Que tal dar vida nova à sua casa? E tudo bem se ela tem áreas escuras! Neste artigo te damos uma lista com 10 plantas que poderão alegrar cômodos, se adaptar a ambientes sem exposição direta ao sol no seu lar e de quebra espantar o mau-olhado ou até mesmo atrair o amor!
As plantinhas que te indicaremos a seguir não precisam de muitos cuidados especiais o que ajudará vc a gerir melhor seu tempo e aumentar a sua produtividade no dia a dia.
Se a sua curiosidade está te matando, continua com a gente que te contaremos exatamente quais são essas plantas que gostam mais é de “sombra e água fresca”.
Confira a seguir a lista especial de plantas para interiores que separamos para você!
1 – Clorofito – A estreante desta lista
Originária da África do Sul, a Clorofito, Gravatinha ou Paulistinha – como é conhecida por estas bandas – chegou a ser indicada até pela NASA como planta ideal para filtrar o ar contaminado. Além dessa vantagem, a planta de folhagem verde e branca é fácil de ser cuidada e pode viver sem problemas dentro de ambientes escuros ou de luz indireta.
Ela chega aos 30 cm de altura e vive muitos anos, caso você tome o cuidado devido e fizer o transplante dela na época da primavera.
Quando regar
A Spider Plant (como é denominada nos países de língua Inglesa) pode ser regada de 2 a 3 vezes por mês nos dias frios e a partir de 2 vezes por semana, no clima quente. O solo dela precisa ser fértil e rico em matéria orgânica.
O amor está no ar!
A planta também é conhecida como Lazo de Amor (Laço de amor) em países de língua espanhola . Por lá há quem acredite que a planta atraia bons fluidos para o amor, dando uma forcinha para que as uniões se tornem duradouras. Taí um bom motivo para adotá-la!
2 – Neoregelia, uma espécie de Bromélia que curte tijolo!
Esta espécie nativa da Mata Atlântica também pode ser encontrada na Colômbia, Equador e Peru. Na época de sua floração, ela costuma ficar com um tom avermelhado no centro dela.
Gosto não se discute!
A planta gosta de temperaturas entre os 18 e 27 graus centígrados, portanto não curte muito o frio. Assim como também não gosta de Sol direto nela.
Caso queira manter a sua Neoregelia saudável e bela misture ao substrato comprado pronto pedaços de telhas ou tijolos. Ela gosta, já que a ajuda a drenar a água com facilidade!
3 – Samambaia, um planta retrô.
Elas foram moda nos idos anos 80 e hoje voltaram com tudo. Vc sabia que as samambaias tem “poderes mágicos”? Isso mesmo! Há quem as use para fazer feitiços e poções de amor. Por outro lado, lá no Japão os brotos ou rebentos da planta chegam a ser consumidos, mas é desaconselhável já que foi provado que pode causar câncer de estômago.
Como cuidar:
Ela gosta de solo bem úmido, portanto se vc mora em uma região que chove pouco, é aconselhável que seja regada diariamente, independente dela estar dentro de um vaso, xaxim ou fibra de coco.
Para comprar, clique aqui.
4 – Lírio da Paz, para quem curte flores.
Proveniente da América Central, a planta gosta de locais úmidos e com temperaturas acima dos 15 graus centígrados. O florescimento dele acontece o ano inteiro com preferência para os meses da primavera. Ela também está na lista das plantas consideradas pela NASA como purificadoras de ar.
Além dessas vantagens todas, o Lírio da Paz apresenta propriedades que ajudam a sugar energia negativa de um ambiente e das pessoas que moram nele. Uma ótima opção para quem quer se livrar das “bad vibes”!
Como cuidar:
São aconselhadas regas abundantes durante o seu crescimento. Mas, apesar dela gostar de água, não é recomendável molhar as suas folhas e flores. Inclusive te deixo uma dica de ouro: se começar a juntar pó nas folhas e quiser limpá-las, basta pegar um algodão úmido e passar nele um pouco de borra de café, em seguida limpe suas folhas e pronto! Elas ficarão brilhantes de novo.
