Você provavelmente já deve ter visto ou ouvido falar de programas como Shark Tank. Onde um empreendedor apresenta a sua ideia de negócio a fim de atrair investimento e mentoria para acelerar o desenvolvimento da atividade em questão. Caso tenha interesse, o investidor concorda em aportar um investimento no seu negócio para viabilizá-lo.
O exemplo citado acima retrata mesmo que superficialmente, a relação entre o empreendedor e o investidor anjo. A origem esse termo se tornou bastante popular no início dos anos 20, quando alguns espetáculos da Broadway, em NY tinham os custos financiados por investidores.
Nos dias de hoje, conseguir um investidor anjo é garantir uma grande chance de por sua ideia em prática, já que além do investimento de capital, vem junto também os conhecimentos, mentoria e conselhos do investidor, que na maioria das vezes, tem sólida experiência e muita influência no mercado podendo abrir portas, para que tudo possa colaborar a favor, e minimizar as chances de prejuízo.
E como isso funciona?
Diferente das incubadoras de projetos, a ação do investidor anjo não está apenas focada no crescimento em números do projeto e retorno financeiro, está ligado também a forma que esse negócio vai contribuir e influenciar positivamente na sociedade, agregando assim mais valor social a sua marca.
É bom deixar claro que o investimento anjos, não se trata de filantropia. Geralmente quando um investidor anjo ou um grupo de investidores anjo (que é muito comum quando o risco é maior e o prejuízo vai ser diluído entre os investidores do grupo) apadrinham um projeto, é necessário o cumprimento de uma série de normas e procedimentos visando proteger e respaldar todas as partes envolvidas no negócio.
Se você possui uma ideia de negócio e acredita que essa ideia tenha potencial para se destacar no mercado, e possui um plano de negócio bem estruturado com execução, processos, metas bem definidas e precisa de um empurrão? Talvez seja a hora de buscar um investidor anjo.
E onde consigo encontrar?
Se sua ideia for interessante o bastante, provavelmente o investimento anjo possa chegar antes mesmo de começar a procurar, isso porque os investidores dessa modalidade são empresários bem antenados e estão atentos ao surgimento de inovações no mercado.
Eventos como feiras de exposição, olimpíadas de inovação e mostras culturais, são o habitat ideal desses investidores, já que estão sempre em busca de projetos inovadores em áreas que estão em crescimento. Hoje, temos a ajuda das redes sociais que facilitam essa conexão, basta investir numa comunicação clara, contando uma história em que a sua ideia se torne protagonista e seja uma solução prática. Simplificando, é muito crucial explorar todos canais de comunicação de forma ética afim de alcançar os investidores anjos.
Um outra forma de conseguir investidor anjo, são os grupos e sites específicos para ter seu projeto apresentado, como o Anjos do Brasil.
Segundo a teoria dos jogos, podemos classificar a relação do empreendedor com o investidor anjo, como relação “Win Win”, ou no popular, Ganha-ganha onde todas as partes envolvidas em comum esforço serão beneficiadas.
Para saber mais sobre investidor e dicas de conseguir, recomendamos o curso “Aprenda em 10 passos como encontrar um investidor“, criado pelo fundador da Gloops, Gustavo Siemsen.