criada para Pandora faz com que qualquer ecologista sorria de orelha a orelha. Por falar nisso, essa é uma das grandes mensagens deixada pelo longa. O quanto o humano só sabe destruir por mera ganância sem se importar nem um pouco com suas consequências. Isso nos envolve, nos cria uma imensa raiva, até vir a catarse que nos libera de tal sentimento.

A História

Como falei antes, essa é mais uma história simples. Temos uma família fugindo de seus algozes, até que se torna impossível se esconder para sempre e terem que enfrentar o inimigo cara a cara. O detalhe é como ela é contada e como os personagens são desenvolvidos. Nos apegamos aos novos personagens e seguimos com eles até o clímax. Por falar nisso, a sua sequência final é toda incrível. Uma batalha épica grande que não se torna cansativa e que o perigo não para de avançar. Ficamos na ponta do pé até seu derradeiro final, onde podemos respirar com alívio.

Futuras continuações

James Cameron já afirmou que tem planos até o quinto filme da franquia e que pretende sim fazer todos eles. Sendo assim, esse segundo capítulo nos deixa alguns ganchos para o futuro. Alguns segredos levantados aqui e que não foram respondidos certamente terão suas revelações concretas nas sequências subsequentes. Agora é esperar que elas sejam produzidas o mais rápido possível para nos deleitarmos com mais aventuras de tirar o fôlego nesse mundo único e original.

‘Avatar: O Caminho da Água’ já está em cartaz nos cinemas.

Posts Relacionados

Carregando...

Ao usar este site, você concorda com a nossa Politica de Privacidade. OK Saber mais