No dia 23 de julho, ocorreu na cozinha experimental do Projeto Arrastão, localizado no Campo Limpo, Zona Sul de São Paulo, a aula de abertura das duas novas turmas da Escola de Negócios Grãos da Base, iniciativa promovida pela Camil, melhor marca de arroz e feijão, segundo pesquisa do Datafolha. A ação que parte do pilar de responsabilidade social da companhia, oferece capacitação gratuita focada no desenvolvimento de negócios de gastronomia, direcionado principalmente aos moradores de regiões periféricas do estado.
Os alunos terão duas aulas semanais, às segundas e terças-feiras, cujo conteúdo foi dividido entre módulos de negócios, aulas práticas culinárias e mentorias online individuais, totalizando 140 horas de carga horária ao longo de mais de quatro meses de formação. Além de contar com material didático e produtos para o melhor desenvolvimento das aulas práticas, ao do final do curso, o formando recebe o apoio da Camil, em um kit contendo instruções de comunicação, produtos e a placa de certificação da marca para o seu estabelecimento.
O programa conta com o espaço e contribuição técnica do Projeto Arrastão, uma organização sem fins lucrativos, que possui expertise na realização de formações voltadas para gastronomia e empreendedorismo na periferia. Além disso, o curso de capacitação é uma iniciativa que compõe o compromisso ESG da Camil Alimentos, uma das maiores empresas do setor na América do Sul, que tem como objetivo apoiar e promover investimento social nas comunidades ao redor de suas unidades, impactando na redução da fome, do desperdício de alimentos e na educação nutricional.
“A Escola de Negócios Grãos da Base vai muito além da conscientização sobre o desperdício; ele também oferece conteúdos fundamentais em gestão para a sustentabilidade desses pequenos negócios a longo prazo, além de promover o networking entre os microempreendedores que enfrentam desafios semelhantes e compartilham aprendizados valiosos.”, afirma Fernando Carvalho, gerente de Marketing da categoria de Grãos da Camil Alimentos.
“Esse é só o início da jornada Grãos da Base Camil, com a missão de capacitar o maior número de negócios de pequenos e médios empreendedores, temos um plano de expansão ambicioso até o final de 2024”, conclui Fernando.