Para comprar online, clique aqui.
5 – Zamicuolca, um nome peculiar!
Adote uma Zamioculca e diga adeus à falta de prosperidade. Apesar do nome estranho, esta planta com folhas verdes bem brilhantes tem se tornado a queridinha das pessoas que acreditam em limpeza de más energias. Além disso, segundo o Feng Shui, a Zamioculca é considerada a planta da prosperidade e é do tipo que não gosta para nada de água, portanto é possível regá-la apenas duas vezes por semana e só!
Ela não suporta Sol direto, ganhando pontos para os estilos de planta que podem se encaixar direitinho dentro de um lar sem muita incidência de luz!
6 – Flor de Maio, uma adorada por beija-flores
A Flor de Maio é um espetáculo de alegre. A Flor de maio é uma plantinha que dá flores amarelas, laranja ou rosa -dependendo da variedade- e que é originária da Mata Atlântica. Ela costuma dar flores só no mês de maio (eis o porquê do seu nome 😊) e é uma planta que gosta de ambientes escuros ou de meia sombra ou ambientes internos de casas ou apartamentos.
Se vc curte a ideia de atrair para o seu lar insetos polinizadores ou beija-flores, esta é a plantinha ideal!
Para comprar, clique aqui.
Como cuidar:
A Flor de Maio curte solos úmidos, com bastante material orgânico, assim como de temperaturas oscilando entre os 12 e os 20 graus centígrados. Ela gosta de ser regada duas vezes por semana em tempos mais frios e mais vezes durante o calor.
7 – Suculentas, mas não “comestíveis”
Trata-se das suculentas. Elas curtem mesmo são ambientes ensolarados, mas algumas se adaptam à meia-luz e o melhor: exigem pouquíssimos cuidados! Para se ter uma ideia ela aceita ser regada apenas uma vez por semana. E apenas se a terra estiver seca, se não, evite regar pois elas não curtem muita água.
Um lance legal de ter suculentas em seu lar é que elas são sinônimo de prosperidade, harmonia e sucesso! Quer coisa melhor que isso?
8 – Avenca – uma plantinha de uso medicinal
Ela é delicada e suas folhas são usadas como anti-inflamatório e antioxidante. Estamos falando da Avenca! Apesar de gostar de luminosidade, ela não curte o Sol direto.
Ela chega a crescer até 40 cm de altura e acredita-se que ela espante as más energias dos ambientes. Assim como a arruda, ela pode chegar até a secar caso haja incidência de vibrações ruins!
Como cuidar:
A avenca se adapta bem às temperaturas quentes. É recomendável que a plantinha seja regada com frequência, porém somente na terra, sem atingir as folhas dela.
9 – Espada de São Jorge – Clássica para espantar mau-olhado
Com folhas que parecem mesmo uma lança, a Espada de São Jorge tem ganhado espaço nas decorações internas das casas. Há quem as posicione no banheiro ou até mesmo na ponta da cama deixando o ambiente todo protegido e belo.
O melhor da história vem agora, além desses atributos, a planta não exige muitos cuidados. Para se ter uma ideia, no inverno a Espada de São Jorge só exige água de 15 em 15 dias. Ideal para pessoas esquecidas ou com pouco tempo para cuidar das plantas.
10 – Costela de Adão – Uma de origem mexicana
A Costela de Adão é uma planta que tem esse nome por seu formato de folhas parecer-se com essa parte do corpo humano. Para a espiritualista Márcia Fernandes: “A Costela de Adão simboliza a força masculina do Planeta e é muito bom ter em casa para abertura de caminhos financeiros”.
Como cuidar:
A irrigação dela deve ser feita pelo menos 2 vezes por semana durante o inverno e mais vezes durante o verão. A planta curte solo úmido, mas não encharcado.
Agora que você tem estas 10 opções fáceis de plantas para ambientes sem exposição direta ao sol no seu lar se jogue e aproveite para adotar esta forma de vida que dará um ar todo especial além de proteger o seu lar!
Caso queira comprar mudas e acessórios, recomendamos a floricultura online Plantei. A mesma tem todos os insumos necessários!